» Cidade de Deus


Gênero: Drama
Diretor(es): Fernando Meirelles
Roteiristas: Bráulio Mantovani, baseado em romance de Paulo Lins
Ano de Lançamento: 2002
Elenco: Matheus Nachtergaele, Seu Jorge, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Roberta Rodrigues, Phellipe Haagensen, Jonathan Haagensen, Douglas Silva, Jefechander Suplino, Alice Braga.
Duração: 135 minutos.

Um dos maiores filmes da história do cinema brasileiro, é assim que se pode classificar o filme Cidade de Deus. Dirigido por Fernando Meirelles (Domésticas – O Filme), o filme mostra a mais pura verdade das favelas brasileiras, a manipulação por meio das drogas e acima de tudo a violência. É interessante o pano de fundo do filme, onde fala que uns desejam seguir essa vida de crime e os que são honestos acabam sofrendo barbaridades em função dos donos do crime, ou seja, em favela honesto não tem vez.

Quando havia comentado sobre Carandiru, havia dito que ainda faltava um pouco mais de realidade no filme, por ter relatado tal fato. Em Cidade de Deus fez-se a verdade, mostrou a mais pura realidade da favela brasileira e por incrível que pareça ainda quando se passava nos anos 70, imagine hoje! Um verdadeiro inferno, onde pessoas honestas têm que viver ao lado de gente que rouba, mata, estupra e fuma. O próprio protagonista teve muitas chances de entrar pra vida do crime e não o fez. Outro fato importante a se comentar é como o uso de palavrões em um filme, ou seja, na tv é forte. Cidade de Deus é um filmaço, isso é o que tenho a declarar, pelo simples fato de mostrar o que se passa todos os dias nas vidas das pessoas que lá vivem.

Roteiro esplêndido, pois nada melhor que a linguagem do povo, forte e com gírias, tendo inclusive uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Fernando Meirelles conseguiu mostrar a realidade mesmo não estando dentro dela e por isso foi indicado a Melhor Diretor também pelo Oscar. Montagem e Fotografia nem se fala, super bem feitas e merecedoras de tais indicações. Pena que tinha O Senhor dos Anéis para desbancar, pois se não fosse isso pelo menos uma nós traríamos. Um filme cinco estrelas, sem medo de errar, é o Cinema Brasileiro na área, galera!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: