» Cerimônia do Oscar 2009 – Comentários

605_hughjackman21

Destaque para a excelente apresentação de Hugh Jackman que, quando eu soube, achei que seria um fracasso, porém ele mostrou grande desenvoltura para minha surpresa.

Essa é a primeira vez que acompanho, de fato, um Oscar com mais conhecimento sobre os filmes que a ele concorrem. E ao contrário dos meus tiros cegos no Globo de Ouro, no Oscar foi mais fácil definir quais seriam os possíveis ganhadores. Das 21 categorias que apostei (tirando os curtas e documentários) eu consegui acertar 17, o que não está tão ruim. O fato é que pareceu bem mais previsível do que eu imaginava, mas talvez não seja culpa da Academia e sim mais porque eu pude conferir muitos dos filmes concorrentes. Vamos a alguns pequenos detalhes que me deixaram curioso, feliz ou triste na cerimônia.

Já era de se esperar que Slumdog Millionaire se tornasse o filme com o maior número de estatuetas, perdendo em categorias que realmente não teve tanta expressão, portanto, em edição de som que foi dado de forma justa ao filme de Nolan e a de Canção Original que impossivelmente poderia levar duas estatuetas numa mesma categoria. Em segundo lugar vem Benjamin Button que ganhou inexpressivos três Oscar’s em comparação ao número do filme anteriormente comentado. Quem surpreende levando ainda dois Oscar’s é The Dark Night que leva o mais que merecido prêmio de Melhor ator Coadjuvante para o saudoso Heath Ledger por Coringa e também por Edição de Som que faz jus ao espetáculo sonoro do filme. Além desse também temos Milk que levou duas estatuetas com o excelente roteiro de Dustin Lance Black que além de tudo é assumidamente gay, o que deve ter ajudado e também pela excelente atuação de Sean Penn que cada vez mais mostra seu grande potencial de atuação. Apesar de também considerar a grandeza da atuação de Mickey, Penn merece.

Um fato que me chamou bastante atenção quando começou a cerimônia com a apresentação das seis primeiras categorias foi o fato que ganharam seis filmes diferentes. Não sei o quão comum é, mas quando se trata de filmes que tem 13 ou 10 indicações é normal que eles comecem a disparar na frente logo no início e isso não aconteceu. Foram seis categorias: Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado e Original, Animação, Direção de Arte e Figurino. E seis diferentes filmes ganhadores: Vicky Cristina Barcelona, Quem Quer Ser Um Milionário?, Milk – A voz da Igualdade, Wall-E, O Curioso Caso de Benjamim Button e A Duquesa, consecutivamente. Desses eu errei por Roteiro Original mas foi mais porque fui pelo ‘coração’ do que pela ‘razão’. Achei as premiações justas, sem quaisquer intervenções. além do que, acho que pra mim a amior surpresa da noite foi o Oscar de Melhor filme Estrangeiro ser entregue ao filmes Departures do Japão, deixando o israelense Valsa Com Bashir de fora, o que era muito pouco provável.

Outro fato interessantíssimo é a beleza com que a produção foi feita para essa cerimônia. Com destaque para a excelente apresentação de Hugh Jackman que, quando eu soube, achei que seria um fracasso, porém ele mostrou grande desenvoltura para minha surpresa. Com apresentações maravilhosa, em especial o número musical com Beyoncé e também abertura que demonstra, de forma irônica, que a crise também chegou na Academia. De um modo geral estou completamente satisfeito com o saldo do Oscar 2009, mostrou maturidade nas premiações e verdadeiro brilhantismo na produção, isso só me fez empolgar-me mais como cinéfilo e fez até que minha irmã quisesse ver mais filmes e poder comentá-los comigo.

13 Respostas

  1. Também fiquei muito satisfeito com essa edição do Oscar! Não consegui acompanhar a cerimônia em sua totalidade, mas pelo pouco que vi deu para perceber que tudo estava impecável! Além disso, as premiações foram mais do que justas.

  2. Tão previsivel quanto os filmes que concorreram. Com exceção da derrota de Bashir. Que me fez lembrar a derrota de “Labirinto do Fauno” a um tempo atrás.

    Abraços!

  3. Cerimonica muito previsivel, e sem graça!

  4. Foi a melhor cerimônia de Oscar que eu já assisti (leve-se em conta que eu só acompanho desde 2005). Hugh Jackman se saiu muuuuito bem. A idéia dos números musicais foi excelente. Todos ficaram ótimos. E a entrega dos prêmios para os atores também merece destaque. Eu chorei quando a família de Heath Ledger foi receber o prêmio, não tanto porque ele ganhou, mas por lamentar profundamente sua morte. O Coringa me dá arrepios até hoje. E o mundo o perdeu de uma forma tão boba… É revoltante. Enfim. Eu acertei apenas 12, mas só porque amo tanto Wall-E que o coloquei como vencedor em todas as categorias que ele concorreu. Aí já viu, né. =P Bjo, Jobs.

  5. No que diz respeito aos prêmios distribuídos, a noite de ontem foi um tanto óbvia. Porém, foi uma festa muito emocionante por causa das mudanças feitas pela dupla de produtores. Desde o novo cenário, passando pela nova maneira de apresentar as categorias de atuação até chegarmos a um apresentador de perfil entertainer. Foi tudo PERFEITO!!!! O melhor show do Oscar que eu vi desde o de 2003.

  6. Legal a nova dinâmica! Mas não gosto de como anunciaram os vencedores nas categorias de atuação.

    E como assim Slumdog com Mixagem de Som???????????????????? Oo

    Abs!

  7. Também gostei muito da premiação, na sua totalidade.
    Departures realmente foi a única “grande surpresa”, eu ainda não assisti, mas espero que tenha sido uma nomeação justa.
    Abraço!

  8. cara… faz tempo que naum passo por aqui. hehehe!

    pra mim tbém foi a melhor premiação dos últimos, sei lah, 6 ou 7 anos… faz 10 anos que acompanho na íntegra e seriamente a entrega do oscar, e devo dizer que essa foi a mais enxuta e funcional. foram 4 horas que para mim passaram voando, na boa. hugh jackman tbém me impressionou no comando da festa — a desenvoltura do moço no comando da premiação me deixou deveras feliz. acho que não gostava tanto de um apresentador do oscar desde woopi goldberg (e devo mencioinar o john stewart tbém: as melhores piadas!). a apresentação dos prêmios de atuação também foi foda demais! a surpresa pra mim foi mickey rourke não ter ganho como melhor ator… eu sempre gostei do sean penn, mas achei que a vitória de 2003 ainda estava muito fresca na cabeça dos votantes, e que eles não perderiam a chance de premiar um ator que renasce das cinzas, por assim dizer…

    apesar de apostar em valsa com bashir (com o coração, claro, pq pra mim foi o melhor dos indicados) sabia que a academia não concederia o oscar de melhor estrangeiro a uma animação-documentário. seria como indicar the dark knight a melhor filme, e premiar. o velho preconceito.

    e o lance q tuh comentou da distribuição das estatuetas, eu acho que isso mostra um certo amadurecimento da academia. acho que pela forma com que a indústria se apresenta hj fica difícil alguma coisa ser unanimidade absoluta como em outros tempos… acho que cada vez menos vamos ver coisas como ben-hur, titanic e o retorno do rei nas premiações. e quem tentar, vai ficar a ver navios… vide benjamin botão. (=

  9. Acho que sou um dos poucos que não gostou da cerimônia, mas adorei os vencedores.

  10. Quem Quer Ser Um Milionário? e a consagração de Danny Boyle.

  11. Eu adorei este Oscar. Achei tudo muito bem feito e cheio de energia. Agora preciso mesmo é ver Slumdog…

    Ciao!

  12. Voto no Jim Carrey para apresentar o Oscar. Acho que seria o máximo.
    =)

  13. fiquei tao feliz com o oscar deste ano que fiz questao de assistir ao maximo os filmes e que por sinal me supreenderam muito pela qualidade. so nao gosto ainda do excesso de comentarios sobre o slumdog. acho um bom filme sobretudo tecnicamente, mas nao merecia ao meu ver todos os premios. fiquei muito muito feliz pela pelenole que era minha favorita seguida pela viola. e sempre apostie mto no hugh como host, porque tenho uma tremenda simpatia por ele, alem de reconhecer nele um talento em potencial. a cerimonia foi informal, moderna, bonita e dinamica. curti mto do começo ao fim.

Deixe um comentário

