» O Poderoso Chefão II

(Nota: 10,0)
Título Original: The Godfather: Part II
Gênero: Drama
Diretor(es): Francis Ford Coppola
Roteiristas: Mario Puzo e Francis Ford Coppola, baseado em livro de Mario Puzo
Ano de Lançamento: 1974.
Elenco: Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro, John Cazale, Talia Shire.
Duração: 200 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

E continua não só a saga da família Corleone, mas a minha saga em resgatar os filmes antigos de bastante sucesso e que ainda não tinha tido a oportunidade de conferi-los. Já tendo visto o primeiro filme da trilogia (O Poderoso Chefão) agora me aventuro no segundo longa dessa fantástica história sobre uma máfia italiana existente nos Estados Unidos. Nele me deparei com excelentes e surpreendentes atuações de Robert De Niro (As Duas Faces da Lei) e Talia Shire (Huckabees – A Vida é uma Comédia).

Dessa vez a história é mais detalhada. O mais longo dos três filmes, O Poderoso Chefão II conta com minúcias a vida de Vito Corleone (agora interpretado por Robert DeNiro majoritariamente) desde quando saiu da Itália e foi para a América e como se tornou o padrinho da grande sociedade ítalo-americana. Simultaneamente, passa o desenrolar da vida de Michael Corleone (Al Pacino – As Duas Faces da Lei), agora como o padrinho da família Corleone. Mostra seus problemas e suas intenções, os inimigos e aqueles que não somam em nada.

Eu achei bem mais interessante essa segunda parte dessa saga. Nela, nós podemos enxergar como tudo começou e de que forma aquela família se iniciou, como toda aquela estrutura ‘familiar’ ocorreu. De forma concomitante nós também enxergarmos a era de ouro da máfia, o momento em que Michael tenta tornar os negócios da família legais, sem deixar de lado o lado autoritário nem tampouco as armas. Para que isso pudesse tornar algo mais palpável, nós temos uma grande ajuda da trilha sonora que ainda se mostra bastante eficaz e clássica, permitindo entrarmos no ambiente em que a desconfiança e as poucas palavras são mais fortes do que qualquer outra coisa.

O elenco dessa segunda parte parece bem mais seguro do que faz, talvez pelo sucesso do primeiro filme e nos entrega atuações mais sólidas e mais intensas, permitindo assim que a obra fique cada vez mais interessante e instigante. Apesar de alguns falarem que a montagem não foi tão boa quanto a primeira, acho que ela foi regrada com toques que fizeram entender muitos fatos. A fotografia está de excelente qualidade e ouso dizer que está melhor que o primeiro. O que acho fantástico nessa saga é que às vezes para bom entendedor meia palavra basta e os gestos do Don Corleone são o suficiente para seus homens.

Francis Ford Coppola mais uma vez acerta na dose da adaptação e nos entrega uma excelente obra em que a precisão é muito bem medida e os fatos são contados de forma interessante e original. Pra mim foi o melhor que teve até agora, há quem diga que o primeiro é superior, porém acho que a segunda parte nos deixa mais a par da situação e o entendimento é preciso para que a obra agrade.

18 Respostas

  1. Acredita que nunca vi a saga “O Poderoso Chefão”?! Tenho até vergonha em dizer isso…

  2. Anderson,

    Eu também nunca tinha visto, essa é a primeira vez. Morria de vergonha… mas com calma você vai assistindo!

    Abraços!

  3. Robson, eu ainda acho que o único que merece nota 10 é primeiro. Mas falando assim, parece que detesto os outros 2, né?! Muito pelo contrário, rsrsrsrs. Esta segunda parte leva um 9,5 e a terceira, 9,0. A melhor trilogia já feita, sem dúvidas…

    Abraços!

  4. Kau,

    Engraçado, acho que há uma divisão bem clara quanto a isso. É indiscutível que é a melhor trilogia e que o primeiro é excelente, mas achei o segundo mais cimpleto e mais maduro, talvez por isso achei-o tão bom quanto o primeiro, apesar de que em questão de preferência, eu fico com o segundo mesmo.

    Abraços!

  5. Para mim todos os filmes da trilogia levam 10 em 10. Mas é certo que não há amor como o primeiro. Por lá andava um ‘monstro’ apenas com o nome de Marlon Brando…

    Abraço.

  6. Único da trilogia que ainda não vi e preciso fazer isso urgente!

  7. Não acho perfeito, mas também não acho exagero dar 5 estrelas para esse filme!

  8. É muito difícil que uma continuação supere o trabalho original, mas é isto que acontece com este “O Poderoso Chefão 2”. Também gosto muito mais deste filme do que do primeiro e acho que, em parte, isto se deve ao desenvolvimento da história – que mostra a ascensão de Vito Corleone, ao mesmo tempo em que mostra Michael assumindo o lugar que era do pai.

  9. Red,

    De fato, Marlon Brando apimenta mais o filme e deixa-o interessante. Mas, pra mim, o segundo demonstrou-se melhor pelo todo.

    Vinicius,

    Está perdendo o melhor, então… hehehe

    Pedro,

    Acho-o perfeito, mas pelo visto não irei conseguir muitos defeitos no próximo também, não é?

    Kamila,

    Que bom que partilha da mesma idéia. Penso extamente da mesma forma que você.

    Abraço!

  10. A cena final onde Micheal fica sentado e fica olhando e passa o flashback do pai dele …

    Perfeito pra caralho …
    Acima de 100% sem nenhum problema …

  11. É a melhor trilogia já feita, e um dos poucos em que o 2 realmente é melhor do que o 1.. .Mas claro que a falta do Marlon é muito sentida, que ator sensacional…

  12. JP,

    Essa cena é fantástica… perfeito…

    O Cara,

    Inda bem que não estou sozinho… apesar da falta de Marlon[2]

    Abraços!

  13. Se eu falo, ninguém acredita, mas nunca vi “O Poderoso Chefão: Parte II” e nem o terceiro. Irresponsabilidade minha mesmo, hehe. Abraço!

  14. Olha eu aqui pela primeira vez – Bom, eu serei crucificado pra sempre mas, prefiro a terceira parte, ao resto – este sim é uma obra-prima! Alias, a trilogia em si !

  15. Rafael,

    Tenha calma, você assisti com calma, tempo não falta… hehehe

    Cleber,

    Obrigado pela visita, mas você é o primeiro que disse preferir o último… hehehehe ainda não pude conferir!

  16. Bom saber que a segunda parte da trilogia “O Poderoso Chefão” te impressionou a ponto de dar-lhe nota 10. O mesmo ocorreu comigo, ainda que prefira o primeiro. Copolla fez um filme tão intenso e inesquecível que se o cinema ainda tiver mil anos a mais, daqui a mil anos sua obra será reverenciada.

  17. Alguém q eu conheço me dxou o seguinte enigma
    ”se vc for inteligent esse filme mudará a sua vida”

    vo ver o II hoje pela segunda vez ;D

    num curso d cinema q tão fazendo em sampa
    ”como ver um filme” usam a trilogia como exemplo .Logo,PUTZS esse filme é importante e eu n sei ver filme pq apesar d achar bom n sei fazer um bom comentario sobre o q achei do filme e td tá,vejamos…

    tem meio d comentar sem dar spoiler pra quem n viu ainda? Cuidado spoiler,n leia se n viu ou perderá a emoção do imprevisivel

    Cara ensaindo pra falar com o Don vito,morri xD
    Cara se lamentando e levando supapo do Vito,morri xD
    Balões escandalosos e a frase do Vito, morri xD
    ”You undertaund everything” padeiro ,morri xD

    chega d comentar (se é q dah pra chamar isso o.o’ )

    Como foi q o marido da irmã do sonny parecia interão dpois daquela surra?? Digo,ele parecia morto pra mim!!

  18. I was looking through some of your content on this website and I believe this site is very instructive! Retain posting .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: