» Linha de Passe

quatroemeia
Título Original: Linha de Passe
Gênero: Drama
Diretor(es): Walter Salles e Daniela Thomas
Roteiristas: George Moura e Daniela Thomas, com colaboração de Bráulio Mantovani.
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Vinícius de Oliveira, Ana Carolina Dias, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos, João Baldasserini, Sandra Corveloni.
Duração: 108 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

A Rede de cinema Cinemark, apesar de ser multinacional, fez um projeto super interessante no dia 3 de novembro. Acho que muitos aqui usufruíram disso ou ao menos ouviram falar. Nesse dia, todos os filmes que passaram na rede foram nacionais, filmes que estrearam a pouco, filmes que já haviam saído de cartaz e já estavam em DVD e outros que passaram pouco tempo. Resolvi usufruir dessa promoção e vi dois filmes, o próprio que desenrolarei ao longo desse texto e também o filme Os Desafinados. Dois filmes que assisti seguidos porém que tive opiniões bem diferentes.

O filme conta a história de uma família paulistana. São quatro filhos e uma mãe que ainda espera outro filho. Reginaldo (Kaique Santos) é um menino que tem uma obsessiva procura para saber que é seu pai. Dario (Vinícius de Oliveira – Abril Despedaçado) é um rapaz de 18 anos que sonha em ser jogador de futebol, mas está ficando cada vez mais velho para o ramo e ainda não tem oportunidade. Dinho (José Geraldo Rodrigues) é um fanático religioso e Dênis (João Baldasserini) é um office-boy que encontra dificuldades em dar condições a seu filho pequeno que teve por acidente. Todos são filhos de Cleuza (Sandra Corveloni), uma empregada doméstica que está grávida e nem sabe de quem é o filho.

Fui com boas intenções para o filme, sabia de sua importância e de sua repercussão no reconhecido Festival de Cannes, de uma forma ou de outra isso aumentou minha expectativa apesar disso nem sempre ser bom. O que posso dizer em linhas gerais é que não me decepcionei porque o longa de Walter Salles (Diários de Motocicleta) tem uma idéia bem interessante e que teve a medida certa. O propósito de divisão do filme na vida de cada personagem te impede que você determine qual seria, realmente, o personagem principal da trama e o que na verdade acontece é que todos são protagonistas, cada um com sua consciência e seus ideais de vida.

As interpretações são espetaculares, ainda mais quando nota-se que a maior parte do elenco principal nem cinema tinha feito ainda, ou seja, nem tanta experiência na telona tem. Uns destaques em especial merecem ser feitos: o pequeno garoto que interpreta o inquieto Reginaldo, Kaique dos Santos, tem uma desenvoltura de gente grande e passa muita segurança no papel. O mesmo posso dizer de Sandra Coverloni que interpreta muito bem o papel da mãe, mas uma mãe que foge da mitificação de pura e conselheira, ela é uma mãe que erra que bebe que fuma e chama palavrão, não vi os demais filmes das outras atrizes, mas acredito que a premiação de Melhor Atriz em Cannes foi merecida.

A Fotografia é boa e isso mostra que o filme brasileiro está fazendo cada vez melhor a parte da produção. Talvez o que tenha pecado um pouco no filme tenha sido a montagem, que é boa em diversos aspectos, mas em pequenos detalhes falha, porém nada tão perceptível. Só acredito que o roteiro foi bem até mais da metade do filme, mas caiu em casaco em certo tempo, contudo ele se recupera e termina de forma interessante, fazendo que nós pensemos no que poderia acontecer no fim dessa história.

11 Respostas

  1. Robson, você já sabe que adorei este filme. Acho que é um dos melhores que assisti neste ano. O que eu gostei, particularmente, além do elenco, da fotografia, foi daquele final, aparentemente, sem conclusão. A gente sabe que eles vão ficar bem, e é isso que importa!

    Bom final de semana!

  2. Estou louco pra assistir esse filme Robsom. Mas por aqui não saiu… Nesse momentos eu fico com ódio das distribuidoras. O jeito é esperar em DVD…

    Abraço!

  3. Quero muito ver. Salles é um cineasta de respeito. Não deve ter decepcionado, como bem apontou sua ótima crítica.

    Ciao!

  4. Kamila,

    Finalmente concordamos… você vai dizer que não mas nem sempre temos os mesmos gostos. Enfim, é um filme espetacular e o final não deixa a desejar, ele foi interessante e fugiu da mesmice.

    Rafael,

    Eu sei beeem o que é isso… passei por isso com Ensaio mas quem sabe num passa um pouco depois por aí hein? Acho que gostará!

    Wally,

    Não decepcionou Wally, não mesmo. Ele é competente!

    Abraços!

  5. Esse ainda não vi, mas pelo jeito ficará para o DVD mesmo, já que está complicado de ser exibido por aqui. Espero que “Linha de Passe” tenha um resultado tão positivo sobre mim quanto teve para você.

  6. O filme é ótimo realmente Robson… um dos melhores nacionais do ano sem dúvidas…

    abraço!

  7. Ouvi-se muito alguns dizerem que pior do que ir “Ultima parada 174” para a pré-candidatação ao Oscar, foi nem sequer este filme ser lembrado. E pelo o que escreveu, além também de outros lugares terem elogiado, realmente procede essa injutiça, para nao dizer: burrice!

    Abraços!

  8. Quero ver esse novo trabalho do Walter Salles.
    A atuação premiada da Sandra Corveloni é mais um dos chamativos. Tomara que passe nos cinemas daqui.

  9. Robson, eu queria saber o q vc achou de Os Desafinados, para mim o filme não chega a ser uma grande obra, mas o espectador se encanta com a bossa nova e faz uma boa história unindo música e ditadura, não é tão bom, mas pode figurar tranquilamente na lista dos poucos filmes que se salvaram em 2008, um fraco ano para o cinema nacional.

    Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Robson, Linha de passe é realmente incrível. Dos melhores nacionais que vi esse ano.

    Porém, vale lembrar que a iniciativa do Cinemark não é para promover o cinema brasileiro ou formar público. Longe disso. É uma mera manobra fiscal, mais precisamente para ter desconto no IPTU. Nada além disso…

    Abs!

  11. Só o trailer já emociona. Deve ser uma experiência gratificante e profunda.
    Fico com água na boca, mas o filme não chega na cidade de jeito nenhum.

    Cumps.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: