» Harry Potter e o Enigma do Príncipe

(Nota: 7,5)
Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Gênero: Aventura
Diretor(es): David Yates
Roteiristas: Steve Kloves, baseado em livro de J.K. Rowling
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman.
Duração: 140 minutos.

Eu nunca havia ido a uma pré-estréia antes, não da forma como é concebida pelo lançamento de Harry Potter. É muita euforia pelo bruxo de Hogwarts, coisa que eu até consigo entender apesar de achar exagero. A minha ida a pré-estréia é a pura curiosidade já que também gosto bastante, mas acho que tudo tem limite e chegar ao ponto de ver gente fantasiada e tudo mais pra ver o longa é um pouco demais pra minha realidade. Ainda bem, que fui pro cinema concorrente que não tinha esses ‘seres’, não é preconceito, só vergonha alheia mesmo.

Nesse sexto filme da série de Harry Potter (Daniel Radcliffe), vê-se claramente o forte amadurecimento dos personagens, até mesmo pelas circunstâncias. Com o advento da real volta de Lorde Voldemort (Ralph FiennesA Duquesa e O Leitor) o medo se espalha e Harry é um alvo em potencial para o vilão. Além disso, todos têm receio do que possa acontecer e tornam-se preparados para uma batalha. O adolescente bruxo ainda terá que enfrentar alguns desafios junto com seu professor Dumblendore (Michael Gambon) à procura de relíquias que dividiram a alma de Voldemort e várias partes, deixando-o praticamente imortal.

É normal alguém que leu todos os livros criar expectativas para um filme que, pelo menos o trailer, parece corresponder com as suas? É claro que é, no entanto, não foi bem isso que aconteceu e saí do cinema com uma estranha sensação de que poderia ter sido melhor. Não há como apontar reclamações e erros quanto à produção do filme que é muito suntuosa e nos entrega uma excelente trilha sonora e efeitos especiais de cair o queixo, nem tampouco o real amadurecimento dos protagonistas, em especial o próprio Daniel Radcliffe que mostrou, pela primeira vez, que pode realmente fazer um personagem um  pouco mais complexo.

Porém, acho que o filme pecou no roteiro. Não sei pra quem não conferiu o livro se surte o mesmo efeito, porém creio que faltou um pouco mais. A sensação de que faltava uma peça importante não saiu de mim depois da sessão e vi que alguns ainda compartilham do meu pensamento. Acho que houve muita pressa em algumas cenas fundamentais e foi dada importância demais em outras. O livro não preza pela ação, mas o filme preza menos ainda e o fator principal que dá nome ao livro é pouquíssimo explorado no filme que é Severo Snape (Alan Rickman – Sweeney Todd), quem leu sabe o porquê.

Portanto, mesmo com uma nota dessas ainda creio que o filme poderia ter sido bem melhor e garanto que não tenho essa sensação sempre já que no quinto, por exemplo, me agradei bem mais que esse. Não sendo, portanto, uma constante de meus pensamentos em relação a todas as adaptações dessa história. Tenho a impressão que faltou o balacobaco, algo que tornasse o filme mais ativo e mais inesquecível. As pitadas de humor foram interessantes e bem colocadas, mas não taparam os buracos do roteiro.

21 Respostas

  1. Robson, como você sabe, também não gostei muito desse.
    Achei o lado técnico IMPRESSIONANTE, mas faltou um roteiro mais trabalhado – ou seria mais movimentado?

  2. OUTRA CRÍTCA NÃO EMPOLGANTE, JÁ TÔ COMEÇANDO A FICAR COM O PÉ ATRÁS…. VOU VER SEMANA QUE VEM.

  3. Estou bem ansioso por esse filme, apesar de seus comentários pouco animadores, rsrsrs. Se for melhor do que “A Ordem da Fênix”, pra mim já tá valendo…

  4. O seu é mais um texto que leio sobre este filme e que faz ressalvas em relação ao roteiro. Pretendo conferir o novo “Harry Potter” neste final de semana.

  5. PQP, Snape é negligenciado no filme? Isso é um pecado indesculpável, afinal, [SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!!] ele dá nome ao filme e ao livro!

  6. É o melhor da série, embora tenha sim suas falhas. Quanto ao roteiro, eu achei bom, embora tenha sentido o mesmo que você, que faltou algo importante. Dei nota 8.0 para ele e também resenhei lá no meu blog, depois dá uma olhada. 😀

    Abs. Bruno Batista!

  7. É um ótimo filme… o erro foi no final! Cadê a batalha em Hogwarts? Gostei de algumas mudanças e não aprovei algumas faltas… “O Prisioneiro de Azkabam” continua sendo o melhor para mim…!

  8. Matheus,

    Acho que um pouco mais de trabalho e um pouco mais de movimento.

    Brenno,

    É melhor vocêir das críticas e ir ver sem preconceitos, talvez goste mais!

    Vinicius,

    Eu achei que A Ordem da Fênix atingiu mais minhas expectativas do que esse, sinceramente…

    Kamila,

    Não sei se ir com um pé atrás ver o filme valha a pena…

    Gustavo,

    Exatamente, falou certo. Ele é completamente negligenciado. Se brincar é um dos filmes que ele menos aparece.

    Bruno,

    Normal. Muitas pessoas gostaram bastante e outra já não curtiram tanto assim. Da próxima vez deixa o endereço!

    Abraços!

  9. Vi os outros filmes, só por ver msm, achei legais, mas ñ sou fã, portanto, expectativa zero pra esse 6° filme q só deverei ver quando passar na tv por assinatura, acho q na HBO! Ñ tenho pressa..hehe..
    Abs! Diego!

  10. Rafael,

    Eu senti falta de mais ação mesmo, ele poderia ter sido melhor, o roteiro enfraquece-o.

    Dewonny,

    Poxa vida, você é bem assitidor mesmo né? Fã, jamais! hehehe que absurdo! hahaha brincadeira!

  11. assisti o filme agora pouco……e sinseramente não sei pq ainda continuo vendo os filmes da série!!!!
    com ctz o filme é ótimo pra quem não leus os livros ou simplismente não se importe que sejam completamente diferentes!!!!
    os efeitos especiais são imprecionantes, as atuações muito boas, cenários figurinos,etc……..se preocupam tanto com alguns detalhes que acabam esquecendo o principal……retratar com fidelidade os livros!!!!!que é isso realmente que os verdadeiros f~es de HP esperam…….e não que uma ou duas pessoas se reunaum e decidam contar a história da maneira delas!é uma falta de respeito com os verdadeiros fãs, e não sei como a J. K. Rowling se sennte sobre isso, eu particulamente ficaria muito chateado se visse meu livro, o qual faz tanto sucesso e trabalhei tanto para q assim acoontecesse, fosse modificado de tal maneira!!!RIDICULO!!!!!

    valew ae galera e desculpa o desabafo…..to inconformado aki!!!!

  12. Como cinéfilo que sou vou acabar vendo, mas não tenho muito interesse em HP.

    Abs!

  13. André,

    Quem é muito fã fica um pouco revoltado mesmo, a produção é interessante mas o roteiro é pouco trabalhado e dá no que dá.

    Pedro,

    Pensei que curtisse mais HP!

    Abraços!

  14. Eis um filme que não tenho curiosidade de ver, não sei por que! rsrsrs. 😉

  15. P.S.: Tem um selo para você lá no blog! 😉

  16. concordo contigo quanto ao roteiro, robson. fui ontem ver o filme e saí com a sensação que ficou faltando algo realmente. não sei se a culpa é da minha decepção depois do último livro. algumas coisas me irritaram no final que a autora escolheu e acho que perdi a empolgação mesmo pela série. [SPOILER] talvez seja pelo que aconteceu ao dumbledore, que era meu personagem favorito! hahaha. acho que ainda não me conformei. mas, enfim, só vou assistir ao próximo se eu me empolgar com os trailers. 🙂

  17. PRONTO ASSISTI, SÓ COMEÇOU A SER MUITO DEPOIS DE DECORRIDO UNS 60% DO TEMPO DO FILME E NÃO É O MELHOR DA SÉRIE.

    ABRAÇOS

  18. 7,5?!? Vc foi é generoso, eu daria uns 6,5 e olhe lá. Eu não criei espectativas sobre esse filme, mas esperava q ao menos as partes empolgantes do livro fossem ser empolgantes no filme. Ao invés disso, vejo uma lorota ridícula de Snape com Dumbledore e q culmina na sua morte. Horrível beirando o ridículo. Em fim, vou parar de falar se não acabo baixando essa nota para 5,5. Vlw!

  19. Achei muito bom o filme. Até postei os comentário. Pra mim ele prepara muito bem o terreno para os eventos que vem aí, nos últimos dois filmes. Não é o melhor, mas achei bem bom.

  20. Um filme eclético e que mostra um grande amadurecimento da franquia. Assim pode-se resumir HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE. A qualidade técnica, aliada às excelentes atuações e um roteiro sábio e harmonioso com as cenas, fez deste o melhor filme desde HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN. E digo mais: este é o melhor filme do bruxinho mais famoso do mundo. O diretor foi muito esperto e genioso ao conciliar suspense, ação, aventura, magia, romance e terror num filme que tem pretensões grandiosas e caminha pra um final maestral.

    SORO: SOM; ATUAÇÕES; ROTEIRO; PRODUÇÃO; EFEITOS VISUAIS; DIREÇÂO; FOTOGRAFIA; MAQUIAGEM; FIGURINO.

    VENENO: DURAÇÃO.

    NOTA (0 a 5): 4,5
    ****

  21. […] Saldanha PORTAL CINE “Creio que o filme poderia ter sido bem melhor e garanto que não tenho essa sensação […]

Deixe um comentário

