» Grease – Nos Tempos da Brilhantina

(Nota: 8,0)
Título Original: Grease
Gênero: Musical
Diretor(es): Randal Kleiser.
Roteiristas: Bronte Woodard e Allan Carr, baseado em peça teatral de Jim Jacobs e Warren Casey, Kelly Ward, Didi Conn, Jamie Donnelly, Dinah Manoff.
Ano de Lançamento: 1978.
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway, Barry Pearl, Michael Tucci.
Duração: 110 minutos.

É, no mínimo, estranho eu colocar no DVD um filme que eu sei que no seu lançamento meus pais, quando namorados ainda, foram assistir no cinema daqui de Natal/RN, quando ainda só haviam duas salas no centro da cidade. Hoje, pra se ter uma idéia, eu tenho vinte um anos e sou o mais novo dos filhos. Por isso que é estranho. Quando falei que ia vê-lo, minha mãe contou tal história e disse que amava esse filme. Ainda por cima, estou me acostumando com os musicais já que não consigo me habituar a ver alguém falando e logo depois cantando com direito a back vocals e coreografias.

Década de 50. Danny (John Travolta – Hairspray – Em Busca da Fama) e Sandy (Olivia Newton-John – O Guru do Sexo) são jovens que se conhecem nas férias de verão e trocam juras de amor, porém não podem ficar juntos, ela deverá voltar para a Austrália. Contudo, mudam-se os planos e Sandy, por coincidência, matricula-se na mesma escola em que Danny estuda. Ele, ao vê-la, a esnoba pois está na frente dos amigos, porém sabe-se que ambos permanecem apaixonados, mesmo que a crise tenha ficado entre eles. Fundamentalmente, é um filme que mostra a vida de jovens americanos na década de 50.

Nada se pode dizer que possa denegrir a imagem da Trilha Sonora de Grease, ela é incontestavelmente muito boa. É muito bem feita, com estilos que variam entre a forma ‘dançante’ e música mais românticas. Muito bem cantadas e admite que possamos compreender com mais clareza os sentimentos dos personagens, não só os principais. A história é bem clichê e não tem para onde correr, cai na mesmice do início ao fim.

O roteiro não ajuda a melhorar tanto esse lugar-comum o que faz com que o filme fique um tanto incompreensível no tocante ao argumento geral, o tempo passa, assim, a ficar mais devagar e a história, que deveria ter um desenrolar ao menos lógico apesar dos pesares, tem um incremento enrolado e cheio de instabilidade que fazem a trama ficar sempre em segundo plano e as músicas serem mais importantes. Acho que o mérito todo da questão, como já foi dito, fica para a música que é envolvente sempre, por isso tal pontuação. Abaixo seguem duas cenas que, pra mim, são as melhores do filme.

———————————————————————————————————————

aniversarioNota: Queria aproveitar esse pequeno espaço do post para desejar meus sinceros Parabéns a nossa querida amiga, cinéfila e blogueira Kamila do maravilhoso blog Cinéfila por Natureza, que hoje faz aniversário e o Portal Cine deseja toda felicidade, saúde, paz, amor, felicidade e sucesso do mundo. Que você possa assistir mais filmes e filmes para que possamos ler seus ótimos textos e que seus desejos sejam realizados sempre! Feliz Aniversário!

15 Respostas

  1. É um filme que eu adoro, mas não é uma grande obra e o maior destaque é, claro, Olivia Newton John; quanto a Travolta, prefiro ele em Os Embalos.

  2. Vi esse filme em VHS e faz muito tempo, portanto não me lembro muito dele. Mas me recordo de não ter achado tão especial assim, apesar de ser um bom musical.

    e parabéns para a Kamila o/

  3. Brenno,

    Ele é de se ogstar, mas não é um primor, isso é fato!

    Matheus,

    Como musical, ele é fantástico. Mas o roteiro é muitíssimo fraco e sem qualquer conexão decente. Apesar da nota, que foi mais pelos números musicais!

    Abraços!

  4. Também é da época dos meus pais, a mãe até pediu o DVD para se relembrar dos tempos setentistas.
    As músicas soam boazinhas, acho que vou tirar a desconfiança de lado e acabar vendo de uma vez por todas!

  5. Adoro este filme, é um musical que até hoje é um prazer rever e daçar no ritmo das canções.

    E vida longa a Kamila. Parabéns para ela. 😉

  6. Não vi, mas estou providenciando!

  7. Acho esse musical um tanto datado, mas ainda há um ou outro aspecto que faz divertir… E parabéns para nossa amiga Kamila! 😉

  8. Musical não muito minha praia, mas este é bem legal e tem números divertidos.

    Abraço

  9. Acredita que nunca assisti “Grease”, mas sei cantar quase todas as músicas? Pois é! 🙂 Abraço!

    … Parabéns, Kamila!

  10. Gustavo,

    É bom deixar de lado mesmo. Faz bem, de vez em quando!

    Mayara,

    Dançar até vai, mas rever já não sei. Gostei, mas não tanto assim!

    Vinicius,

    Ele não é tão excepcional como eu achava que fosse… mas vale o entretenimento.

    Hugo,

    Nem a minha, mas estou entrando um pouco nesse mundo!

    Rafael,

    Normal, vim ver a primeira vez agora! hehehe

    Abraços!

  11. Robson, em primeiro lugar, obrigada pela mensagem do post! Adorei a pequena homenagem! 🙂

    Também agradeço a todos que, nos comentários, mandaram seus parabéns!!

    E eu AMO “Grease”. A trilha sonora do musical faz parte da minha vida.

  12. Adoro o filme. Marcou minha infância e sei as músicas todas. Rsrsrsrs.

    Nota 8.5 [****]

    Ciao!

  13. o adrino ta mi ouvindo

    RONALDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Lôco pra assistir ;}

Deixe um comentário

