» Crepúsculo

(Nota: 6,0)
Título Original: Twilight
Gênero: Romance
Diretor(es): Catherine Hardwicke
Roteiristas: Melissa Rosenberg, baseado em livro de Stephenie Meyer
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Jackson Rathbone.
Duração: 122 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Filmes com contextos adolescentes e que fogem da realidade são cada vez mais constantes e procuram agradar a todos. Em Crepúsculo não é diferente. E mais uma vez nós encontramos um livro que vira filme, outro fato que é uma constante no cinema mundial e que talvez por isso faça com que muitas pessoas vão ao cine, sendo assim uma forma atrativa. Eu ainda não pude ler o livro até porque só soube de sua ‘existência’ com pouco tempo para lançar no cinema, porém a experiência foi boa e depois que sair de lá a minha primeira reação foi querer comprar o livro pra ler, mas por enquanto só fiquei no querer.

Baseado no livro homônimo de Stephenie Meyer, o longa conta a história da jovem adolescente Bella (Kristen StewartJumper) que se muda da casa da mãe para uma pequena cidade de interior chamada Forks onde seu pai, chefe de polícia, mora. Quando entra no novo colégio se ‘defronta’ com um estranho grupo de irmãos. Dentre eles é Edward Cullen (Robert Pattinson – Harry Potter e a Ordem da Fênix) quem chama a atenção dela e ela a dele. Aos poucos vão se conhecendo e ela vai descobrindo os seus segredos que, por fim, descore sua verdadeira identidade, ele é um vampiro e ela, mesmo assim, resolve seguir adiante com a paixão que sente pelo rapaz.

Em Crepúsculo nós encontramos uma grande densidade de emoções e de sentimentos que hora são atendidos e hora são perdidos. A chegada de uma jovem garota a uma cidade estranha a seu modo de vida parece algo normal e sem muito que divergir de um mudo normal e até certo ponto é isso que o filme mostra, uma garota normal que conhece pessoas na escola. Mas quando ela é salva por um garoto, Edward, e percebe que ele age de forma anormal, começa a pesquisar e descobrir aos poucos seus segredos e assim nós podemos perceber que o momento do filme muda e que assim ele já está no gênero de fantasia.

Acho que esses dois momentos bem diferenciados deram outra roupagem para um filme de tal gênero, já que permite ao espectador mostrar que a fantasia sobrepõe a realidade no momento em que Bella passa a perceber que o que ela somente achava que era irreal, agora caminha ao seu lado. O roteiro é bem firme e tem poucas falhas que não fazem distorcer a imagem do longa como um todo. Mostra maturidade e clareza já que mostra aos poucos a realidade daqueles pouco comuns a comunidade humana. A Trilha foi bem utilizada já que permite uma iniciação de música nos momentos certos e com os tons certos.

As atuações não são das melhores, mas também não dificultam o bom entendimento dos personagens. Creio que no tocante ao casal seja da parte de Robert Pattinson que falta um pouco mais de maturidade e mais expressão para o seu rosto que quase não muda com o passar dos momentos. Kristen nos entrega uma personagem que em momentos encontra-se insegura sobre suas atitudes e em outras parece completamente certa do que decide fazer, se esse é realmente o propósito do personagem, palmas para ela, se não ainda tem que melhorar. Prefiro imaginar que seja inerente da bela Bella. Poucas são as falhas que se pode mostrar, apesar de ser muito criticado principalmente por quem já leu a série de livros, a mim o filme agradou e me fez querer lê urgentemente esse mundo que me parece cada vez mais curioso. Saio da fantasia do menino-bruxo que há algum tempo acabou e entro na fantasia do romance vampiro.

17 Respostas

  1. Que bom que aprovou tanto assim o filme, eu também gostei bastante (mas não cheguei a dar uma nota tão alta). Apesar de alguns aspectos negativos (em especial a atuação do Robert Pattinson), sem dúvida é um ótimo filme.

  2. Opa, mais um que gostou do filme! Minha nota foi 8,5 (ou algo assim, nem lembro) e realmente achei o filme muito original e bem feito. O visual é sensacional!!! O que é a cena da partida de baseball na tempestade??? Linda!

    Abraços

  3. Vinicius,

    Estou do lado de quem não leu o livro já que tenho certeza que se tivesse lido não gostaria tanto. Mas é muito bom, hehehe.

    Kau,

    Folião, achei muito bom e concordamos com as notas hein? Enfim, aquela cena do beisebol é fantástica mesmo, me arrepiei!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços!

  4. achei o filme bom, embora as atuações parecem perdidas e despreparadas. e pattinson realmente nao muda de expressao durante a historia. tb achei a maquiagem um pouco feia, grotesca. essa cena do jogo de baseball é realmente super bacana, assim como a cena em q edward leva bella pro topo de uma arvore…

  5. Para mim este filme foi decepcionante. Um roteiro fraquíssimo, atuações rasas e uma trama sem nexo. Infelizmente.

  6. O grande trunfo do filme foi ter privilegiado o romance, em detrimento da fantasia. Ao colocar o amor no ponto central, fica mais fácil da gente entender os conflitos pelos quais passam Bella e Edward. Por isso, tudo o que vemos em tela fica crível!

  7. O filme tem falhas, sim. Mas possui também virtudes que não deveriam ser desmerecidas. Gostei do filme e vi muita coisa boa nele bastante subjugada. É bom entretenimento.

    3 estrelas.

    Ciao!

  8. Lucas,

    Realmene acho que a maquiagem deixou a desejar e tornou-se um pouco falsa, inexpressiva. Mas é um bom loonga, pelo menos pra que não leu o livro.

    Anderson,

    Não me decepcionei tanto assim, fui sem muitas pretensões e me impressionei.

    Kamila,

    Falou e disse… a aposta no romance deu certo e ficou interessante.

    Wally,

    Dei um pouco mais na cotação porque acho que me envolvi mais com a trama, adoro essas temáticas…

    Abraços!

  9. Nossa, não só estou surpreso com a sua nota muito alta, como também estou com a visão dos colegas a cima. O livro já é tedioso e o filme eu aguentei exatos 16 minutos e parei. Por isso não falo muito sobre o mesmo, a não ser dizer que começa muito mal e que as atuações são um porre.

    Abraços!

  10. Não gostei assim tanto quanto você Robson, e eu até repudiei bastante na minha crítica que ainda não postei. Concordo que as atuações ão dificultam o bom entendimento dos personagens, mesmo assim não funcionou para mim…

    2 estrelas.

    Abraço!

  11. Alyson,

    Eu gostei bastante, não tenho como achar ruim, esses filmes me agrdam. Mas, poxa, você bem que não gostou mesmo hein? Dê uam chance… hehehe

    Rafael,

    Poxa, não achei tão ruim assim. Ainda funcionou pra mim sim! hehe

    Abraços!

  12. Eu achei legal, mas não chega a ser um bom filme. Tem técnica mediana e atuações fracas.

  13. Não gostei do filme. A direção é horrível e as atuações deixam muito a desejar. Kristen Stewart ainda é melhor que Robert Pattinson, que passa o filme inteiro com cara de dor de barriga. Sem falar do ator que interpreta Jasper, que mais parece Edward Mãos de Tesoura, e daquela coisa nada a ver que escalaram para ser Jacob. Eu só gostei mesmo de Charlie e do roteiro, que, apesar de extremamente fiel, foi porcamente filmado. Espero que o segundo filme seja melhor, principalmente em virtude do orçamento, que irá aumentar consideravelmente. Os efeitos vão melhorar (precisam!) e a diretora já foi substituída.

  14. nuss eu amei

  15. foi o melhor filme detodos os tempos a direção ta de parabens

  16. eu adorei filme e livro, ja li todos os livros e adorei todos eles.
    quanto ao filme eu achei maravilhoso e a atuaçao do robert nao deixou nada a desejar.

  17. eclipseeeeeeeeeeeeeeee

Deixe uma resposta

