» O Último Samurai


Título Original: The Last Samurai
Gênero: Aventura
Diretor(es): Edward Zwick
Roteiristas: John Logan, Edward Zwick, Marshall Herskovitz.
Ano de Lançamento: 2003.
Elenco: Ken Watanabe, Tom Cruise, William Atherton, Chad Lindberg, Ray Godshall Sr., Billy Connolly, Tony Goldwyn.
Duração: 117 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

“Viver a cada respiração, em cada xícara de chá, em cada vida que tiramos. Esse é o caminho de um samurai”. Essa frase define bem a essência dos que fazem parte da história que compõe O Último Samurai. Um filme que permite ir além do simples assistir e mostra a importância de uma cultura, o quão fundamental ela é para a formação de qualquer etnia, mas apesar dos pesares, alguns, na história do Japão, achavam que ela deveria ser exterminada na busca por um país mais moderno.

Nathan Algren (Tom CruiseColateral) é um capitão do exército americano e foi convidado a ir ao Japão para treinar as tropas do governador para combater e eliminar os últimos samurais existentes no país, visando, assim, a modernização tão sonhada por políticos. Em um combate Algren acaba sendo capturado pelos samurais e passa a viver com eles, aprendendo a essência da cultura e sua importância.

O combate do novo com o antigo é algo que está em alta no filme. A percepção de modernização bate de frente com antigas culturas de uma etnia e isso faz com que, às vezes, eliminação de uma das partes se faça necessária. No entanto, o propósito é claro e faz com que vejamos os dois lados e que no fim um prevaleça, o lado que talvez possa ser o lado fraco da corrente, mas que tem uma raiz bem mais forte. Edward Zwick pode até ter tentado tal feito ao produzir e dirigir Diamante de Sangue, no entanto neste filme, produziu mais uma boa ação do que uma boa história, ao contrário do filme em questão.

Cruise nunca me conquistou, ele nunca se mostrou a altura de ser um grande ator, na minha concepção, apesar de que nada me impedia de ver seus filmes. Contudo, nesse filme ele mostrou grande capacidade interpretativa e captou a essência de uma boa atuação. Os demais personagens não deixam a desejar e cumprem sua função de forma muito boa. Locações muito bonitas também fazem parte do cenário, além dos figurinos e da produção como um todo. Mais uma vez eu digo que pra que eu possa dar cinco estrelas basta que no geral a produção me agrade e esse cumpriu sua missão.

Nota: Amigos como Alex (Cine Resenhas) e Cecilia (Cenas de Cinema) me passaram um MEME super interessante, onde eu deveria listar os que pra mim são os maiores vilões do cinema até hoje. No entanto, pensei, pensei e pensei e não saiu nada a não ser alguns já tinha vist e que concordo plenamente. Portanto, agradeço aos dois pela lembrança mas acho que ainda não tenho “capacidade” de responder esse MEME. Fica pra outra!

17 Respostas

  1. Vi esse filme no cinema e a experiencia foi boa. Aquela época eu assistia filme por assistir, a cinefilia ainda não tinha me pagado de jeito, como pegou a uns tempos atrás.

    Abraços!

  2. Eu lembro que gostei do filme e que também fiquei surpresa com a atuação de Tom Cruise.
    Isso sem falar na crítica ao domínio americano…

    Que pena que você não vai participar do meme.
    Já tinha até falado para o Red Dust para fazermos um apanhado geral depois e ver quem são os mais votados.

    Beijocas

  3. Acho este “O Último Samurai” uma aventura dramática épica extraordinária. A sua grandiosidade é impressionante e o cuidado de sua história e da criação de seus personagens um trunfo. Confesso que desde novo também não ia muito com a cara de Tom Cruise, apesar de reconhecê-lo como um bom ator, mas aqui ele se supera. Espera-se que outros feitos como este aconteçam novamente na carreira dele.

    E também achei uma pena o senhor não participar do MEME, pois seria muito bom ver a sua lista de vilões prediletos.

    Abraços!

  4. É um bom desempenho de Tom Cruise que até nem é habitual ver em filmes de época. Tal como Ken Watanabe que está num parte forte e carismático. O filme tem uma narrativa linear e escorreita, combinando com mestria as cenas com outras de maior dramaticidade.

    8/10.

    Abraço.

  5. Vi a muito tempo tempo, mas lembro que gostei. Principalmente do final pouco convencional. Ken Watanabe é o destaque do elenco.

    Abraço!

  6. Robson, eu não sou fã do Tom Cruise como ator e vou discordar de você em relação à performance dele em “O Último Samurai”. Acho que este filme pertence ao Ken Watanabe, que merecidamente foi indicado ao Oscar pela atuação neste longa. Edward Zwick sempre entrega filmes muito sólidos e este é o caso de “O Último Samurai”.

  7. Gosto de “O Último Samurai”, mas não tanto quanto você. Apesar de ser um bom trabalho do Edward Zwick, não tem nada de mais como a maioria de seus filmes.

  8. O filme é ótimo! Uma atuação muito boa de Cruise e uma engenhosidade genial de Zwick na arquitetação de seu épico.

    4 estrelas.

    Ciao!

  9. Alyson,

    Nao sei bem, mas as vezes você somente assistir filme por assistir acaba fazendo com que ele fique mais gostoso e menos analítico. Escrever sobre os filmes é bom mas tem seus contras.

    Cecilia,

    Esqueci de falar sobre isso mas a ótica da crítica aos americanos foi muito interessante e é coisa rara nos filmes hoolywoodianos.

    Alex,

    Acredito que isso se repetirá muito pouco pra Tom Cruise, ainda continuo achando que ele não tem muito o que dar… quem sabe eu num me engano né?

    Red,

    Ken Watanabe rouba até mais a cena que o próprio protagonista e isso é bom, mostra a qualidade de seu trabalho que não é tão reconhecido.

    Pedro,

    Eu diria que Ken Watanabe e Tom Cruise são destaque, ou vai dizer que ele se suprou nesse filme? Nem sempre ele atua tão bem.

    Kamila,

    Também não sou fã e nem esse filme me fez tornar fã dele, porém acho que ele mostrou uma exelente performance, algo incomum nos seus papéis, mas Ken Watanabe é quem manda mesmo, a carga dramática de seu personagem requer muito talento.

    Vinicius,

    Engraçado a questão do ponto de vista não é? Achei esplêndido o filme… hehehe

    Wally,

    Concordo com o que falou, só a not que tá um pouco diferente! heheh

  10. Finalmente, hein? Agora vou poder acompanhar muito mais o seu blog no Reader, companheiro… Abraços… (sim, eu nem comentei sobre o filme, por mais que eu o adore, eueuhe)

  11. Adoro este filme. Tenho até na minha coleção.
    Assisti no cinema. Dei nota (de 0 a 5) 4,5 pra ele.
    Ah! Te adicionei no meu blog.
    Um grande abraço.

  12. O Cara,

    Pois é, agora apreça viu? hehehe

    Anderson,

    Seja bem vindo… E realmente, é um filme muito bom…

    Abraços!

  13. E aih Robson… voltei à ativa no blog depois de um tempo ausente… e já linkei esta nova página com novo servidor… hehehhe
    Eu gosto moderadamente de O Último Samurai, reconheço alguns erros no longa, mas acho um bom filme…

    vlws

  14. Assim como DANÇA COM LOBOS o foi em relação a indígenas norte-americanos, essa produção hollywoodiana oferece um retrato respeitoso de uma outra cultura. E esse é o ponto forte do filme, porque como diretor Zwick não causa muito impacto.

    Cumps.

  15. É um ótimo filme, assisti faz muito tempo, mas lembro que eu gostei bastante.
    Eu não gosto muito do Cruise, mas nesse filme ele até que está muito bem.

  16. Acho que todos cumpriram seu papel no filme com maestria…. não entendi porque estãoa debater a atuação individual de Cruise. Ele está ótimo no filme, assim com Ken. O filme é lindo, tem um cenário magnífico, um ótimo roteiro. Nos faz voltar a Era Meiji. Cada vez que assisto ao filme faço novas descobertas. São detalhes que nós ocidentais não conseguimos enxergar a primeira vista. Nossa mente está poluída, nossa alma, vagando.

  17. É divertido e até cativante, mas definitivamente não é o meu filme favorito, mas devo admitir que o roteiro era bastante atraente, cujo mérito deve entregá-lo a J. Logan. Altamente recomendado.

Deixe um comentário

