» Jogo de Cena (E Selo Blog de Ouro)

(Nota: 9,0)
Título Original: Jogo de Cena
Gênero: Documentário
Diretor(es): Eduardo Coutinho
Roteiristas: Mulheres Brasileiras
Ano de Lançamento: 2007.
Elenco: Marília Pêra, Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Mary Sheyla, Gisele Alves Moura, Débora Almeida, Sarita Houli Brumer, Lana Guelero, Jack Brown, Maria de Fátima Barbosa, Aleta Gomes.
Duração: 103 minutos.

De fato, documentário não é sempre minha preferência, não completa muito o meu tipo, porém eu não me escuso de assisti-los quando verdadeiramente enxergo que valha a pena. Esse, na verdade, eu nunca havia escutado falar. Soube por intermédio do meu amigo cinéfilo Matheus desse documentário e pensei em vê-lo, já que a empolgação dele era tanta que me contagiou. É um longa que preza pela simplicidade, de tal forma que nos pega de surpresa e nos faz perceber a magia que se consegue sem precisar mais do que um só cenário: uma cadeira simples, um jogo de luz e mulheres para contarem suas histórias de vida.

Foi colocado, em 2006, em um jornal local um anúncio que pede às mulheres interessadas em contar a história de suas vidas que venham ao local indicado para que possam assim contar. Das 83 mulheres que lá foram e se dispuseram a descrever suas histórias, 23 foram selecionadas para fazerem parte do documentário que foi filmado em junho de 2006 em um teatro. Depois de feito isso, várias atrizes, umas famosas e outras não, pegaram essas histórias e foram ao mesmo ambiente para ter o desafio de interpretá-las da mesma maneira que aquelas fizeram: sentando numa cadeira e contando os fatos.

A princípio eu achei que não iria agüentar mais de uma hora e meia de um documentário que não tem nem ação, que só são mulheres sentadas falando, falando e falando, até porque acho que não tenho tanto essa veia jornalística. Mas quando me dei conta, eu já estava vidrado na particularidade de cada uma das mulheres que ali sentaram para contar sua biografia ou então para interpretar uma história. O interessante desse documentário é o enorme desafio que atrizes renomadas como Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres tem em ter que interpretar mulheres que a gente sabe como é o real, a gente sabe como elas reagiram a cada momento da história que contavam, isso porque a montagem tratou de interpor as cenas, entre as reais e as atrizes, para que compreendêssemos a profundidade das histórias contadas pela mulher verdadeira e por aquela que interpretava.

Aliado a tudo isso, existem também aquelas atrizes que não são conhecidas, mas que se passam pelas reais autoras da história e quando você acha que está escutando a história da mulher que, de fato, viveu você percebe que aquela mulher era uma atriz e tudo aquilo que ela passou foi de uma veracidade comovente. Acho que Jogo de Cena tem vários objetivos a cumprir e os consegue com maestria e com clareza. É possível você compreender e viver o sofrimento de cada uma das mulheres, é possível você enxergar o quão boas são as atrizes que interpretam aquelas pessoas e as dificuldades que elas tem em poder fazer alguém que está tão palpável, alguém que realmente existe e não é só um personagem. É bem interessante todo o propósito desse filme e acho que valeu muitíssimo a pena conferi-lo e não tenho qualquer dúvida em indicar a todos que vejam, é muito bom mesmo! Matheus não exagerou.

———————————————————————————————————————

SELO: BLOG DE OURO

Tive a honra de receber este selo do grande colega blogueiro Gustavo H. Razera do novo e excelente Mulholland CineLog o selo Blog de Ouro, selo que mostra uma forma de reconhecimento do meu blog pelo citado colega, dono de um blog que tem uma forma interessante e inovadora de fazer críticas aos filmes com precisão e poucas palavras e com filmes sempre agradáveis sob a ótica de seu autor. Os quatro blogs que escolhi para repassar esse selo são velhos conhecidos mas que tem grande maestria quando o objetivo é ter visão crítica dos filmes:

seloblogouro

Cinéfila por Natureza (por Kamila):  Um blog que, atualizado constantemente, nos entrega boa visão dos filmes e quando não agradam ela também mede as palavras definindo com clareza os defeitos. Dona de uma sensibilidade interessante, Kamila nos mostra um blog que tem personalidade.

Cinema e Argumento (por Matheus): Originalidade é com ele mesmo. Matt tem um jeito próprio de escrever em seu blog, dono de ponto de vistas com defesa ferrenha, nos atrai ao seu blog pela forma como entrega cada crítica: nunca na defensiva e sempre certo de seus pontos de vistas.

O Cara da Locadora (por Miojo e Nespoli): Nada melhor do que a visão de mais de uma pessoa sobre um mesmo filme ou sobre o mesmo gênero, não é mesmo? Pois esse dois amigos cinéfilos, nos proporcionam bons textos e muitos gostos diferentes assim como pontos de vista sobre um mesmo longa.

Tudo é Crítica (por Pedro Henrique): Se você tá afim de descobrir um pouco mais sobre os grandes clássicos, Pedro é exper nesse assunto. Esmiuça os clássicos de maneira ímpar e proporciona grandes textos com grandes reflexões.

Regras:

  1. Exibir a imagem do selo;
  2. Postar o link do blog que te indicou;
  3. Indicar 4 blogs de sua preferência;
  4. Avisar aos seus indicados;
  5. Publicar as regras;
  6. Conferir se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

14 Respostas

  1. Fiquei curioso com esse filme assim que ouvi falar nele, mas não tive acesso até hoje…

    Sobre o selo, MUITO obrigado e em breve estaremos postando ele também… Brigadão mesmo…

    Abraços…

  2. Também, estou curiosos por esse filme! E Parabéns pelo selo, espero continuar vendo seu trabalho Robson!

  3. Obrigada pelo selo e pelas palavras, Robson! 🙂

    Eu adoro “Jogo de Cena”. A maneira como ele brinca conosco, fazendo com que a gente pense sobre o que é ficção ou realidade. O filme nos expõe que a arte e a vida caminham juntas e o limite entre elas é tênue demais.

    Um longa BRILHANTE!!!

  4. O Cara,

    Se puder veja, é um grande longa, um dos melhores brasileiros dos últimos tempos…

    Cleber,

    Obrigado. É um excelente filme, você deve ver.

    Kamila,

    Não há mais o que falar, você disse tudo!

    abraços!

  5. Nossa, todos falam tão bem deste filme! Preciso, mas preciso vê-lo logo…

    E parabéns pelo selo, MERECIDO! 😉 =D

    Ciao!

  6. Realmente estou super curioso para conferir “Jogo de Cena”, não vi nenhuma opinião negativa em relação ao longa até agora. E parabéns pelo selo!

  7. Wally,

    Muito me admira você ainda não ter visto, não tem na locadora rapá?? Veja, é fantástico…

    Vinicius,

    É um excelente filme, tem um verdadeiro jogo de cena que nos permite tentar ‘advinhar’ quem é ou não atriz!

  8. Ainda ñ vi esse filme, mas pretendo!
    Todo mundo fala bem!
    Parabéns pelo selo!
    Abs! Diego!

  9. Parabéns pelo selo, realmente merecido. Aliás, todo o blog é muito bem escrito. Sobre o filme, realmente achei um dos melhores de 2008 e uma das produções nacionais mais encantadoras dos últimos tempos.

    Já tá linkado lá no blog e se tiver um tempo, te convido para visitá-lo. Até mais!

    Diego
    (http://www.blogcinemania.blogspot.com)

  10. Dewonny,

    Veja, é sensacional! Obrigado!

    Diego,

    Obrigado pelos elogios, não é todo dia que recebemos… hehehehe o filme é fantastico mesmo…. passo lá sim!

    Abraços!

  11. Também não sou muito interessado em documentários, mas diante de todos os elogios, tanto os da crítica especializada quanto os seus e os dos demais colegas, não há alternativa senão correr atrás. Esse deve ter sido um dos filmes nacionais mais bem recomendados dos últimos poucos anos.

  12. Gustavo,

    Pois é, mas me surpeendi, apesar de rotulado como documentário ele mostra que é bem mais do que isso, veja sim!

    abraços!

  13. Documentário é o meu gênero predileto. Esse aí já saiu em DVD? Vou alugar hoje mesmo!

    Abs!

  14. Vulgo Dudu,

    Não é dos meus preferidos o gênero mas me encantou. Já saiu sim… tenho quase certeza!

    Abraço!

Deixe uma resposta

