» Um Sonho de Liberdade

(Nota: 10,0)
Título Original: The Shawshank Redemption
Gênero: Drama
Diretor(es): Frank Darabont.
Roteiristas: Frank Darabont, baseado em estórias de Stephen King.
Ano de Lançamento: 1994.
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Clancy Brown, Gil Bellows, Mark Rolston, James Whitmore, Jeffrey DeMunn, Larry Brandenburg.
Duração: 142 minutos.

É estranho você saber que assistiu a um filme há algum tempo e quando você resolve revê-lo, pelo menos eu achava isso, descobre que não lembra mais de quase nada dele e que parece mesmo que você está vendo pela primeira vez. As surpresas são reais, a expectativa te ronda do mesmo jeito e o envolvimento é total. Pousei de ‘sabichão’ pra minha prima, dizendo que já tinha visto, porém que assistiria de novo. Que nada. Fiquei tão admirado com ela e ratifiquei o que há anos já sabia, que o filme Um Sonho de Liberdade era extraordinário, tudo aquilo que todos dizem.

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins – Cidade das Sombras) é um nobre banqueiro que acaba sendo condenado por matar sua jovem esposa com o amante que estava com ela. Com isso, após pegar prisão perpétua, ele vai para a uma das piores prisões americanas, a Shawshank. Lá, Andy conhece Red (Morgan Freeman – Batman – O Cavaleiro das Trevas), que cumpre pena já há vinte anos e é um dos presos mais poderosos na cadeia quando o negócio é mercado negro. Uma grande amizade surge.

Acho que quando se termina os 142 minutos de Um Sonho de Liberdade é que enxergamos o porquê do filme ser tão glorificado pelo público em geral. Baseado na história de Stephen King, esse filme conta não só a vida de presos que não esperam sair da grande muralha que os cercam, ele vai além quando nos toca sobre assuntos importantes como a esperança (que pra alguns está morta quando se entra em tal lugar), a raça, a obstinação e a esperteza. Talvez o maior exemplo de uma primorosa atuação é a de Freeman que nos expõe um personagem que nem é tão sério, mas que sabe muito da vida, pelo menos aquela dentro de presídio.

É tudo muito bem ajustado neste longa. A fotografia preza pelo momento, seguindo assim, o que requer a cena para tanto. A trilha sonora nos confere bons sons e uma composição precisa. Já no tocante a edição, creio que tenha sido basilar, já que sabe que ela muitas vezes pode acabar com um filme, como também pode deixá-lo muito bem feito, que foi esse o caso. É uma pena saber que em seu ano, tal filme, apesar das sete indicações ao maior prêmio do cinema, não abocanhou uma só estatueta, no entanto, isso não basta. O simples fato de nós, cinéfilos, gostarmos do filme, é o suficiente para saber que ele será eternizado como um clássico do cinema.

Anúncios

17 Respostas

  1. Excelente, destaque a maestria de Tim Robbins.

  2. Comentar o quê sobre o seu comentário ou o filme? Disse tudo, é uma obra-prima.

  3. Brenno,

    Tim foi fantástico, mas acho que Morgan mostra mais talento.

    Gustavo,

    Obrigado! =)

    abraços!

  4. Eu acho o filme excelente também, e vi recentemente graças a um leitor do blog que pediu para que eu o visse… às vezes me surpreendo com a sensibilidade do Stephen King…

    Abraços…

  5. FUI INJUSTO COM FREEMAN, REALMENTE ELE ESTÁ EXCEPCIONAL

  6. Frank Darabont ainda não tem a fama que merece. Este filme junto com “À Espera de um Milagre” e “O Nevoeiro” são obras de um diretor que sabr tudo de cinema.

    Abraço

  7. Vou ser curta e grossa. Para mim, “Um Sonho de Liberdade’ é uma pequena obra prima. Um filme emocionante e que nos toca profundamente.

  8. Particularmente, esse de Darabont não é tão marcante, quanto ‘A Espera de um Milagre’ ou até mesmo ‘O Nevoeiro’ – Uma superprodução de Hollywood com qualidades artísticas de uma obra-prima. Coisa rara no cinema moderno.

  9. Brenno,

    Justiça concertada..hehehe

    Hugo,

    Concordo, justiça seja feita. São excelentes filmes.

    Kamila,

    Acho uma obra-prima. Ele tem o que todos nós sentimos necessidade de ter em muitos momentos: esperança.

    Cleber,

    São filmes de qualidade mas não tem tanto reconhecimento mesmo!

    Abraços!

  10. Realmente é um filme bem atuado, dirigido e roteirizado! Compartilho o sentimento de que “Um Sonho de Liberdade” é um dos melhores filmes de todos os tempos!

  11. Também acho este filme fantástico, uma prova irrefutável da magia do cinema. Elenco, direção, roteiro, tudo valioso.

    Nota 9.5 [*****]

    Ciao!

  12. Um filme muito acima da média. Com atuações, sequências e trilha sonora magníficos. Uma bela obra que já faz parte da minha colação de DVDs.

  13. “O simples fato de nós, cinéfilos, gostarmos do filme, é o suficiente para saber que ele será eternizado como um clássico do cinema.”

    HAHAHA só o fato dele se identificar como um “cinéfilo” já é hilario!

    O Filme é pura hype, só superdramatização americana para gente idiota.

    Que blog sem graça, só filminho usual. Dormi.

  14. Uma baita filme. Não acho perfeito, mas é um filmaço!

  15. A FACULDADE NÃO TÁ DEIXANDO VC POSTAR?

    HEHEHE

  16. É um filme tremendo. Uma lição exemplar de como fazer cinema. Tem tudo no lugar: uma bela história, fantásticas interpretações e uma óptima realização.

    Abraço.

  17. poxa , vi tanta gente falar besteira do filme!não me considero u cinefolo mas esses dias tenho assitido gramdes filmes!!!da decada de 40 a 2000!e das centenas que assiti o primeiro lugar vai pro poderoso chefão do capola , segundo luar – sonho de liberdade , e terceiro – vanilla sky e os suspeitos

    sonho de liberdade emociona , considero ele um cinefolo!o IMDB fez uma votação com todos os cinefolos do mundo , e adivinha para quem vai o primeiro lugar?SONHO DE LIBERDADE!!!é incrivel!!!fiquei absmado , mas logo apos assitir o filme!!!teve essa magca que naum só nos prende ate o final do filme , como também nos faz viver cada cena!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: