» A Duquesa

(Nota: 8,5)
Título Original: The Duchess
Gênero: Drama
Diretor(es): Saul Dibb
Roteiristas: Jeffrey Hatcher, Anders Thomas Jensen e Saul Dibb, baseado em livro de Amanda Foreman.
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Charlotte Rampling, Dominic Cooper, Hayley Atwell.
Duração: 110 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Nem todas as celebridades tem um bom dedo para saber escolher qual seria o melhor filme para atuar. Alguns, devido à experiência e ao poder dentro da indústria cinematográfica, sabem qual é o melhor e também podem recusar grandes filmes acreditando ser um fracasso. Keira Knightley (Desejo e Reparação) ultimamente vem acertando nas suas escolhas, creio eu. Não que ela sempre faça filmes excelentes, mas acho que ela consegue fazer filmes em que a sua função seja bem desempenhada e que, assim, ela possa transmitir algo mais do que o filme, propriamente dito, nos transfere.

Georgiana Spencer (Keira Knightley) é uma jovem garota de 18 anos quando é entregue por sua família para casar-se com o Duque de Devonshire (Ralph FiennesO Leitor), que queria a todo custo ter um filho e por isso resolveu casar-se com ela achando ser a melhor mãe para seu filho. Sendo detentora do título de Duquesa de Devonshire, Georgiana demonstra logo sua inteligência e perspicácia, porém não conseguia dar um filho homem ao Duque, o que fez com que o relacionamento deles fosse se deteriorando cada vez mais.

Adoro filmes de época. Sempre fui fascinado por História e quando vejo algum filme que reconta uma história de antigamente, sempre sou mais empolgado do que qualquer um que veja o filme comigo. Primeiramente o que indica certo glamour ao filme é o figurino que é necessário para poder mostrar e relatar a história de forma mais real. Além do que, a própria Duquesa tinha um caráter bastante modista e essa é uma forma interessante de declarar a vida dela. Keira está bem neste papel, não digno de premiações, mas tem determinação e firmeza na sua atuação, o que é completamente necessário ao personagem.

Talvez o que mais incomode no longa é a direção que ainda mostra-se bastante sem maturidade o que faz com que cenas desnecessárias mostrem-se longa demais e fatos que poderiam ter mais respaldo não seja, de fato, bem vistos. No mais, é uma obra que não vai ficar pra posterioridade, não é marcante, mas que cumpre seu objetivo e mostra de forma interessante a vida dessa duquesa, que, pra mim, era até então desconhecida.

Anúncios

12 Respostas

  1. Também gostei do filme. Produção caprichada e história envolvente, ainda que a gente já a tenha ouvido antes. Destaque ainda para a atuação do Ralph Fiennes, uma das melhores da carreira dele. Mas agora a Keira podia dar um tempo em produções de época e tentar algo diferente e fora da sua zona de conforto, né?

    Abraço.

  2. Concordo bastante com o texto, mas dei uma nota um pouco menor, 7,5. Aliás, tava reparando que na maioria dos casos damos notas muito próximas aos filmes. hehe Acho um bom filme, que poderia ser um pouco mais curto, mais enxugado. Mas que figurinos hein? Direção de arte também perfeita. Com certeza vale por isso.

    []s!

  3. Como você, eu tb gosto bastante de História e talvez por isso gostei do filme. Mas… como vc mesmo falou… é um filme que não vai ser lembrado futuramente. Talvez apenas pros fãs mais fervorosos da Keira Knightley.

    Abraços

  4. É um dos poucos filmes onde Keira Knightley participa, que eu até gosto da sua interpretação…

  5. Mesmo com as ressalvas feitas, eu quero MUITO assistir “A Duquesa”. Sou como você, adoro filmes de época e o exagero e o cuidado com as produções desse tipo.

  6. Acho que você falou tudo em relação à “A Duquesa” . Tem momentos ótimos e outros meramente inúteis e cansativos. Quando vi no cinema, o visual me deslumbrou; mas uma revisão recente no DVD me fez encontrar defeitos que antes eram obscuros.
    Nota: 7,0
    Abraço!

  7. Filmes de época têm mais ou menos um nicho de público, mas também os acho muito interessantes. Keira Knightley está se oficializando como a Primeira Dama do gênero.
    Ainda não vi, mas espero ver o filme logo em DVD.

    Cumps.

  8. Gostei bastante de “A Duquesa”. É excessivo no roteiro e a direção tem seus arrastos, mas a história é muito boa, as filmagens sedutoras, o elenco excelente e todo o visual glorioso! Ótimo entretenimento e consistente drama de época.

    Nota 8.0 [****]

    Ciao!

  9. Keira Knightley é quase uma Ana Paula Arósio da vida, só faz projetos de época! Ja deve ser uma das cláusulas do contrato delas. Não sou um fã desse estilo, gostei desse “A Duquesa” mas já vi outros melhores nesses últimos meses. “Angel” e “Maria Antonieta” por exemplo!

  10. Ainda não vi. Pelo que tenho lido, o filme não é só estética, além do mais qualquer coisa que tenha Keira Knightley, vale assistir. Abraço!

  11. Para mim “A Duquesa” foi uma das surpresas dessa última temporada. Esperava um filme de época comum, mas ele vai além e consegue fazer um retrato belíssimo da época – não só visualmente, como em termos de trama, ajudado pela ótima atuação da Keira Knightley.

  12. Eu também gostei bastante de “A Duquesa”. Apesar da trama batida de uma dama como Georgiana ser infeliz no casamento e tal. Mas o filme conseguiu forças graças a parte tecnica e nas atuações, principalmente de Keira. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: