» Indiana Jones e o Templo da Perdição

(Nota: 7,5)
Título Original: Indiana Jones and the Temple of Doom
Gênero: Aventura
Diretor(es): Steven Spielberg.
Roteiristas: George Lucas, Willard Huyck, Gloria Katz.
Ano de Lançamento: 1984.
Elenco: Harrison Ford, Kate Capshaw, Ke Huy Quan, Amrish Puri, Roshan Seth, Philip Stone, Roy Chiao, David Yip, Ric Young, Chua Kah Joo.
Duração: 118 minutos.

Há muito tempo adquiri esses quatro DVDs da saga do mais famoso arqueólogo da história do cinema, Indiana Jones. São poucos os que não gostam de um bom filme de ação e aventura e por isso entendo que esses filmes são bem universais e dificilmente alguém não iria querer vê-los. É bem o estilo de filme que sempre vemos toda vez que passa na TV. Adiei por algum tempo a possibilidade de ver essa continuação, porém sem nenhum motivo aparente, mas finalmente vi pelo menos o segundo filme.

‘Metendo-se’ em mais uma aventura, agora o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford – Firewall – Segurança em Risco) tem que resgatar algumas pedras que foram furtadas por um marajá e, de quebra, soltar as crianças de um vilarejo que estão sendo escravizadas pelo tal marajá. Entretanto não será nada fácil, Indiana irá afrontar poderes mágicos e ainda um intenso culto no qual o escopo principal é o sacrifício de seres humanos.

É um tanto delicado falar sobre uma série de filmes que já tem toda uma reputação entre os fãs da aventura. Porém acho que, como alguns já haviam me alertado, essa extensão não se mostrou tão atraente quanto a inicial, tão curiosa e estimulante como foi com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. O roteiro, apesar de atrativo, é um tanto corrido nos primeiros trinta minutos de filme e isso embaraça a compreensão de quem gosta de se ater aos pequenos detalhes.

Outro fator que deveria auxiliar, mas que chega a ser um tanto importuno é a trilha sonora, porque ao invés dela mostra-se mais regrada e, portanto justa, ela é composta de uma continuidade que se desvirtua do sonoro tema do Indiana e é tocada em 85% do filme sem ter qualquer ação que careça de tal execução. Porém, ainda assim, é um filme que agrada em diversos aspectos. As atuações são boas, mas não passam disso, e os efeitos visuais são realmente impressionantes devido ao tempo de feitura do filme no qual essas técnicas ainda não eram tão aprimoradas.

15 Respostas

  1. Longe de ser obra-prima, esse me parece um dos mais divertidos e frenéticos da franquia, mas não nego as objeções que você traçou. Gosto muito da música no entanto, em especial a marcha dos elefantes.
    Vale algo entre 7 e 8, concordo!

    Cumps.

  2. Olá

    Este é um ótimo filme, cheio de aventura e muita emoção. Indiana Jones revolucionou os filmes de aventura, principalmente aqueles relacionados a descobertas arqueológicas. O que veio depois é imitação!

    até mais….

  3. Na verdade, conheço uma porção de pessoas que preferem este “Indiana Jones 2” ao primeiro. Não é meu caso, que fiquei completamente fascinado com o primeiro episódio (principalmente por aquela abertura na selva amazônica) e desde então acho-o insuperável. Mas, sem dúvida alguma este “Templo da Perdição” mantém o charme e o frescor da série, e ao meu ver, merece uma nota maior.
    Nota: 8,5
    Abraços!

  4. Gustavo,

    É verdade que ele é frenético, mas talvez tenha faltado mais conteúdo, fato que no primeiro percebemos ser mais claro.

    Altieres,

    Ele, de fato, revolucionou esse quesito e é impossível ver algo em relação a arqueologia e não haver uma similaridade.

    Weiner,

    Eu prefiro o primeiro, ainda. Acho que essa nota é mais que suficiente! hehe

    Abraços!

  5. Por incrivel que pareça, eu não tive a chance de ver nenhum dos quatro filmes ainda …

  6. A sequência inicial deste filme é BRILHANTE! É, de longe, o momento mais inspirado deste filme!

  7. Puxa, acho que eu aumentaria ao menos um pouquinho a cotação, hehehe. Certo que é o “Indiana Jones que menos gosto da trilogia original, mas ainda assim tem grandes momentos.

  8. Cleber,

    Normal. Até um dia esses eu também não tinha visto! =)

    Kamila,

    A sequencia final é boa, mas esse filme não me conquistou não!

    Vinicius,

    Não sei porquê, mas ele não me consquistou tanto quanto o primeiro Vinicius!

    Abraços!

  9. SPIELBERG + george lucas = diversão.

    o meu indiana jones preferido eh A ULTIMA CRUZADA. com certeza!

    pra esse filme eu daria a mesma nota q vc, 7.5!

    Abraços!

  10. Shaun,

    Ainda não conferi esse, por enquanto é o primeiro!

    Abraços!

  11. Caraca! Eu já acho um dos melhores filmes de todos os tempos, Robson! Nunca foi feito um filme de aventura como este! Nem mesmo OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA, que é um filme superior. Mas em matéria de aventura, TEMPLO DA PERDIÇÃO é inigualável. E a música MARCHA DOS ELEFANTES é uma das composições mais belas de John Williams!

    Abs!

  12. Apesar também de achar um ótimo entretenimento, este segundo filme do Indy o acho o mais fraco, junto com o quarto. Mas a nota é a mesma do que a sua. O meu favorito dos filmes é o primeiro. Mas preciso fazer um “Corujão”, para rever todos. rsrs 😉

  13. Preciso concordar com o Otavio – apesar de achar que ele passa longe de ser um dos melhores de todos os tempos. É um filme de aventura completíssimo. Adoro. Mas o 1 é superior.

    Nota 8.5 [****]

    Ciao!

  14. Prefiro o primeiro filme, mas este é também um belo exemplo do cinema de aventura. Atractivo e sempre trepidante.

    8/10.

    Abraço.

  15. Otavio,

    Eu sabia que não seria bem ‘recebida’ a minha insatisfação com esse filme. Não é todo chato nem odiei, mas só acho que não curti tanto quanto a maioria, digamos assim!

    Mayara,

    Não nego que é um bom passatempo, mas acho que o primeiro, ainda é melhor!

    Wally,

    Acho que a minha nota foi mais justa! hehehe

    Red,

    Também prefiro. hehe

    Abraços!

Deixe uma resposta

