» Feliz Natal (e Feliz Natal de verdade!) =)

(Nota: 8,0)
Título Original: Feliz Natal
Gênero: Drama
Diretor(es): Selton Melo
Roteiristas: Selton Mello e Marcelo Vindicatto
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Leonardo Medeiros, Darlene Glória, Paulo Guarnieri, Graziella Moretto, Lúcio Mauro, Emiliano Queiroz, Bita Catão.
Duração: 100 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Acho que Selton Melo é uma das maiores revelações que o cinema brasileiro pôde ter nos últimos anos. Um ator com um poder de interpretação impressionante e que vemos que se entrega aos personagens como uma mãe se entrega aos seus filhos e isso é importante pra o trabalho seja bem feito. Sendo assim, ele se encantou também pelo outro lado do cinema, ao invés de está na frente viu que poderia ficar a trás e dar ordens ao invés de recebê-las. Fui conferir no cinema aquele que é o primeiro filme de Selton Melo como diretor, já que admiro seu trabalho que se mostra sempre competente.

Caio (Leonardo MedeirosO Cheiro do Ralo) tem 40 anos e trabalha em um ferro-velho no interior. Ele, no passado, levou uma viva bastante conturbada e perigosa e saiu vivo por muito pouco desse passado. Fazendo um recapitulo da sua vida, vê que é hora de ir a capital e reencontrar sua família no período natalino. Chegando lá encontra seu irmão Theo (Paulo Guarnieri – Amor de Perversão) que está com o casamento em crise, seu pai que vive com uma garota com idade pra ser sua neta, sua mãe (Darlene Glória) que vive a base de remédios e bebidas e sua cunhada (Graziella Moretto) que vive cada vez mais frustrada com o casamento. Sua presença altera a vida dessas pessoas e ele está ali procurando qual é sua identidade.

O que encontramos num filme de um diretor de primeira viagem que infelizmente não tem tantos recursos em um país no qual o cinema não é bem tratado? Algo que surpreende. Em diversos aspectos dou-lhe os pontos positivos a Feliz Natal. É possível que nós tenhamos boas atuações, haja vista que a intensidade do filme se dá pelo fato da filmagem tratar do detalhe, tratar de filmar a expressão de perto sem medo de que o ator/atriz não atinja tal sentimento que de requer para a cena. É necessário que se faça uma boa interpretação num filme em que a carga emocional é forte, num filme em que a infelicidade impera numa família e que te faz refletir se você é realmente feliz ou mesmo lhe mostra com todas as letras que você é feliz e que, de fato, aquilo existe. Um termo interessante no filme é o fato de palavras não serem necessárias em alguns aspectos o que nem sempre soa como bom mas que em alguns momentos olhares e gestos bastam.

A necessidade de se fazer uma reflexão, de analisar o social e de mostrar que o dinheiro ou até mesmo a falta dele não vai dizer ou definir se você é ou não feliz. Esse propósito é interessante. Agora algumas coisas me irritaram no filme, como por exemplo, a Trilha Sonora. Por favor, quem viu não me venha dizer que é boa. Ela é irritante, eu já não mais agüentava aquela música. A montagem não é das melhores e a fotografia pra mim é um enigma, já que não creio que a falta de luz seja o melhor remédio pra demonstrar a melancolia e a infelicidade. O título é um tanto provocativo, porque sai do cinema com uma certeza, de que se fosse pra ser verdadeiro, era melhor ser chamado de Infeliz Natal.

Nota: Quero desejar a todos aqueles visitam o Portal Cine, um Excelente Natal. Que todos vocês possam aproveitar essa festa que comemora o nascimento de Cristo e que muitas vezes é deturpada pela imagem do Papai Noel que, infelizmente, é algo somente comercial. Que Deus abençoe a todos e que Ele possa iluminá-los nesse fim de ano e que realize todos os desejos de vocês.

15 Respostas

  1. Gostei do trabalho de Selton Mello como diretor, um filme natalino totalmente diferente do que estamos acostumados… triste e melancólico…

    Robson… FELIZ NATAL pra vc tb meu caro! Foi ótimo acompanhar esse blog durante o ano e obrigado por acompanhar o meu tb… tudo de bom e muitos filmes de presente hoje à noite rsrsrs

    abraço!

  2. Sérgio Déda,

    Pois é, ele foge à regra do que o nome sugere. Mas é interessante esse propósito, esse novo modo de ver o cinema. Obrigado cara e saiba que é sempre um prazer receber seus comentários aqui e também visitar seu blog!

    Abraço!

  3. Eu admito que nunca fui muito fã do Selton Mello, apesar de reconhecê-lo como ótimo intérprete. Mas dos profissionais brasileiros gosto mais do Wagner Moura. E adoraria ter a oportunidade de ver este longa, ainda mais vendo que estamos a cada hora mais próximos do natal. Mas, infelizmente, o longa não foi lançado por aqui.

    Abraços, tenha um ótimo 25 de dezembro!

  4. Como comentei no blog da Kamila, esse filme tem tudo a ver com a data mesmo 😉 Ainda não vi, mas como admirador do Selton Mello, acho que não me decepcionarei com esse “Feliz Natal” – até porque o elenco parece ser bem competente.

    Enfim, um excelente Natal para você e toda sua família, Robson!

  5. Alex,

    Selton MElo ainda é o melhor pra mim, Wagner Moura tá se mostrando cada vez mais competente, mas Selton é mais completo. Veja assim que lançar em DVD, creio que irá gostar.

    Vinicius,

    Acho que irá curtir esse filme, ele é bem diferente mas não é ruim! O elenco é muito competente sim!

    Abraço!

  6. UFA! Estava com medo que vc detestasse depois de toda propaganda que eu fiz, hahahahaha. Bem interessante, né? E o elenco está, de fato, primoroso. Só os exageros estilísticos “a la” Cassavetes me incomodam um pouco…

    Excelente Natal, cara! E um 2009 perfeito!

    Abração.

  7. Robson, desejo que tenhas um Natal muito feliz, se possível cheio de prendinhas à mistura!!!!! 🙂

    Abraço.

  8. Kau,

    Calma Kau, relaxe! hehehehe O elenco é primoroso mas algumas coisas irritam mesmo.

    Red,

    Obrigado pelas palavras… só não entendi muito o “cheio de prendinhas à misturas”, o que seria aí em Portugal? hehe

    Abraços!

  9. Poxa doido pra ver, muito curioso pra ver como Selton Melo se saiu.

    Feliz natal pra você Robson. Tudo de bom pra sua família, paz, amor, saúde e etc, etc, etc….

    Abraço!

  10. Rafael,

    É um filme que pode não agradar a todos mas aqueles que apreciam a várias facetas de um filme podem enxergar algo a mais nele. Acho que irá gostar!

    Abraço!

  11. Esse filme é uma pancada! Eu saí do cinema completamente atordoada…

    Um natal maravilhoso para você, meu querido! Tudo de bom!

    Beijocas

  12. Cecilia,

    Senti essa mesma sensação ao sair do cine! hehehe Feliz Natal e não infeliz natal! hehehe

    abraço!

  13. Desculpe, Robson, mas eu gostei da trilha. xD Esperada e convencional, mas funciona. O que me irritou um pouco foi a tentativa excessiva do Selton Mello em buscar identidade, querer ser autorial. Alguns planos me incomodavam, alguns excessos também. Mas é um grande filme. Selton Mello será mais um que me levará ao cinema quando estiver seu nome na direção.

    Forte [ ]! E feliz natal. =)

  14. Essa ironia toda do filme deve ser primorosa, tô doido pra ver.

    E sim, FELIZ NATAL de verdade!

    Ciao!

  15. Jeff,

    Eu não conseguiii gostar da trilha, achei irritante demais pros meus ouvidos. Preferi as tentivas de ser autoral dele, isso em irritou menos. hehe

    Wlly,

    Veja, acho que irá gostar, talvez até mais que eu! Feliz Nataal!

    Abraço!

Deixe uma resposta

