» Margot e o Casamento

(Nota: 6,0)
Título Original: Margot at the Wedding
Gênero: Drama
Diretor(es): Noah Baumbach
Roteiristas: Noah Baumbach
Ano de Lançamento: 2007.
Elenco: : Zane Pais, Susan Blackwell, Nicole Kidman, Jack Black , Jack Black, Jennifer Jason Leigh, Seth Barrish.
Duração: 91 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Pouco sabia da história de Margot e o Casamento, sabia que era dividido na crítica, dos que achavam interessante tal contexto para conflitos familiares e de outros que viram que foi falho em diversos aspectos. Como um cinéfilo simpatizante do trabalho da belíssima Nicole Kidman (Invasores) acho que esse foi um dos grandes fatores para que pegasse o filme para conferir, até porque muito ouvi falar de sua boa atuação neste filme, fato que fazia algum tempo que não acontecia. Acho interessante aquelas tramas em que o foco principal são os conflitos familiares e acredito que existem diversas maneiras de tratar esse fator,  e curiosamente vi também o brasileiro Feliz Natal com Selton Melo na direção, porém são duas maneiras diferentes de conflitos familiares.

Margot (Nicole Kidman) é irmã de Pauline (Jennifer Jason Leigh – Este Filme Ainda Não Tem Censura). Ela decide ir ao encontro da irmã quando esta decide se casar com o estranho Malcom (Jack Black – Trovão Tropical). Ao chegar a emoções de anos anteriores voltam à tona e será nesse clima que discussões, conselhos, brigas e relações estarão imperando no filme de Noah Baumbach (A Lula e a Baleia). O que se pode dizer um filme tão dividido. Aqueles que gostam afirmam que isso é natural do diretor e que talvez não devamos esperar muita reviravolta dele. Aqueles não gostaram dizem que há melhores maneiras de se fazer um filme com essa temática e que o filme foi falho em diversos aspectos.

O fato é que eu fico no segundo grupo, naquele em que acredita que uma história que a princípio parece boba poderia sim ser transformada em algo mais dramático e não menos interessante. Poucos são os fatores que fazem o filme ser bom, um deles pode-se chamar de Kidman que realmente entregou uma excelente atuação que há tempo não ocorria. Seu personagem é irritante e mimado, faz com que simpatizemos em alguns momentos e odiemos em outros, isso não é fácil de fazer e pode ser distorcido por quem atua, mas ela permitiu e mostrou uma entrega interessante ao personagem. Leigh também está excelente, e acredito que seja a personagem que mais é simpatizada pelo público que assiste, foi a que mais eu torcia e que mais ‘normal’ parecia.

A trilha é interessante eleve, mas acho que a fotografia fria e constante não deve ter ajudado muito. Digo isso, porque a temática do filme é fria, realmente, mas algo inconstante também faz uma boa fotografia. O roteiro parece meio perdido e não entrega tudo para que compreendamos da melhor forma. Embasado nos diálogos, eles às vezes se mostram sem nenhuma lógica e mesmo assim os gestos e olhares não ajudam na compreensão. Não consigo enxergar tanta beleza num filme como esse mas irei conferir o anterior do diretor para que assim eu veja se o problema está no filme ou no diretor.

NOTA: Diante da “polêmica” dos blogueiros que não concordaram com a lista que foi exposta pela revista “Empire”, eu gostaria de lançar um desafio a tods. Não é bem um desafio, mas goatria imensamente que todos pudessem fazer uma lista com aqueles que acreditam ser os “25 maiores personagens da história do cinema” definindo por ordem de qual é o melhor!

Aos interessados em fazer essa lista, estarei recebendo através do e-mail: robson_filho@yahoo.com.br (adiado até o dia 15 de janeiro).

17 Respostas

  1. Robson, também não gostei desse filme, apesar da Nicole. E o meu problema é com o diretor mesmo, já que eu acho “A Lula e a Baleia” bem superestimado.

  2. Robson, penso quase igual vc. O filme tem vááários erros, mas arrancou um 7,5 na minha avaliação. Seu trunfo é Nicole que, pra mim, entrava fácil na lista do Oscar passado. Além dela, Jennifer Jason Leigh está incrível demais!!!

    Abração!

  3. Ainda não vi e ouvi muito pouco inclusive, mas como vc disse se a Nicole está ótima realmente então deve valer a pena…

    abraço Robson!

  4. Concordo plenamente com o que disse em relação à Nicole Kidman, uma pena que não tenha recebido o reconhecimento merecido por esse filme. Mas acho que “Margot e o Casamento” tem um excelente trabalho de roteiro e direção, realmente gosto muito do estilo do Noah Baumbach desde “A Lula e a Baleia”. Abs!

  5. O pouco que tenho ouvido sobre esse filme foi sobre a atuação do Jack Black (que me parece, pelos comentários, ser a melhor coisa do filme). Ainda não vi e confesso a vc que devo esperar que passe na TV a cabo pois não curto o gênero tanto assim.

  6. Ainda não vi esse filme, mas quero muito. Hoje está na moda falar mal da Nicole Kidman, mas acho q ela sempre faz escolhas ousadas. E o LULA & A BALEIA é ótimo.

  7. Não vi! Soube há pouco que o filme saiu no Brasil em DVD somente. E como sou fã de Nicole Kidman não vou deixar de conferir, mesmo com sua crítica não tanto favorável.

    Abraço!

  8. Matheus,

    Se o filme anterior for no mesmo estilo pode ter certeza que não farei questão de vê-lo. Se for assim, meu problema também é com a direção.

    Kau,

    De fato. Mas o desgosto com a abordagem do filme me fez diminuir mais a nota sim!

    Sérgio,

    Só vale por ela. Há quem fale de Jack Black, mas não gosto dele, então sou suspeito pra falar.

    Vinicius,

    Em alguns pontos discordamos, nem sempre uma boa direção quer dizer que seja um bom filme, não é mesmo?

    Roberto,

    Não vi nada demais na atuação de Jack Black, até porque não gosto dele, vai mais por Nicole mesmo. O filme é chatinho, merece ser visto na TV mesmo! hehehe

    Anderson,

    Não queria muuuito não se não você se decepciona, só queira. hehehe

    Rafael,

    Exato saiu somente em DVd e não fez mal. Deus me livre ver esse filme no cinema, sairia mais decepcionado ainda! hehehe

    Abraços!

  9. eu adoro a nicole e apesar de nao ter visto o filme ainda, ouvi comentarios positivos d um amigo… por outro lado, nao tenho mta simpatia por jack black apesar de ve-lo em coisas bem legais como be kind rewind e school of rock

  10. Não é bom, mas é de autor, e eu gosto disso!

  11. A Nicole realmente está excelente, o que achei melhor no filme foi sem dúvida os atores, todos inspirados, até o Jack Black, em um papel diferente do que está acostumado, mandou bem. Do Noah eu prefiro o anterior, “A Lula e a Baleia” é excelente!

  12. Lucas,

    Não esperar muita coisa pode até ajudar na cotação e no gosto pelo filme! não gosto de Jack Black tbm!

    Pedro,

    Nem sempre me agrada.

    Marcel,

    Eu não vi “A Lula e a Baleia”, a maioria diz ser superior, estou a procura para assistir!

    Abraços!

    • O que pode-se afirmar sem sombra de dúvidas, é que os comentaristas acima não sabem nada da arte do cinema. O filme é genial, profundo, um roteiro fascinante. Margot é um personagem espetacular.

  13. […] familiares e de outros que viram que foi falho em diversos aspectos. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  14. Vi pela metade, mas me aguçou a curiosidade de ver de novo. Acho que o filme tem molho, a cena da Nicole na árvore é ótima (um inseto entrou no meu ouvido), a solidão dela sem poder voltar para o chão.

  15. A nicole é bela , isso é inquestionavel’ so tenho isso a dizer

  16. gostei muito do filme pois é muito legal e eu não entendo essa pessoas que não entendem o filme e ficam fazendo critica.

Deixe uma resposta

