» Crimes e Pecados

(Nota: 9,0)
Título Original: Crimes and Misdemeanors
Gênero: Drama
Diretor(es): Woody Allen
Roteiristas: Woody Allen
Ano de Lançamento: 1989.
Elenco: Bill Bernstein, Martin Landau, Claire Bloom, Stephanie Roth, Anjelica Huston, Woody Allen, Zina Jasper, Dolores Sutton.
Duração: 104 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Identifiquei-me com Woody. Percebo que a forma como aborda os temas em seus filmes é bem peculiar e ele trata de temas que, às vezes, podem parecer cansativos, mas mostram-se completamente interessante pelo seu desenrolar peculiar. Tive a oportunidade de conferir um dos seus filmes que mais é falado entre a filmografia. Deitado em meu quarto no finzinho de domingo com poucas horas pro querido fim de semana acabar, eu desfrutei do que Allen pôde me proporcionar.

São duas histórias que são tratadas de maneira paralela. Uma é do oftalmologista Judah Rosenthal (Martin Landau – Ed Wood) de grande sucesso que se vê nas mãos de Dolores Paley (Anjelica Huston – Ensinando a Viver) que se envolveu, podendo perder sua carreira e seus vários anos de carreira por uma aventura amorosa. Além de não querê-la mais ele ainda é ameaçado por ela, fazendo-o com que precise mandar matá-la. E na outra, Cliff Stern (Woody AllenDesconstruindo Harry) é um produtor de documentários casado, mas que ama outra mulher (Mia Farrow – Rebobine, por favor!) que por sua vez prefere outro produtor, Lester (Alan Alda – O Aviador).

Mais uma vez Allen faz uma obra que o consagra como um dos grandes nomes da história cinematográfica. Entendo que não basta somente fazer e esperar a reação da crítica, fator importante é a reação do espectador que paga para ver tal filme no cinema, e vemos que, quem se mostra simpatizante dos filmes de Allen compreendem seus propósitos e enxergam a maestria de Crimes e Pecados. É história interessante. A meu ver tem um propósito claro quando mostra duas histórias paralelas que se encontram no final com um desfecho interessante. O fato é que duas pessoas normais tem suas vidas alteradas por fatos que tem real ligação. Um sofre dos males de se arranjar uma amante a ponto de ter que tomar medidas drásticas para a finalização de tal problema, outro sofre por está apaixonado por uma mulher, sendo ele casado.

Entende-se que um interliga-se ao outro e, da mesma forma, completa o outro pelo fato de que se demonstra ser um possível futuro daquele casado que está atrás da mulher. Quanto às atuações dou maior importância ao papel fundamental e denso de Landau que precisa de grande dedicação, ele foi brilhante na atuação e deixou para trás qualquer atuação de quem contracenasse com ele. Vejo que não encontrei nada que pudesse exaltar a interpretação de Allen e me convenço cada vez mais que o prefiro atrás das câmeras, apesar de não ter visto filmes o suficiente para concretizar tal idéia. É interessante o seu modo de ver as coisas e é isso que me atrai cada vez mais. Um excelente filme para quem curte um bom drama.

12 Respostas

  1. Taí um dos poucos filmes de Woody Allen que nunca vi! E só ouço elogios. Fora que o elenco é extraordinário… Vou correr atrás do prejuízo e procurar!

    http://lettersfromlouis.wordpress.com/

  2. Como já comentei aqui outras vezes, ainda tenho que ver muitos filmes do Woody Allen, incluindo esse “Crimes e Pecados”.

  3. Louis,

    Eu vi poucos, mas esse entrou no hall, pretendo ver ainda mais! Obrigado pela visita, volte sempre! 😀

    Vinicius,

    Pois é… aos poucos a pessoa vai conseguindo ver… esse eu vi porque peguei emprestado mesmo… mas é uam boa pedida.

    Abraços!

  4. Robson, já vi vários filmes de Woody Allen, mas esse não conferi. Procure assistir “Interiores”, que é o meu longa favorito dele – e o mais sério que já realizou.

  5. O filme é ótimo e considero a história do personagem de Landau, que está impecável.

    Abraço

  6. Concluíndo, considero esta a melhor entre as duas histórias.

    Abraço

  7. É um bom filme de Allen, mas não está entre seus melhores. Como o Matheus, indico-lhe “Interiores”, um grande filme. Outro ótimo filme dele é “A Rosa Púrpura do cairo”, para mim o melhor entre todos.

  8. Matheus,

    Obrigado pela dica, irei procurar sem dúvida, ainda tem outros que quero ver.

    Hugo,

    A história de Landau é mais atrativa mesmo.

    Weiner,

    Obrigado por mais uma indicação, são tantos os filmes dele que desejo ver!

    Abraços!

  9. Tô gostando de ver… Crimes e Pecados é Match Point em comédia. E vice-versa. Ótimo filme.

    Abs!

  10. Robson, em primeiro lugar, seja bem-vindo de volta!

    Em segundo lugar, não conferi este filme. Aliás, sou displicente no que diz respeito à filmografia do Woody Allen. Assisti aos seus filmes mais conhecidos e às obras mais recentes.

    Bom final de semana!

  11. Pedro,

    Pois é, tá vendo? Aos poucos eu to conseguindo conferir a filmografia de Allen. Quero ver Match Point pois me falaram que há uma forte ligação com Crimes e Pecados, é verdade?

    Kamila,

    Nem todos se identificam muito com ele e acabam por assisti somente o que está acessível. Peguei lá naquele bendito camelô que você me indiciou na cidade. hehehe

    Abraços!

  12. Woody Allen, é? Tenho que conferir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: