» Operação Valquíria

(Nota: 7,5)
Título Original: Valkyrie
Gênero: Drama
Diretor(es): Bryan Singer
Roteiristas: RChristopher McQuarrie e Nathan Alexander
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten.
Duração: 121 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Como já havia comentado quando falei sobre O Leitor, filmes que falam sobre momentos históricos com especial atenção a Segunda Guerra sempre são muito agradáveis pra mim, seja a história real ou não. Em pleno carnaval, já que estava ‘morgando’ em casa, fui assisti a esse filme juntos com minha irmã e minha companheira fiel de filmes, minha prima.

Durante a Segunda Guerra Mundial, após grave ferimento depois de um ataque na África, o Coronel Claus Von Stauffenberg (Tom Cruise – Trovão Tropical) retorna a Alemanha. Ele começa a se envolver numa grave conspiração contra o Füher Adolf Hitler (David BamberA Identidade Bourne) visando um assassinato para que assim essa cúpula pudesse tomar o poder e declarar o fim da guerra. Na melhor das intenções para que fosse posto um ponto final nessa guerra que já havia massacrado tantas pessoas. Esse grupo pretendia pôr em prática a chamada Operação Valquíria na qual várias equipes reservas eram colocadas em ação no caso da morte do Füher. Isso permitiria que essas tropas tomassem toda a Alemanha e que eles pudessem comandar a Alemanha e os países dominados.

No papel principal nós encontramos um Tom Cruise que nos entrega uma atuação mediana, sem muita ousadia, mas também com poucas falhas. Para mim, quem chama mais atenção neste filme é Tom Wilkinson (O Sonho de Cassandra) no papel de um general que fica sempre em cima do muro sem saber em qual lado assumir. A fotografia é interessante, porém o que mais chama atenção mesmo é o Som, que tem bastante validade nos momentos certos e sem muita algazarra. Fato que é importante nos filmes em que a guerra é a temática.

No entanto, não encontramos um grande filme em que você saia do cinema com uma vontade querer ver de novo ou de querer pensar como isso ou aquilo se sucedeu. O fato é que poderia em alguns aspectos ser melhor e seu roteiro não nos dar tanta firmeza para que possamos agradar-se por completo. Talvez um pouco mais de choque, mostrando as reais vítimas daquela guerra, dando um verdadeiro suporte para que o espectador possa entender de fato o que se passa na cabeça de que faz os planos de traição. Não que não saibamos do real fato, mas acho que sempre um tanto de dramatização com as vítimas nos faz refletir mais na importância daquele golpe dá realmente certo.

12 Respostas

  1. Ainda não vi. Mas tendo Tom Cruise e sendo um tema que me interessa não me vai escapar certamente.

    Abraço.

  2. Poxa, o filme é tão joinha … eu gostei pacas também.
    Acredito que o Les Grossman acertou no papel e se continuar nessa seriedade … ele vai longeeeee

    abraços

  3. Mesmo com os comentários negativos (em sua maioria) da crítica, acho que “Operação Valquíria” tem potencial para ser um bom filme como você mesmo comentou.

  4. Red,

    O tema me interessa mais do que uma atuação de Tom Cruise, nada contra mas também nada a favor. Ele é inconstante demais e no filme não tá tão bem, é sempre a mesma feição…

    JP,

    Não é de todo ruim, porém algumas coisas me incomodaram como o próprio Tom Cruise.

    Vinicius,

    Ele tem potencial mas peca em alguns aspectos… mesmo assim não deixo de indicar!

    Abraços!

  5. Eu adoro o tema. É interessante esmiuçar dramas e filmes em geral sobre o holocausto, mas aidna não tive a coragem suficiente para assistir este filme…

    Abs!

  6. Kau,

    Se quiser esperar pra ver em DVD, não acho que terá muito problema. 😀

    Abraço!

  7. Tipo, muita preguiça do Tom Cruise, mesmo!

  8. Definitivamente, eu gostei deste filme mais que você. Achei muito bem dirigido, escrito e atuado. Um dos suspenses mais tensos dos últimos anos!!

  9. Filmes baseados em fatos reais tem, além de todas as dificuldades inerentes à criação de um longa, mais um grande obstáculo: gerar uma expectativa ou um clima de suspense em cima de algo que não será realmente uma surpresa. Nesse caso, o desfecho não era surpreendente pra espectador nenhum (a não ser para aqueles que viveram na lua nos últimos 65 anos). Operação Valquíria conseguiu superar esse obstáculos de forma muito satisfatória. Eu gostei bastante. Não achei excelente nem me deu vontade de ver de novo, mas com certeza vale a pena conferí-lo. Eu daria um 8,5. =]

    Bjo!

  10. Pois é. Estou só empurrando esse filme com a barriga. Mas garanto que da semana que vem não passa! =)

  11. Kamila,

    O problema sou eu mesmo, impliquei com Tom Cruise, impliquei com o roteiro e mais um monte de coisas.

    Samantha,

    Essa da lua foi boa… mas não consegui curtir tanto esse filme, eu esperava mais.

    Anderson,

    Se quiser esperar em DVD não terá problemas… rsrsrs

    Abraços!

  12. Carlos…

    Gostaria que você pontuasse onde eu disse que um filme precisa ter uma moral.

    Ficaria muito satisfeito se você pudesse reler o que eu escrevi. Sinceramente todo o seu comentário foge da minha crítica.

    Não disse nada sobre a necessidade de um filme ter ou não uma carga intelectual, mas propus uma discussão a respeito desses fenômenos, e não somente por cargas de ser um entretenimento, tanto que no final afirmo “Mas no final das contas, é um filme mal dirigido, me desagrada na sua temática, é mal produzido, não possui questões técnicas relevantes, mas cumpre sua proposta., que é seduzir o público adolescente.”

    Sua opinião a respeito da minha suposta prepotência está um pouco equivocada talvez por um descuido da sua leitura. O texto não é muito fácil, ele vai e volta sobre o conceito do que é cultura de massa e sua validade, mas não vejo prepotência nenhuma. Apenas é uma proposta de discussão.

    Ficaria muito agradecido se fizesse isso, para que não fique com essa visão erronia sobre meu comentário. Tenho total certeza que não foi isso que eu tentei expressar.

    Grande abraço

Deixe um comentário

