» Indicados ao Globo de Ouro 2009 – Cinema

Entrando na mesma “onda” que os colegas cinéfilos blogueiros, resolvi analisar bem os indicados ao Globo de Ouro na parte de cinema e apostar em quem acredito que possa ser o ganhador do prêmio. Alguns esperam a divulgação de outras listas para ter um maior embasamento mas resolvi não esperar, portanto, vale salientar que não sou tão bom nisso e que essa é minha primeira vez na tentativa de acertar algo, portanto, não levem minha lista tão a sério assim. Quem sabe com o tempo eu venha aprimorar tais apostas. Pra tanto, resolvi analisar bem cada filme e não sair atirando sem saber a real importância, notícias, trailers e comentários foram fundamentais para eu enxergar qual é o favorito, em minha opinião.

Melhor Filme de drama

Esse talvez seja difícil de tentar prever qual seria o ganhador. Todos têm histórias interessantes e parecem ter um roteiro bem dirigido e com o propósito a ser acertado. Creio que dentre esses os que têm menos chance seria Apenas um Sonh. Porém os grandes e possíveis ganhadores seriam O Curioso caso de Benjamin Button ou Slumdog Millionaire. Porém creio que na expectativa de uma história mas real e original, talvez o último leve a melhor.

‘O Curioso Caso de Benjamin Button’
‘Frost/Nixon’
‘The Reader’
‘Apenas um sonho’
‘Slumdog Millionaire’

Melhor filme de comédia ou musical

É delicado falar de filmes que você só pode avaliar pelo trailer, inclusive Mamma Mia pra mim já que não vi ainda, mas pelo que pude notar talvez o que esteja em menos evidência seja Simplesmente Feliz que aparenta ser bobinho demais. Os demais têm grande chance. Talvez pela simpatia por Woody Allen acho que Vicky Cristina Barcelona deveria ganhar, mas tudo indica que Queime depois de ler ganhe, já que os Coen estão bem vistos e esse filme ajudou mais ainda.


‘Queime depois de ler’
‘Simplesmente feliz’
‘Na mira do chefe’
‘Mamma Mia!’
‘Vicky Cristina Barcelona’

Melhor diretor

A direção ainda é mais complicado o que a gente acha que merece nem sempre é o verdadeiro ganhador do prêmio. Ron Howard tem em sua carreira grandes filmes que mostram sua capacidade de direção. No entanto, creio que é possível que David Fincher ganhe, já que para fazer um filme no estilo do que ele está concorrendo tem que ter um senso de direção e de responsabilidade muito grande além da questão do bom senso, isso não é fácil.


Danny Boyle, ‘Slumdog Millionaire’
Stephen Daldry, ‘The Reader’
David Fincher, ‘O curioso caso de Benjamin Button’
Ron Howard, ‘Frost/Nixon’
Sam Mendes, ‘Apenas um sonho’

Melhor atriz (drama)

A lista é boa. São atrizes com potenciais excepcionais e que podem surpreender a cada filme. Muitos podem me crucificar por isso, mas creio que quem tem menos chance seja Angelina Jolie. Anne Hathaway é uma boa atriz mais ainda creio que não seja seu momento, ela ainda vai ter o seu, mas talvez não seja a agora. Minha aposta ficaria entre Meryl Streep e Kate Winslet. Adoro Meryl, mas torço por Kate. Senti grande falta de Cate Blanchett, pena.

Anne Hathaway, ‘O casamento de Rachel’
Angelina Jolie, ‘A troca’
Meryl Streep, ‘Dúvida’
Kristin Scott Thomas, ‘Il y a longtemps que je t’aime’
Kate Winslet, ‘Apenas um sonho’

Melhor ator (drama)

Muita calma nessa hora. A lista tem na composição grandes nomes, mas não necessariamente que já foram premiados. Leonardo DiCaprio é um bom ator mas pra mim não funciona tão bem em dramas, creio que o mesmo ocorre com Brad Pitt apesar de que ele pode surpreender. Nesse caso eu devo apostar em Frank Langella por ele está a frente de um filme que requer grande responsabilidade, política não é fácil. Mesmo querendo que Sean Penn ganhe.


Leonardo DiCaprio, ‘Apenas um sonho’
Frank Langella, ‘Frost/Nixon’
Sean Penn, ‘Milk A voz da igualdade’
Brad Pitt, ‘O curioso caso de Benjamin Button’
Mickey Rourke, ‘The Wrestler’

Melhor atriz (comédia ou musical)

Emma Thompson, pra mim, é sempre merecedora de prêmio. Mas acho que agora não será sua vez. Meryl Streep demonstra-se está muito a vontade em Mamma Mia, o que faz dela favorita. Rebecca Hall está interessante em Vicky, mas não para ganhar. Acho que aposta fica mesmo com Streep, sempre fabulosa.


Rebecca Hall, ‘Vicky Cristina Barcelona’
Sally Hawkins, ‘Simplesmente feliz’
Frances McDormand, ‘Queime depois de ler’
Meryl Streep, ‘Mamma Mia!’
Emma Thompson, ‘Last Chance Harvey’

Melhor ator (comédia ou musical)

Nesse quesito acho que nem será tão difícil acertar. Javier Barden apesar de ser um grande ator e está em seu melhor momento, creio eu, não vai levar. James Franco não me convece e Collin Farrell ainda não mostrou tanta coisa assim. Porém, Dustin Hoffman parece bem e a vontade com Last Chance Harvey, isso o faz favorito, ao menos pra mim.


Javier Barden, ‘Vicky Cristina Barcelona’
Colin Farrell, ‘Na mira do chefe’
James Franco, ‘Segurando as pontas’
Brendan Gleeson, ‘Na mira do chefe’
Dustin Hoffman, ‘Last Chance Harvey’

Melhor atriz coadjuvante

Sei que Penélope Cruz anda arrasando quarteirões em Vicky Cristina Barcelona e por isso está bem cotada pra ganhar. Em The Wrestler, Marisa Tomei parece está bem a vontade e acho que isso conta. Portanto, se for depender de minha escolha será a espanhola a vencedora do prêmio em questão. (Comentário modificado em 17/12 às 23:23, após conferir o filme de Penélope, ela merece!)

Amy Adams, ‘Dúvida’
Penelope Cruz, ‘Vicky Cristina Barcelona’
Viola Davis, ‘Dúvida’
Marisa Tomei, ‘The Wrestler’
Kate Winslet, ‘The Reader’

Melhor ator coadjuvante

Eu acho que tom Cruise já passou do ponto e ainda não mostrou pra que veio. Não consigo vê-lo como um ator magnânimo a ponto de receber indicações. São poucos os seus trabalhos que se pode elogiar de fato. Robert Downey Jr. Anda numa maré excelente, de bastante sorte mas acho que não é dessa vez. Com certeza Heath Ledger desbanca qualquer possível candidato nesse prêmio. Ele chegou ao cume e isso prova que ainda não tem melhor que ele, pelo menos por enquanto, esse ano.

Tom Cruise, ‘Trovão tropical’
Robert Downey Jr., ‘Trovão tropical’
Ralph Fiennes, ‘A duquesa’
Phillip Seymour Hoffman, ‘Dúvida’
Heath Ledger, ‘Batman O cavaleiro das trevas’

Melhor filme estrangeiro

Pra falar bem a verdade, nesse quesito irei, sim, atirar no escuro. De todos o único que ouvi falar e bem, inclusive, foi de Gomorra da Itália. No entanto, os filmes franceses têm uma boa reputação pra mim e sei que os alemães não ficam atrás no cinema. Mas por não saber tanto, irei apostar mesmo em Gomorra que é foi muito bem recebido pela crítica.

‘The Baader Meinhoff Complex’, Alemanha
‘Everlasting Moments’, Suécia/Dinamarca
‘Gomorra’, Itália
‘Il y a longtemps que je t’aime’, França
‘Waltz with Bashir’, Israel

Melhor filme de animação

Eu sou um adorador de animações. Acho que elas têm uma perspectiva interessante da vida e mostra que nem tudo deve ser tão sério quanto parece. Isso está bastante perceptível em Kung Fu Panda que achei que poderia ser um filme fraco mas se mostrou bem melhor do que acreditava. No entanto, acho Wall-E vem na nova leva de filmes que mostra que não é preciso ser sempre engraçado pra uma animação ser boa. Basta um roteiro interessante e aspecto racional interessante. Com um propósito curioso, acho que Wall-E ganha, talvez sem medo de errar.


‘Bolt Supercão’
‘Kung Fu Panda’
‘Wall-E’

Melhor roteiro

Roteiro é algo delicado de se fazer. É algo que requer muito manejo pra que não caia na mesmice ou que seja cheio de furos. Portanto, não é fácil determinar um ganhador pra esse quesito. Indo pelo histórico e pelo filme, vejo que o que talvez tenha pouca chance é John Patrick, porém Eric Roth parece despontar como franco favorito a ganhar esse prêmio, sei que vão me contrariar, mas acho que é isso mesmo.

Simon Beaufoy, ‘Slumdog Millionaire’
David Hare, ‘The Reader’
Peter Morgan, ‘Frost/Nixon’
Eric Roth, ‘O curioso caso de Benjamin Button’
John Patrick Shanley, ‘Dúvida’

Melhor trilha sonora

Acho que o filme de cara que me agradei pelo pouco exemplo de trilha sonora do trailer foi Slumdog Millionaire que mostra uma trilha descontraída e ao mesmo tempo densa em alguns aspectos. O Curioso Caso pode ser que consiga, e os outros vejo poucas chances.

‘O curioso caso de Benjamin Button’
‘A troca’
‘Defiance’
‘Slumdog Millionaire’
‘Frost/Nixon’

Melhor canção

Sou suspeito pra falar, mas creio que Wall-E leve o prêmio é melhor canção. Nem levem muito a sério isso, é puro achismo mesmo.

‘Down to Earth’, ‘Wall-E’
‘Gran Torino’, ‘Gran Torino’
‘I thought I Lost You’, ‘Bolt Supercão’
‘Once In a Life Time’, ‘Cadillac Records’
‘The Wrestler’, ‘The Wrestler’

16 Respostas

  1. Suas previsões estão ótimas, mas acho que mudaria nas seguintes categorias:

    filme comédia/musical: “Vicky Cristina Barcelona”
    diretor: Danny Boyle, “Slumdog Millionaire”
    ator drama: Leonardo DiCaprio, “Revolutionary Road”
    atriz comédia/musical: Sally Hawkins, “Happy-Go-Lucky”
    atriz coadjuvante: Penélope Cruz, “Vicky Cristina Barcelona”
    roteiro: Simon Beaufoy, “Slumdog Millionaire”

    Abraço!

  2. Vinicius,

    Conferi hoje Vicky Cristina Barcelona e tenho que concordar com você. Irei modificar, acho que Penelope merce sim ganhar. Já acho que Allen não ganha paara os Coen, apesar do excelente filme!

    Abraços!

  3. Oi Robson!

    Adoro ler previsões de premiações, mas morro de preguiça de fazê-las. Até porque muitas outras coisas além de qualidade e adequação são consideradas.

    Analisando rapidamente, acho que mudaria o seguinte:

    Daldry – diretor
    Hathaway – atriz (drama)
    Rourke – ator (drama)
    David Hare – roteiro
    O Curioso Caso – trilha sonora
    Gran Torino – canção

    No resto concordamos.

    Beijocas

  4. Cecilia,

    Tenho plena certeza que seria super interessante uma lista sua. Você tem bom senso nas escolhas, gostaria de ver… não tenha pressa. Até eu fiz, que não tenho costume mesmo. Dos que vocês falou creio que não mudaria diretor e nem tampouco ator e atriz, não sei se conseguem fazer bem o que deve. Os outros poderia até ser uma boa mudança.

    Abraços!

  5. Robson, discordo de vc quanto alguns nomes os quais dá como favoritos à vitória:

    Atriz/Drama: Anne Hathaway/Meryl Streep
    Filme Comédia/Musical: Simplesmente Feliz
    Ator/Drama: Sean Penn
    Atriz/Comédia*Musical: Sally Hawkins
    Ator/Comédia*Musical: complicado, pois eles não indicariam dois de In Bruges de graça. Acho que Colin vence, mas não seria surpresa se fosse Dustin.
    Atriz Coadj.: Kate Winslet
    Filme Estrangeiro: I’ve Loved You so Long

    That’ it! Abraços!

  6. Robson, já disse em vários blogs o quanto odiei a lista de cinema do Golden Globe, a qual é cheia de incongruências….

    As previsões estão boas, e discordo de você nas seguintes categorias:

    Melhor Filme de Comédia/Musical: Vicky Cristina Barcelona
    Melhor Atriz Drama: Anne Hathaway, Rachel Getting Married ou Meryl Streep, Doubt
    Melhor Roteiro: Slumdog Millionaire
    Trilha Sonora: O Caso Curioso de Benjamin Button

  7. Apesar do favoritismo de Hawkins, também acredito na vitória de Streep em melhor atriz comédia / musical para que ela faça um emocionante duelo pelo Oscar com Kate Winslet

  8. Lendo os comentários para Filme e Direção, acho que estamos juntos nas apostas.
    Consigo visualizar Langella ganhando, mas ficaria muito surpreso.
    O duro é não ter visto nenhum filme para poder torcer de verdade, levando em conta a qualidade.

    Cumps.

  9. Suas apostas estão muito coerentes, acho que irá ficar mais ou menos assim mesmo. 😉

    Ciao!

  10. Kau,

    Não concordo com Simplesmente Feliz, achei m filme tão bestinha, pelo menos pelo trailer não teria vontade de ver. E Penelope tá muito boa no filme pra não levar o Globo de Ouro.

    Kamila,

    Vicky Cristina pode ganhar e ficaria feliz por isso, mas ainda acho que Queime Depois de Ler tem mais força.

    Brenno,

    Gosto de Streep e ficaria feliz se ela ganhasse mas Penelope está muito bem em Vicky.

    Gustavo,

    Só eu apostei em Langella e acho que ganha. Eu assiti poucos filmes dos indicados mas vai assim mesmo. Você tem ótimas percepções, gostaria de ver suas apostas.

    Wally,

    Que bom. Somos parecidos nos gostos e apostas também? heheheh

    Abraços!

  11. Minhas apostas por enquanto são:

    filme-drama: Slumdog Millionaire
    filme-comédia/musical: Vicky Cristina Barcelona
    diretor: David Fincher
    ator-drama: Leonardo DiCaprio
    ator-comédia/musical: Javier Bardem
    atriz-drama: Meryl Streep
    atriz-comédia/musical: Sally Hawkins
    ator coadjuvante: Heath Ledger
    atriz coadjuvante: Kate Winslet
    roteiro: Benjamin Button
    filme estrangeiro: Gomorra
    animação: Wall-e
    trilha sonora: Benjamin Button
    canção: The Wrestler

    abraço!

  12. Sérgio,

    Um monte diferença hein? Benjamim e Heath, só!

    hehe

    Abraços!

  13. A verdade é uma só: provavelmente teremos todas as produções “estranageiras” e atores estrangeiros abocanhando o prêmio. É até engraçado, porque mesmo que “Slumgog Millionaire” ganhe o Globo, o que deve mesmo ocorrer, Oscar mesmo acho que ele passa longe… Animação e música vão para “Wall-E” eu imagino… Imagino que Cruz leva o Globo mas perdeo Oscar para Winslet; e a Hattaway deve ficar com o Globo e Oscar. O Ledger merece muito o prêmio póstumo, e entre os atores, creio que o nosso digníssimo Mickey Rourke já ganhou.
    Abraço!

  14. Axo que Kate ganha como atriz e Cruz coadjuvante, ator ou dar Sean Penn ou pode ser surpresa e pareçe que Brad Pitt pode ser indicado ao Oscar como Coadjuvante por Queime depois de ler ameaçando o favoritismo de Heath Ledger!

  15. Ledger, sim. Por merecimento, talvez. Contudo a imprensa, não a de fofoca, mas a séria, afirma que não leva pq morreu.

  16. Klauss,

    Ela não ganha dois, tenha certeza disso. E pode ter certeza, Pitt jamais ganha de Ledger.

    Elvira,

    Concordo com você. Ele vai ganhar por merecimento e não porque morreu. Ele sabe, estando vivo, ganharia com certeza, foi intensa sua atuação!

    abraços!

Deixe uma resposta

