» Stardust – O Mistério da Estrela

(Nota: 8,5)
Título Original: Stardust
Gênero: Aventura
Diretor(es): Matthew Vaughn
Roteiristas: Jane Goldman e Matthew Vaighn
Ano de Lançamento: 2007.
Elenco: Charlie Cox, Claire Danes, Robert De Niro, Sienna Miller, Michelle Pfeiffer, Jason Flemyng, Rupert Everett, Ian McKellen, Peter O’Toole.
Duração: 116 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Eu gosto e sempre gostei de tudo que pudesse fugir a realidade iminente do absoluto, a realidade de fato, sem quaisquer magias e ‘facilidades’ que os supostos mundos mágicos teriam. Esse é um encantamento que tenho desde criança, quando assistia aos desenhos, quando comecei a ler Harry Potter ou quando queria muito ter um pokemón. Pois bem, como disse, não é porque cresci que deixei isso de lado. É claro que agora não mais quero ter um pokemón nem tampouco ir viver na Terra-Média de O Senhor dos Anéis, mas a fascinação continua.

O jovem Tristan (Charlie Cox – Casanova) tenta conquistar o amor de uma garota (Sienna Miller – Uma garota irresistível) e para isso promete a ela que irá pegar a estrela cadente que viram no céu e traze-la para provar o seu amor. Essa aventura acabará levando-o além do muro que cerca a cidade e ele descobre que não é o único atrás da estrela, ainda há os quatros filhos o rei de Stormhold (Peter O’Toole – Tróia), além da perigosa feiticeira Lamia (Michelle Pfeiffer – Nunca é Tarde Para Amar), que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes, Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou em uma garota chamada Yvaine (Claire DanesAo Entardecer).

A história é interessante, e apesar de ter um clichê aqui e outro acolá, mostra-se original quando toca em alguns pontos de magia que até então não eram explorados. O fato de a estrela ser rejuvenescedora, um navio que navega catando raios, os herdeiros que matam uns aos outros para ver quem conseguirá suceder no trono, a mando do próprio pai. Ainda o fato de a estrela ser uma garota. Isso e um pouco mais nos mostra que esta história pode interagir bem com o espectador. Temos um ator que protagoniza o filme um tanto desconhecido mas que sabe fazer bem o seu papel, sem grandes momentos.

Creio que o grande destaque do longa fica para dois personagens e seus respectivos atores: a feiticeira Lamia, interpretada por Michelle Pfeiffer que nos mostra a maldade que uma bruxa pode fazer e também o que ela capaz de fazer para conseguir algo e também o Capitão Shakespeare (Robert De Niro O Poderoso Chefão II) que demonstra muita irreverência num papel em que a comédia e também a seriedade estão presentes, bastando saber com que o Capitão está como companhia. De tudo um pouco, ajudou para contribuir para me agradar neste filme, é fato que a nota não é alta porque ele não é um primor de produção mas acho que vale a pena ver, sem quaisquer dúvidas.

15 Respostas

  1. Eu gosto de “Stardust” e acho que o filme cumpre seu papel de bom entretenimento, mas até por suas claras falhas, funciona muito mais como uma produção “Sessão da Tarde” do que qualquer outra coisa…

  2. Eu amo de paixão a Michelle Pfeiffer, sem dúvida uma das minha cinco atrizes vivas favoritas, e a primeira no quesito beleza e talento. Talvez por isso eu tenha apreciado esse filme, já que fazia um tempinho que ela não nos agraciava com sua presença – e de brinde, ainda participou no mesmo ano de Hairspray. Mas tem suas falhas inegáveis, sim.

    Abraço!

  3. Robson, vontade não me falta de assistir esse filme, principalmente por conta de Michelle Pfeiffer, quando surgir tempo… Aprecio bastante esse gênero e devo assistir em breve. Abraço!

  4. “Stardust” é um excelente exemplar de seu gênero, e enquanto um filme de aventura e magia, não fica a dever em nada. É um filme de superfície mesmo, sem profundidade alguma.
    O elenco também é ótimo, apesar de eu ter algumas ressalvas a respeito de Michelle Pfeiffer, acho que ela entregou aqui uma boa composição.
    Nota: 7,0
    Um abraço, Robson!

  5. Stardust foi uma das melhores fantasias cinematográficas que assisti recentemente. Muito criativo. Não li a obra do Neil Gaiman, mas acredito que tenha sido fiel.

  6. Vinicius,

    As falhas aparecem, é um tanto superficial, mas como falou, diverte.

    Louis,

    Também gosto muito dela, desde pequeno, isso também deve ter ajudado, guardado suas falhas, é uma boa pedida.

    Rafael,

    Assim que puder, veja! É bem interessante!

    Weiner,

    Pra falar a verdade nunca esperei muita profundidade e por isso, talvez, eu tenha curtido tanto.

    Ibertson,

    Gosto muito da criatividade, e ele é muito bom nisso!

  7. No geral, “Stardust” é um filme bastante irregular. O que se sobressai, no longa, para mim, é a atuação de Michelle Pfeiffer.

  8. Eu tava relendo o que escrevi sobre o filme e dei uma nota demasiada alta (5 pipoquinhas, mas a nota era 9, é que a quebra arredonda para cima)… Mas quer saber? O filme é tão bonitinho que me surpreendeu… E o Capitão Shakespeare? FANTÁSTICO!! rs…

  9. Tirando inconsistâncias, irregularidade e previsibilidade…é um ótimo divertimento.

    Nota 7.0 [***]

    Ciao!

  10. Kamila,

    Michelle faz a diferença, é até bom, ela andava apagada mesmo…

    O Cara,

    Eu não tenho ‘medo’ de dar nota alta, se me agrada é o que interessa… há imperfeições, mas e daí? hehehehe op filme é bom e ponto!

    Wally,

    De fato, mas ninguém tira o mérito de ser um bom divertimento!

    Abraços!

  11. De Niro e seu personagem estão impecáveis neste filme. Só ele já vale o ingresso.

  12. “é fato que a nota não é alta porque ele não é um primor de produção”. Você está falando do seu 8.5 ou de alguma outra nota que não vi??? Enfim, eu tenho o DVD de “Stardust” e até agora não sei o porquê de não ter assistido.

  13. Alex,

    Seu eu fosse dá uma nota realmente de acordo com minha expectativa, ela teria sido pelo menos 9,5. Mas preferi optar por menos…

    =)

  14. […] já disse quando escrevi sobre Stardust tudo que faz fugir a vida real, e que mostra um pouco mais do que o normal me atrai. A maioria dos […]

  15. ja procurei em tamto lugar e não comsigor ver o filme

Deixe um comentário

