» O Lutador

(Nota: 8,5)
Título Original: The Wrestler
Gênero: Drama
Diretor(es): Darren Aronofsky
Roteiristas: Robert D. Siegel
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood, Mark Margolis, Todd Barry, Wass Stevens.
Duração: 115 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Muito se fala da capacidade de alguns atores que, antes esquecidos, voltam com todo gás ao mundo televisivo, cinematográfico ou até mesmo teatral. Voltam com a capacidade de ganhar prêmios por suas atuações, enfim. O que parece que está acontecendo atualmente com Mickey Rourke (Chamas da Vingança), esse ultimamente anda causando alvoroço nas premiações por sua interpretação em O Lutador. Diante disso, fiquei bem curioso não só pelo filme como também pela atuação dele e da gloriosa Marisa Tomei (Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto), já que ambos foram indicados não só ao Oscar pelo filme.

Randy “Ram” Robinson (Mickey Rourke) foi em tempos atrás um grande lutador profissional. Fazia as pessoas, que gostavam de luta livre, irem ao delírio com suas lutas e foi ídolo de muitos dos adoradores do esporte. Porém, com o passar dos anos a idade foi pesando em suas costas, fazendo com que as lutas que participava não passavam de encenação e isso piora quando é acometido de um ataque cardíaco sendo proibido de fazer o que mais gosta: lutar. Mesmo que seja de maneira teatral e fingida.

Confesso que as expectativas foram um tanto altas para O Lutador, talvez pelo que exaltaram do papel de Mickey, talvez por Marisa ou até mesmo por falarem do filme como um todo. E é impressionante como sempre isso prejudica o espectador, a grande expectativa faz com que esperemos mais do que o necessário. Acredito que esse foi o motivo por eu ter gostado do filme, porém não tanto quanto alguns outros colegas cinéfilos. O fato é que a narrativa do filme é interessante e nos permite que conheçamos somente o suficiente do personagem. O começo é um tanto irritante, com tantas lutas, coisa não sou tãão chegado. Mas isso faz com que enxergamos a rotina daquele homem que um dia foi tão famoso.

A atuação de Mickey de fato impressiona, porém não acho que ele tenha se saído tão excelente a ponto de desbancar os outros concorrentes do Globo de Ouro, por exemplo, e possivelmente do Oscar. Ele merece reconhecimento pelo trabalho, mas prêmios seria um exagero, eu acho. Encontramos neste filme, uma Marisa Tomei extremamente a vontade mesmo que seja em um papel de uma stripper que seduz os desejos de Randy, outra que mercê as indicações, mas tendo em vista suas concorrentes tenha pouca chance de ganhar.

O roteiro não é dos mais originais, porém não é tão falho e cumpre de forma interessante o propósito do filme. Talvez umas cenas ou outras deixem a desejar, mas, ainda sim, consegue prender perfeitamente a atenção do espectador. No entanto, creio que esse gênero de filme não seja bem o que todos gostam principalmente mulheres, digamos, um pouco delicadas. Mas vale a pena conferir.

Anúncios

11 Respostas

  1. Estou ansioso para ver.

  2. Não concordo nada em relação à atuação do Mickey. Acho que se tem algum ator que merece a maioria dos prêmios da temporada, esse é ele. Senti que você não gostou muito do filme, por isso achei estranha a cotação divergente da crítica. Abraço!

  3. Mais uma excelente crítica… Dessa semana não passa… Deveria ter visto esse ao invés de “Operação Valquíria”…

  4. Acho que muita gente vai pegar no teu pé pelo que você disse do Mickey Rourke neste filme. 🙂

  5. Anderson,

    É bom… hehehe

    Vinicius,

    Eu gostei da atuação dele, mas acho que não tá tão emocionante assim, não sei. Como vi O Curioso Caso percebi que ele tem larga vatagem sobre Pitt. Eu gostei do filme, mas não foi aquela toda coisa que achei que poderia ser.

    Juliano,

    Veja, mas com cautela, achei que seria muito e nem foi tanto.

    Kamila,

    Já percebi que isso é fato! heheh

    Abraços!

  6. A droga do cinema aqui não esta passando-o…espero que chegue logo. 😡

    Ciao!

  7. Robson, achei “O Lutador” bem interessante, mas não cheguei a me empolgar. Se o Rourke levar o Oscar, não vai ser injustiça. Mas minha torcida está com Sean Penn!

  8. Já eu acho o contrário: o prêmio deve ser de Mickey Rourke. O que não ando contente em ficar lendo é essa coisa de que o ator tinha uma carreira extraordinária no passado e que seu talento era à lá Marlon Brando. De longe este é o seu melhor papel e interpretação.

  9. Achei excepcional, até agora o segundo melhor filme já lançado em 2009, perdendo apenas para “Dúvida”. Acho que o aronofski só reafirmou sua criatividade e capacidade na direção, e Rourke renasceu definitivamente das cinzas. Marisa Tomei e Evan estão ótimas.
    Porque um filme como este foi ignrado da seleção de melhores filmes no OSCAR????

  10. […] Carvalho MOVIOLA DIGITAL  Rafael Moreira TABLITO  Renan Barbosa O EMBASBACADO  Robson Saldanha PORTAL CINE  Rogerio Nascimento CINEMA EM CASA  Tommy Beresford CINEMA É MAGIA  Victor Nassar PIPOCA COM […]

  11. […] com igual cautela, pois pode não agradar a todos. Porém, entendo que o diretor Darren Aronofsky (O Lutador) conseguiu mesclar o mundinho perfeito e delicado das moças bailarinas com um thriller cheio de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: