» Dúvida

(Nota: 8,5)
Título Original: Doubt
Gênero: Drama
Diretor(es): John Patrick Shanley
Roteiristas: John Patrick Shanley
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: : Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Alice Drummond.
Duração: 104 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Eu estou sim perseguindo Meryl Streep (As Pontes de Madison) ultimamente, mas que culpa eu tenho se ela é uma excelente atriz e seus trabalhos são maravilhosos de se ver? E aí está mais um e mais uma indicação ao Oscar. A mulher é tão maravilhosa que possui um recorde entre homens e mulheres com 12 indicações ao Oscar de Melhor Atriz e 3 indicações de Melhor Atriz Coadjuvante mas não se sabe por que só conseguiu ganhar uma vez de melhor atriz por “A Escolha de Sofia” e uma de Coadjuvante por “Kramer vs. Kramer“. Tive a oportunidade de conferir o seu mais novo filme: Dúvida e sem (desculpe o trocadilho, hehe) dúvida ela se mostra cada vez mais brilhante.

1964. Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep) é diretora de uma grande escola católica americana e acredita que a disciplina e o medo são fortes aliados na construção da educação. Donald Miller (Joseph Foster) é o primeiro aluno negro a chegar à escola devido às mudanças políticas que aconteciam no momento e ele é aluno da Irmã James (Amy Adams – Encantada) que observa algumas mudanças em seu comportamento. Ele é acólito do Padre Flynn (Philip Seymour HoffmanAntes que o Diabo Saiba que Você Está Morto), e a irmã James suspeita que o padre ande dando muita atenção ao garoto, fato que se torna o suficiente para a irmã Aloysius queira lutar contra o padre a fim de expulsa-lo da escola.

Uma trama enxuta. É o que percebe logo de cara no filme do diretor John Patrick Shanley (Congo) que nos entrega um bom filme mas que seu ponto mais forte é a atuação do elenco que não deixa a desejar. Nós temos uma história que poderia ser mais bem explorada com algo que é tão delicado e sempre foi para a Igreja Católica, os aliciamentos de menores por padres. Acho que o roteiro está no ponto, talvez um pouco mais de retoque aqui e outro acolá ficasse um tanto melhor, mas ele nos permite cenas interessantes e diálogos que necessitam de processamento para entender suas raízes.

As atuações são excelentes. Acho que raros são os filmes que nos entregam tão excelentes atuações num longa só. Tudo bem que não era de se duvidar que ao menos duas boas atuações houvesse já que conta Hoffman e Streep no entanto há uma grata surpresa também com Viola Davis (Noites de Tormenta) como mãe do garoto Miller e Amy Adams como a freira que prefere acreditar na inocência do padre, apesar das evidências. Uma cena é o ponto alto do filme em que as discussões chegam a ficarem quentes entre os personagens Padre Flynn, Irmã James e Irmã Aloysius. É um filme que talvez mais do que nunca mereça ser visto por grandes atuações e uma história que tem um foco delicado mas não menos verdadeiro.

Nota: O MEME musical foi bem legal e o pessoal conseguiu acertar bastante. Também não foi muito difícil, e só restaram quatro músicas que o pessoal não descobriu. Achei importante anunciá-las aqui, portanto, lá vai:

4) Here’s a little song I wrote, You might want to sing it note for note…

(Don’t worry, Be Happy – Sam Cooke)

8 ) I keep a close watch on this heart of mine

(I Walk the Line – Johnny Cash)

12) Rodando a minha saia, eu comando os ventos

(Nossos momentos – Maria Bethânia)

23) Those who are dead, are not dead

(42 – Coldplay)

18 Respostas

  1. Aguardando a estreia. O trailer não me agradou muito. Mas as críticas são todas positivas…
    Pergunta: você tem algum parentesco com o Mau Saldanha, do Cinema Com Rapadura?
    Abraço.

  2. O trabalho de actores é poderoso. Mesmo excepcional. Ao confronto Streep – Hoffmann só faltou faíscas.

    O conduzir da história é que foi um pouco espartano. O final poderia ter tido melhor remate. Ainda assim, um bom filme.

    8/10.

    Abraço.

  3. Robson, junto com Benjamin Button, Dúvida é o melhor da temporada, pra mim. Acho-o belíssimo, impressionante!!! Um roteiro perfeito, aliado a uma direção segura e um elenco de primeira.

    Abs!

  4. AInda não assisti, mas já vale pela história e pela dupla central.

    Abraço

  5. Gostei do filme especialmente pelo roteiro e seu elenco maravilhoso (destaque para Streep e Davis), mas acho que tem sérios problemas na direção e por isso o resultado não é tão satisfatório quanto poderia.

  6. Eu estou sim perseguindo Meryl Streep (As Pontes de Madison) ultimamente, mas que culpa eu tenho se ela é uma excelente atriz e seus trabalhos são maravilhosos de se ver?

    ESSA SUA FRASE FOI SHOW

  7. Robson, quero muito conferir “Doubt”, especialmente por causa de dois elementos que têm obtido elogios: o roteiro e o elenco.

  8. Anderson,

    Não não. Nem sabia que tinha um Saldanha no Cinema com Rapadura… hehehe

    Red,

    Acho que esse confronto ficará para a história, fantástico.

    Kau,

    Como já havia dito, eu gostei mas acho que ele não empolga tanto, falta algo mais interessante, não sei.

    Hugo,

    E como vale, eles são fantásticos e Amy e Viola não ficama atrás.

    Vinicius,

    Eu também senti que falotou mais firmeza para que o filme tivesse algo mais interessante.

    Brenno,

    Obrigado!

    Kamila,

    Já disse pra ser amiga do torrent! hehehe

    Abraços!

  9. Adorei o filme, principalmente seu roteiro que enaltece os diálogos de forma impressionante.

    Abraços!

  10. Sou vidrado neste filme, acho que junto a “Quem Quer Ser Um Milionário”, é o melhor filme lançado até agora em 2009. Acho-o de um poder descomunal, me deixou tenso por vários minutos – possui um aspecto teatral ótimo (que eu adoro em filmes) e todo o elenco está ótimo.
    Nota: 9,5
    Abraço, Robson!!

  11. Robson, o Torrent não será meu amigo NUNCA!!!!!! Sou meio contra ele… rsrsrsrsrsrsrsrssrsrrsrssrsrrsrssrsrsrsrrss

  12. o forte sem dúvida são texto e atuação. streep e hoffman são monstros. e eu bato palmas de pé para a viola davis: ficar pouco mais de dez minutos em cena e convencer — mesmo — a ponto de ser indicada a uma das principais categorias do cinema americano naum eh pra qualquer um naum. e particularmente ficaria com ela em vez da penélope cruz, se a marisinha naum estivesse no páreo…

  13. o roteiro é ótimo principalmente a brincadeira q ele faz com o espectador, criando expectativas e incitando-o a fazer uma leitura nas entrelinhas. streep está perfeita. consegue exprimir mt bem o q pensa e sente sua personagens lhe restando apenas o rosto e a voz a mostra.

  14. Robson… deixei um Meme pra vc lá no blog

    Até mais!

  15. Este é, até o momento, o meu filme predileto do ano. Acho engraçado como as pessoas falam que a direção de John Patrick Shanley é por demais teatral ou mesmo pouco inspirada. Fiquei impressionado pela forma como os desempenhos neste filme são esmagadores e como cada diálogo do seu roteiro é dito com um poder arrasador. É uma pena que tenha sido relegado a condição de filme para completar categoria de Oscar. Merecia ao menos ter levado como melhor atriz, atriz coadjuvante e roteiro. E este é o melhor desempenho de Streep em tempos!

  16. é um filme muito bom, roteiro interessante, nos instiga, e é a sua proposta. As atuações são brilhantes, e um tanto teatrais, o que eu acho ótimo. O que faltou? Aposto em ousadia na direção.

  17. Ainda não vi esse filme. Eu também gosto muito da Meryl Streep! Querendo ver muito mais filmes com ela. A curta passagem dela no “Ao Entardecer” não deixa dúvida de quanto ela é brilhante!

    Saudações Cinéfilas!

  18. […] DIGITAL  Ramon Scheidemantel CINEMA EM CASA  Renan Barbosa O EMBASBACADO  Robson Saldanha PORTAL CINE  Tommy Beresford CINEMA É MAGIA  Vinícius Pereira BLOG DO VINÍCIUS  Vinicius Silva SOB A […]

Deixe uma resposta

