» Será o fim do cinema?

Na revista Super-Interessante do mês de junho veio uma matéria que no mínimo intriga a nós, amantes do cinema, e também deixa os produtores do cinema com uma pulga atrás da orelha. A questão de que o cinema mundial está perdendo os espectadores e isso não quer dizer que as pessoas estão deixando de gostar do cinema e sim que elas estão compactuando com a pirataria seja ela no DVD ou em baixar filmes na internet. Nos EUA, que servem de termômetro pro resto mundo, esse ano as bilheterias venderam 199 milhões a menos do que 2002, e a renda só não caiu mais por causa do aumento nas bilheterias. Ultimamente, o interesse de Hollywood é vender o DVD que os faz ganhar mais que nos multiplex da vida.

O fato é que eles já não podem mais apostar tantos nos DVD’s. A pirataria cresce assustadoramente e já rege o mercado cinematográfico em muitos países. É o caso de China, México e Brasil. A revista diz que em função disso o cinema insiste em colocar continuações nos cinemas, para que as pessoas não apostem em filme que não conhecem e sim em filme que já sabem dos preliminares. Baseiam-se no que aconteceu com o mercado da música e questionam: “Você conhece alguém que não compra um CD há anos?” e isso mostra o que de fato aconteceu. Ainda há quem diga que o camelô ficará obsoleto, pois hoje com uma boa internet de banda larga os filmes são baixados de forma rápida e tem a mesma qualidade do DVD.

Segundo o pai de Star Wars, George Lucas: “As primeiras vítimas serão os filmes de orçamento alto. Eles vão acabar”, profetiza o mestre do cinema. No entanto, o que acontece é justamente o contrário. As produtoras estão injetando mais dinheiro ainda nos filme, porém diminuindo em número os filmes. “Há filmes que não estão sendo feitos por causa da pirataria. São produções mais criativas, menos convencionais, ou seja, mais arriscadas. Ninguém vai querer investir numa idéia ousada que pode não dar retorno”, diz Márcio Gonçalves diretor da latino-americana produtora MPA. O que deixa a nós, cinéfilos, preocupados é que nem sempre as mega-produções são os melhores filmes. Aqueles considerados de arte são muito bons e têm propósitos que nos deixam bem mais animados e não só tem briga, ação e correria.

A fome é tanta que foi só Homem de Ferro ter ultrapassado a renda US$ 100 milhões nas bilheterias pra eles anunciarem que haveria continuação em 2010. há ainda uma luz no fim do túnel, pois alguns filmes que não tiveram orçamentos enormes agradaram tantos quanto os outro ao público em geral, vide o caso de Juno ($ 7,5 milhões) e tembém Pequena Miss Sunshine e Meu Casamento Grego. O que achei curioso foi que eles disseram que se não tiverem cuidado a continuação pode continuar bizarra, como Juno 2, Os Simpsons Ninja, Titanic do Caribe. Como vêem em alguns cartazes expostos. O que podemos tirar disso tudo? Ficar com medo e esperar o que vai acontecer? Não sei. Também não sou um nobre defensor da campanha contra a pirataria. O fato é que ela nos agrada já que é tão barata e tem a mesma qualidade, se eu disser que não compro estarei mentindo. Mas que soluções sejam dadas e que nosso querido cinema mundial não vá por água abaixo.

Nota: Alguns podem achar estranho e achar que já leram tal matéria e, de fato, leram. Porém achei interessante “repostá-la” aqui no novo Portal Cine, devido a sua importância e também pelo fato que muitos ainda não tinham visto. =)

12 Respostas

  1. Só uma coisa, baixar filmes é e não é ilegal. O que não pode é fazer download de filmes que são copiados de dvd’s originais (os DVD-R). Se você baixar filmes nos outros formatos (Divx) não é ilegal, até porque os estúdios ganham parcela dos downloads feitos em sites não ilegais, é claro. Baixo só quando não encontro de maneira alguma um determinado filme. Compro muitos dvd’s originais e não compro em camelôs!

    Bacana a matéria!

  2. Robson, eu concordo com a reportagem! Acho que o cinema perdeu MUITA personalidade nos últimos tempos. Parece que pouca coisa hoje em dia é feita com paixão pela sétima arte. Todos só visam lucrar nas bilheterias…

  3. Interessantíssima sua análise, Robson. É triste a pirataria, com certeza. E ela vai continuar por muito tempo e ouso em dizer, infelizmente, que não terá fim. Eu tb estarei mentindo se disser que nunca comprei, mas parei. Fiz isso por que quis começar uma coleção de DVDs e escolhi por fazer de originais.

    Sobre continuaçãoes: elas me irritam.

    Abraços e boa semana!

  4. Eu acho a pirataria um absurdo e não só sou sou radicalmente contra como não compro e não deixo meus filhos comprarem.

    Depois de ver as lojas de cds fechando pelo país todo, fico ainda mais preocupada com o cinema.

    E outro detalhe, está difícil agüentar essa leva de continuações e refilmagens. Graças a Deus existe o cinema alternativo…

    Beijocas

  5. Realmente esse é um belo artigo, já tinha lido da outra vez…

  6. Cinema é magia! e a magia nunca acaba!

  7. Merece mesmo ser “repostada”, já tinha lido. Neste século é notável uma certa decadência da sétima arte. Me irrita quando diretores acham que é uma “brincadeira” criar um filme. O que mais me irrita são os remakes piores que os originais e as continuações desnecessárias, como você citou.

    Abraço!

  8. Robson, esta discussão não irá morrer nunca. E eu continuo a recusar a idéia de que o cinema, um dia, deixará de existir.

  9. concordo com a Kamila… pirataria é um assunto que rende bastante, principalmente qdo se olha por outro ponto de vista… em algumas cidades os ingressos para as salas de cinema custam ate 18 reais, um DVD na faixa de 40, então quase sempre é mais “confortável” pro bolso dos brasileiros comprar um filme pirata de 5 reais. a discussao implica obviamente em valorizacao dos direitos autorais e tudo mais, mas se a industria fonografica ja tem buscado solucoes pra pirataria, o cinema deveria fazer o mesmo… antes, compra-se CDs, c o MP3 começou-se a fazer download. espertos foram os artistas que sacaram q lucrariam mais c seus shows e suas campanhas cross media q c vendagem. no fim td mundo ganha! é só ter visão de mercado… pq é inevitável q c o tempo as locadoras vao ser afetadas tb, principalmente por causa do vide on demand. internet é a bola da vez. os estudios q abram o olho e saibam ganhar dinheiro em cima disso…

  10. Eu acho que com a facilidade de vc baixar perde um pouco de interesse sim em ir ao cinema, porém nada se compara em ver um filme no cinema, som, video,etc. Mas eu acho que o vilão m aior são os dvds com divx, onde vc baixa um filme em avi com codec divx e pode muito bem ver no dvd sem precisar comprá-lo nem no camelo. Uma solução boa seria diminuir a tarifa do ingresso onde vc paga muito cara pra ver um filme, isso causa um enorme problema.

  11. AMEM ao Blue Ray e PS3…ele vao mudar reverter esse jogo…
    quero ver quem vai pagar de 50 a 100 reais num blue ray virgem, ou mto menos gastar horas talvez dias baixando um filme em HD d quase 40G

  12. Vc´s estão com o pensamento atrasado, assim como as gravadores e os estúdios…

    Acabou esta era de ganhar dinheiro vendendo midia…

    Agora o esquema é vender download a preços acessiveis…

    Se colocar download´s de filmes a 1 real, quero ver quem vai buscar no zé da esquina, mas com certeza eles irão colocar a 40 conto pq são mercenários que querem dinheiro..

    Com certeza um filme a 1 real na internet vende mais que um dvd a 40 reais em uma loja…

    A internet traz a facilidade de qualquer um ter acesso ao filme e o custo baixo da administração do serviço.

    Muito filmes que eu procuro em loja não encontro, fico sem ver, sem te-los…

    Se tivesse uma locadora virtual que vc busca o filme que quer, baixa, coloca em um pen drive (hoje tem de 64gb baratinho) e coloca no home theater para ver com certeza seria sucesso de vendas.

    Imagina vc em casa, querendo ver um filme naquele dia frio e chuvoso…

    Para que sair de casa, pegar o carro e ir até a locadora pegar uma midia que pode estar riscado…

    Baixo da internet, coloco no pendrive e sou ser feliz comendo pipoca…

    E hoje em dia vc tem facilmente um cinema em casa…

    Tv´s e home theater com muita qualidade…

    Esta na hora de evoluir e mudar este conceito…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: