» Quem Quer Ser um Milionário?

(Nota: 9,5)
Título Original: Slumdog Millionaire
Gênero: Drama
Diretor(es): Danny Boyle, Loveleen Tandan
Roteiristas:Simon Beaufoy, Vikas Swarup
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Raj Zutshi, Jeneva Talwar, Freida Pinto.
Duração: 120 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Sempre gosto de ver a filmografia de quem atua e de quem dirige um filme pra saber quais foram os possíveis filmes que já tenha assistido daquele diretor ou ator. E é impressionante que de vez em quando eu me surpreenda com o resultado. Como aconteceu com o filme de Woody Allen, eu NUNCA havia assistido a um filme sequer dele, mas agora já melhorou, são dois e mais virão. Com Danny Boyle (Sunshine – Alerta Solar) também foi a mesma coisa, eu nunca pude conferir um filme seu. É claro que não se compara com Woody até porque a lista de filmes desse é bem maior. Enfim, tive a oportunidade de conferir Slumdog e, sem muitas expectativas (mesmo com tantas indicações e tal, achei a sinopse um tanto besta), acabei me surpreendendo com o longa.

Jamal Malik (Dev Patel) é um jovem garoto de 18 anos de idade. Oriundo de uma pobre família das favelas de Mumbai está próximo de ser o mais novo milionário da Índia, concorrendo a 20 milhões de rúpias para responder a uma pergunta ou então continuará na pobreza. No auge do programa que o tornará, possivelmente, rico ele é preso pela polícia de Mumbai por forte suspeita de fraude, devido as suas condições. A questão que paira no ar é se ele é realmente uma fraude, um gênio ou será o destino.

Sei que pode ser uma comparação infundada, mas em alguns momentos vi no filme de Boyle algumas semelhanças com Meireilles, mas creio que seja só uma semelhança sem qualquer alusão já que, apesar da locação ser na favela, o propósito do filme é outro, mas é impossível não lembrar do excelente Cidade de Deus nos primeiros minutos de filme. O roteiro de Quem Quer Ser Um Milionário? A princípio parece um tanto presunçoso por ter uma história que parece não ser tão empolgante. No entanto, com o passar do filme você vai pegando a essência do longa e passa a entender qual a magia do filme. E talvez por toda essa ousadia que o Roteiro apresenta que conseguiu arrematar a estatueta do Oscar.

Nada mais justo que Dani Boyle tenha sido indicado a Melhor Direção pelo Oscar de 2009 e que, por conseguinte, tenha conseguido levá-la. Sua grande sacada foi fazer com que cenas que poderiam ser totalmente clichês não se mostrassem tanto assim e o contorno que deu foi espetacular. Aliado a isso, o que você acha que vai acontecer pode ser que não aconteça, somente pela forma magistral com que a as cenas se sucedem. Com uma trilha sonora que faz qualquer um ter vontade de dançar, Slumdog também acerta nesse quesito e faz o filme ficar ainda melhor.

Acho que o prêmio de Melhor Filme foi justo, mesmo torcendo lá no fundo pelo Curioso Caso de Benjamin Button que atingiu muitas das minhas expectativas. O que não podemos dizer muita coisa é sobre as atuações. Não há nada que prejudique o filme e assim nos permite assistir sem mais problemas, no entanto há a ausência de uma grande atuação, algo natural aos filmes que tem muitas indicações. Porém isso não o diminui em nada e faz você torcer pelo garoto do mesmo jeito, como se você apenas mais um telespectador de Mumbai e não de um filme.

———————————————————————————————————————

aniversario
Nota: Queria aproveitar o espaço dos aniversariantes de hoje para desejar tudo de bom para nossa amiga Cecília Barroso do excelente blog Cenas de Cinema. Que nesse dia tão especial, você possa aproveitar cada segundo com sua família e o Portal Cine deseja muitos e muitos anos de felicidade e de muitos filmes. Que Deus te abençoe e te ilumine.

18 Respostas

  1. “isso não o diminui em nada e faz você torcer pelo garoto do mesmo jeito, como se você apenas mais um telespectador de Mumbai e não de um filme”. Puxa, adorei esse trecho. Realmente fiquei torcendo como um simplres espectador daqueles. E, por isso mesmo, acho que o filme funciona tão bem!

  2. Eu vejo mais Cidade De Deus na edição frenética do que na própria fotografia. (não tirando a semelhança)
    Mas são filmes completamente opostos – um é sobre superação e esperança e o outro afundado em desencardo de consciência.
    Adorei o filme de Boyle também, e muito superior a qualquer referência assim dita.

    Grande abraço!

  3. Ainda não conferi este filme do Danny Boyle, mas tenho altas expectativas em relação à “Quem Quer Ser um Milionário?” por causa dos prêmios conquistados. Além disso, estou curiosa por causa dessa comparação com “Cidade de Deus”. Confesso que não consigo ver similaridades entre os dois filmes…

  4. Fantástico. Adorei “Quem quer ser um milionário?” por ser justament o estilo que gosto, simples. O filme nos prende do início ao fim sem forçar a barra, até mesmo os créditos dá vontade de assistir. Cinema puro. Abraço!

  5. AINDA NÃO VI, ÁS VEZES ACHO Q VOU GOSTAR, ÁS VEZES ACHO Q NÃO… VAMOS VER NO QUE VAI DAR.

    ABRAÇOS

  6. Meu filme favorito do ano. Dei cotação máxima, gostei tanto que chego a considerar uma obra-prima (algo que não faço com frequência), enfim, feliz pelo Oscar!

    Abraços Robson!

  7. Vinicius,

    Antes de mais nada obrigado pelo elogio, e então não foi só um sentimento meu, é isso que faz o filme funcionar bem mesmo.

    Gaetano,

    Obrigado pela visita. Concordo que são histórias opostas, as as semelhanças eu achei curiosas.

    Kamilla,

    A principio também não veria semelhança, e realmente no quesito roteiro não há semelhança. Mas o que é interessa são alguns fatos fotográficos que torna semelhante, mas somente no início e nada mais.

    Rafael,

    Exato. Senti vontade de ver até os créditos, aquela dança no fim era certa para ganhar o Oscar.

    Brenno,

    Tinha essa mesma impressão, mas no fim das contas adorei, acho que achará o mesmo.

    Sérgio,

    Cotação máxima eu quase cheguei lá, um dos melhores do ano é sem dúvida, mas obra-prima ainda não, acho que está um pouco longe disso, mas cada um com suas obras-primas, concorda?

    abraços!

  8. Nossa, acho que fui um dos únicos que não vi ainda…querero muito. Devo ver no DOMINGO.

    Ciao!

  9. Wally,

    Se você continuar com os gostos parecidos comigo, irá gostar, sem dúvida!! uihauhauhauha

    Abraços!

  10. Não gostei tanto do roteiro do filme, foi o que me fez diminuir a nota dele. Achei um pouco forçado no quesito “eu sei todas as respostas”, o filme poderia ter ido por um outro caminho e são até melhor do que o resultado original. mas enfim, não deixa de ser um ótimo filme!

    E parabens para a Cecilia! =)

  11. Marcel,

    Engraçado, umas das coisas que eu mais gostei no propósito do filme é justamente procurar mostrar o porquê desse garoto saber todas as respostas e não, somente, porque ele é um trapaceador ou um gênio. Está, justamente, no roteiro o diferencial do filme de Boyle.

    Abraços!

  12. UFA! Fiquei com medo que vc não gostasse do filme… Mas vejo que vc deu a mesma nota que eu!!!

    Belo filme, ótima técnica e impressionante direção.

    E parabéns à querida Ciça!!!!

    Abs!

  13. Kau,

    Quase sempre temos notas e opiniões semelhantes não é? Pois bem. Só não entendi proque não gostou da crimônia de entrega das melhores atuações, que falou no post anterior! Explique-se!

    Abraços!

  14. Valeu Robson por passar lá no blog. Estou favoritando você lá!
    Grande Abraços!

  15. Oi, meu querido amigo!
    Fiquei muito feliz com a lembrança!

    Quanto ao filme, gostei, mas não tanto assim.

    Um beijão enorme!

  16. Robson, meu caro, eu adorei este filme! Acho que o trabalho é muito sincero – tipo aqueles que propõe um final feliz e ponto. É uma verdadeira luz no fim do túnel, para ser bem clichê. Acho que há tempos não se fazia um filme tão otimista como este.
    Um abraço!

  17. Se tivesse em português seria melhor..
    mas fora isso, eu adorei o filme! fantastico!

  18. […] CINEMA EM CASA Renan Barbosa O EMBASBACADO Ricardo Nespoli O CARA DA LOCADORA Robson Saldanha PORTAL CINE Victor Nassar PIPOCA COM MANTEIGA Vinícius Pereira BLOG DO VINÍCIUS Vinicius Silva SOB A MINHA […]

Deixe um comentário

