» A Voz do Coração

https://portalcine.files.wordpress.com/2008/11/duasemeia.jpgduasemeia
Título Original: Les Choristes
Gênero: Drama
Diretor(es): Christophe Barratier
Roteiristas: Christophe Barratier e Philippe Lopes-Curval.
Ano de Lançamento: 2004.
Elenco: Gérard Jugnot, François Berléand, Kad Merad, Jean-Paul Bonnaire, Marie Bunel, Jean-Baptiste Maunier, Maxence Perrin.
Duração: 95 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Na verdade eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Mas três fatores me fizeram chamar a atenção nesse filme: o primeiro é a história, que apesar de já está até um pouco batida sempre me agrada, o fato de ter sido indicado ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro e também por ser francês, filmes que ultimamente vêm me agradando bastante. Pierre Morhange (Jacques Perrin) é renomado maestro francês que volta a sua cidade de origem depois da morte de sua mãe. Lá, ele encontra o diário de um antigo inspetor de sua escola, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot). Inspetor que há mais de quarenta anos tinha começado um coral em um internato.

A fórmula do professor que revoluciona uma turma que a princípio não tem jeito já há muito vem deixando a desejar. Ela detém aquela imagem do professor que é incansável procurador de uma aula interessante e que emociona a todos e os envolve de tal maneira que é impossível não gostar. No caso de A Voz do Coração a mesma coisa se repete, já que o tal inspetor começa a encontrar boa música em crianças que até então só funcionavam a base do castigo ou da palmatória.

Aliado a esses fatores também há sempre a imagem de um diretor que não consegue admitir que alguém tenha mais competência que ele e que não precise utilizar métodos hostis para ser respeitado. É uma fôrma que sempre dá certo, mas que pra mim já não mais colou com tal filme. A proposta é interessante, mas é inevitável que caia na mesmice, permitindo que você preveja o que irá acontecer sem muito sacrifício. O filme tem pontos altos como a Canção Original, indicada ao Oscar.

As atuações são bem medianas e não fazem nada demais além do necessário. Fotografia bem agradável e de cores frias, mas que tem uma harmonia interessante. Talvez a montagem tenha deixado um pouco a desejar, mas nada que possa comprometer muito a continuidade do filme. No entanto, é um filme que começa com um propósito e aquele talvez não deixe uma concretização no filme, o que dar entender que termina sem pé nem cabeça. Sinceramente? Prefiro não indicar.

9 Respostas

  1. Robson, vou até um pouco além. Acahava que este filme seria impressionante e que me apresentaria atuações magníficas. Não chegou nem perto disso… filme que fui ver no cinema, em sessão única, e não gostei nem um pouco. Tem lá seus méritos, como vc bem disse. Mas no geral o filme é um amontoado de clichês… nem parece uma fita vinda do excelente cinema francês.

    Abração!

  2. Este filme me lembra muito “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore. Acho um longa muito bonito, emocionante (sem ser piegas) e o ponto alto são as canções belíssimas!

  3. Robson, eu também eu nunca tinha ouvido falar nesse filme. Sem nenhuma curiosidade de ver, principalmente depois de sua crítica!

  4. Logo que li o título confundi com o péssimo O som do coração (August Rush), o qual não consegui ver mais do que 20min. Provavelmente iria mais longe com A Voz do Coração, já que a maior decepção ficou pro final nesse caso.

  5. Puxa, gosto tanto desse filme, inclusive acho que foi um pouco subestimado na época de seu lançamento. As canções são maravilhosas, inclusive aquela indicada ao Oscar.

  6. Que ducha de água fria. Lembro desse filme da época em que foi indicado ao Oscar, mas nunca comprei nem aluguei. Essas histórias com professores, alunos e superação tendem a render filmes construtivos e emocionantes, mas se não for o caso, então o diretor é inepto!

  7. Bem, deve ser melhor que O Som do Coração…
    Sempre fui curioso para assistir este filme. E, apesar de seus comentários pouco animadores, ainda quero.

    Ciao!

  8. Ainda não assisti, talvez eu confira um dia..
    Também pensei que se tratava de O Som do Coração hehehe e esse tb não assisti…

    vlws

  9. Esse faz parte da minha lista de tops. Nunca achei pra comprar. Pena.

Deixe uma resposta

