:: O Guardião de Memórias – Kim Edwards

O Guardião de Memórias - Kim Edwards

O Guardião de Memórias - Kim Edwards

Eu amo ler. Por isso, muitas vezes me pego comprando livro e gastando quando não devo. Foi dessa maneira que acabei adquirindo esse livro, foi no impulso. O maior atrativo em um livro pra mim é a história e não que esteja nos mais vendidos, em alguns casos só o autor pra mim já basta, mas a história desse me chamou bem atenção. Ela tem um chama bem interessante e faz você crê que agradável e que será bem contada de uma maneira que fixa o leitor até o fim, ledo engano.

O livro conta a história de Dr. David Henry que no inverno de 1964, devido às fortes nevascas, se vê obrigado a fazer o parto de seus próprios filhos em sua clínica e tem a surpresa de ser gêmeos. No entanto, um dos gêmeos, a menina, é portadora da Síndrome de Down. Em função de um forte e triste histórico familiar sobre essa síndrome, Henry resolve entregar a menina numa instituição por intermédio de Caroline, sua enfermeira. Ela vai até o local indicado pelo médico, e impulsionada por uma forte repulsa pelo lugar, ela resolve levar a criança de volta e se vê muito envolvida com a menina. Muda-se para outra cidade e lá começa a criar Phoebe como sua filha. Enquanto que Norah, esposa de Henry, sofre e chora pela perda da filha, que crê ter morrido, e cuida de Paul.

Como vocês podem enxergar é uma excelente história, não é mesmo? Lembra um pouco a novela de Manoel Carlos, porém ela tem outras características. A bem da verdade é um livro que poderia seguir por vários caminhos, mas ele peca pela mesmice, peca por contar momentos da vida dos personagens que poderia ter sido deixada de lado e usa uma técnica que não faz efeito em qualquer romance, utiliza-se muito do modo descritivo das coisas, é capaz de passar uma página e meia falando como a mulher sofre pela perda da filha ao tomar um vinho. Um corte na mão faz com que meia página ou mais seja redigida para descrever tal ocasião.

Até certo período a história é atraente e prende, entretanto depois se perde inteiramente em momentos desnecessários.  O fato é que se começou a história sem ter certeza de como terminaria, creio eu, e por isso o livro não consegue ter a propriedade de um bom passa-tempo, na verdade o tempo não passa e passei muitíssimo tempo para conseguir ler até o fim. Na melhor das maneiras, aconselho a quem estiver interessado a ler que comece com um pé atrás ou se gosta dessa forma de narração, deverá gostar, sem dúvida.

Cotação: duasemeia [6,5]

Anúncios

8 Respostas

  1. Robson, pena que você não gostou tanto to livro. Eu adorei! De fato há momentos aqui e ali desnecessários, mas perdoáveis… Não consigo dar cotações a livros. Não sei, é muito difícil, pra mim… Abraço!

  2. Rafael,

    Sério? Poxa vida, achei o livro tão parado que passei mais de dois meses tentando terminá-lo. Achie sem sal demais… baixei o filme para ver…

  3. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, tirando o fato que uma vez o vi na livraria. Os temas parecem ser bastante interessantes e dramáticos, fiquei interessado após seus comentários, mesmo com as ressalvas.

  4. Robson, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas acho que é o tipo de obra que eu não leria.

  5. rafael, onde baixou o filme? não to conseguindo baixar

  6. Robson, a sua opinião é válida, cada um com a sua.
    Eu pessoalmente gostei do livro,não está classificado como um dos melhores que já li,mas é um livro bom.
    Este livro nos remete a reflexão sobre nossas escolhas e principalmente sobre nossos preconceitos,que podem atrapalhar a nossa felicidade.

  7. CHATO, PARADO, HIPER DESCRITIVO, FRACO, SEM PEGADA, A HISTÓRIA SIMPLESMENTE NÃO ACONTECE…..É SÓ UM COMEÇO, UM CASO QUE PODERIA SER ÓTIMO MAS É MAL ESCRITO DEMAAAAAAIS ! BORING !!!!

  8. Comprei esse livro para dar de presente, para uma pessoa muito especial e acho qu errei ..
    pela sinopse do livro parecia ser demais, agora depois dos comentarios, desanimei completamente…
    Enfim, mesmo que ela não goste o presente de natal dela já foi escolhido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: