» Os Desafinados


Título Original: Os Desafinados
Gênero: Comédia Romântica
Diretor(es): Walter Lima Jr.
Roteiristas: Walter Lima Jr., Suzana Macedo e Elena Soarez.
Ano de Lançamento: 2006.
Elenco: Rodrigo Santoro, Cláudia Abreu, Selton Mello, Ângelo Paes Leme, Jair de Oliveira, André Moraes, Alessandra Negrini.
Duração: 128 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Ainda aproveitando a onda promocional do cinemark com o cinema brasileiro, entrei na sessão de Os Desafinados longo após de sair de Linha de Passe. Achei interessante a sinopse desse filme porque vi que falava sobre Bossa Nova e é um estilo de música que sempre me agradou apesar de nem sempre viver escutando, enfim. Fui na crença de que poderia me agradar com o filme já que se tratava de um estilo musical inovador e atraente.

Na década de 60, Joaquim (Rodrigo Santoro – 300), Dico (Selton Mello – O Cheiro do Ralo), Davi (Ângelo Paes Leme – Muito Gelo e Dois Dedos D’Água) e PC (André Moraes), jovens músicos e compositores, partem para Nova York à procura de sucesso. Eles formam o grupo de nome Os Desafinados, e integram o movimento que lançou a bossa nova. Com o passar dos anos eles acompanham o cenário político e musical do Brasil.

O que temos é um filme que têm seus pontos positivos, porém os negativos são tão fortes acabando por se sobrepor ao que o classificaria como bom etc. Acho que dois pontos fortes desse filme são a fotografia e a trilha sonora. A fotografia é bela e de uma limpidez que pra mim, chega a ser inédita no nosso cinema. As locações são as mais bonitas quando se está em Nova York, sendo o Central Park o principal cenário. A trilha sonora, principalmente pra mim, é impossível dizer que é ruim porque ela é pura Bossa Nova, pura MPB e as melodias às vezes falam mais do que as próprias falas. Destaque pra Rodrigo Santoro que se mostra cada vez mais competente e com mais uma coisa a seu favor: a musicalidade já que tem uma voz presença.

Porém quando o assunto central é a questão das falhas, aí o negócio muda de figura e vem uma avalanche de perguntas e de falhas que fazem o filme se perder completamente. Primeiro tem um fator central que me deixou desgostoso: porque colocar Cláudia Abreu (Não por Acaso) no papel de uma cantora brasileira. Nada tenho contra ela, inclusive acho-a muito talentosa, mas ela não tem o requisito básico (ou seja, não foi utlizado seja boa ou não) para o seu papel: voz, isso faz com que o filme soe falso e sem brilho. Ao invés de colocar, por exemplo, Letícia Sabatella nesse papel que além de excelente atriz tem uma voz límpida e macia.

Outro fator que deixa o filme cansativo e chato é que quando você pensa que a história vai terminar ela continua, sem nexo e sem expectativa do que virá a seguir. Quando retornam do EUA, o roteiro perde-se completamente em histórias que não fazem tanto sentido e que deixam a desejar ao passo que os personagens vão perdendo suas características que no início instigavam quem assistia. Além do que o fim termina meio que sem pé nem cabeça e com um final meio tosco que só assistindo pra entender o porquê da minha “indignação”. Acredito que talvez só minhas impressões não sejam das melhores pra classificarem se o filme deve valer a pena ou não, até preferiria que assistissem, pra saber se concordam comigo.

Nota: A querida colega Cecilia do excelente blog Cenas de Cinema escreveu um ótimo texto a respeito do mundo cinéfilo e suas ramificações e teve a gentileza de citar meu blog como exemplo da blogosfera cinéfila. É um texto que vale a pena ler. Para ler clique aqui!

13 Respostas

  1. A Bossa nova me encanta, realmente o filme é cansativo e só no final ele é muito interessante e concordo plenamente quanto a Cláudia Abreu, ela está ótima no papel, mas não existe uma cantora com uma voz parecida com a dela para no máximo pelo menos enganar o expecatdor?

    Abraços!!!!!!!!!!

  2. Sério que só duas estrelas?? Ainda não vi, mas me pareceu tão interessante pelo trailer… Minhas expectativas caem a cada texto lido =/

    E parabéns pela menção que recebeu no texto da Cecília!!

    Abs.

  3. Brenno,

    Eu não achei o final tão bom assim. Aquele final que aparece aquele ator de outra maneira (pra não entregar né?) eu achei tão fraco que beirou ao absurdo, bem globista.

    Kau,

    O negócio é conferir pra ver. O trailer é interessante, eu também havia gostado, mas as falhas falam bem mais alto!

    Abraços!

  4. O filme é fraco, uma das decepções do ano!

    E… jura que vc gostou assim de PEARL HARBOR?

    Abs!

  5. Robson, você já assistiu “No Caminho das Nuvens”? Ali está a prova de que Cláudia Abreu canta bem. Sinceramente, acho que ela não paga mico neste quesito.

    Quanto ao filme “Os Desafinados”: é uma boa obra, bem feita, mas acho que peca a partir do momento em que coloca o foco demais no triângulo amoroso.

  6. Não assisti o filme ainda, mas acabei vendo o show da banda montada por Angelo Paes Leme, André Moares dois atores do filme e como vocalista o Jair Oliveira. O show foi bem legal, eles misturaram várias músicas de diversos gêneros em versões diferentes.

    Abraço

  7. primo queridoo!
    eu ja disse a você que Claudia Abreu nem sequer fez o teste vocal para personagem, né? e você ainda coloca que preferia uma atriz que soubesse cantar. Nao vejo Leticia Sabatella nesse papel. A interpretação de Cláudia Abreu é primorosa, apesar do filme com um todo decepcionar um pouco.

    segundo declaração da mesma:
    “Durante o show de João Gilberto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, domingo (24), a atriz Cláudia Abreu, falou sobre a polêmica de ter sido dublada pela filha do diretor Walter Lima Jr, Branca Lima, nas cenas em que sua personagem, a cantora Glória Goldfaber, solta a voz em “Os Desafinados”. “O importante é o resultado do filme. Se tem que ser uma cantora, tem que ser crível. Ele preferiu botar uma cantora com um timbre mais forte e não simplesmente uma atriz afinada”, explicou Cláudia, que disse não ter ficado chateada com a decisão do diretor. “Normal, tranqüilo. Eu queria ter cantado, mas eu respeito. Ele é o diretor”, afirmou.

    A atriz aproveitou para desmentir os rumores de que Walter Lima Jr. teria dito que como cantora Cláudia é uma ótima atriz. “Ele não deu esta declaração desta forma, deturparam. Não tem como ele achar que eu canto ou não canto bem porque eu não cantei, não tive como ser testada”, revelou, pondo um ponto final na história. “Sinceramente, não quero entrar nesta polêmica”, concluiu.”
    fonte: http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI11125-8173,00-QUERIA+TER+CANTADO+MAS+EU+RESPEITO+ELE+E+O+DIRETOR+DIZ+CLAUDIA+ABREU.html

    Como Kamila comentou acima existe um filme “no caminho das nuvens” que prova que cláudia abreu canta.

    O diretor quis usar o filme pra lançar a filha, mas acho que nao deu muito certo, pois essa dublagem foi um dos pontos negativos do filme.

    bjs

  8. Otavio,

    Não é bem que gostei, só acho que alguns fatores contribuiram pra em agradar… atuações e roteiro não fazem muito sentido.

    Kamila,

    Não disse que ela não canta até porque nunca vi nada que pudesse dizer se ela pode ou não cantar. Quando falo que ela não tem o quesito da voz, é que por mais que tenha e seja linda ou não,a voz não é usada. Mas falou bem, o filme se perdeu porque quis focar demais no triângulo.

    Hugo,

    Acredito que o show seja realmente bom. Porque as músicas do filme são excelentes e a banda, mesmo que fictícia, vale a pena escutar, tem uma harmonia ótima.

    Rai,

    Já discutimos né? hehehe

    Abraços!

  9. Não animei muito com este filme não. O cinema nacional este ano estra fraco, muito fraco.

  10. Luis,

    É dificil se anirmar com esse filme, ele não merece muitos créditos, infelizmente!

    abraços!

  11. Não me interessei muito por ele. E pelo jeito, por um bom motivo.

    Ciao!

  12. Wally,

    Se curte música vale a epna, cinematrograficamente, talvez não valha!

    Abraço!

  13. Nenhuma vontade de ver esse filme, parece ser bem fraco mesmo…

Deixe uma resposta

