» A Proposta

(Nota: 8,0)
Título Original: The Proposal
Gênero: Comédia
Diretor(es): Anne Fletcher
Roteiristas: Pete Chiarelli
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Denis O’Hare, Malin Akerman, Oscar Nuñez, Aasif Mandvi, Michael Nouri.
Duração: 107 minutos.

Eu não sou dos mais fãs de comédia. É um dos gêneros que o filme tem que ter uma fama muito boa para que possa me deslocar de casa para conferi-lo no cinema ou então vê-lo em DVD. Mas às vezes deixo o fato necessário de ser famoso para acompanhar amigos e foi isso que me fez conferir A Proposta além do que eu gosto bastante de Sandra Bullock (A Casa do Lago), eu sei que ela não é das mais talentosas, mas ela sempre me diverte.

Neste filme ela é uma chefe dominadora e extremamente autoritária de uma editora. De nacionalidade canadense, seu pedido de visto para ficar nos Estados Unidos é negado e ela se vê num beco sem saída até que Andrew (Ryan ReynoldsX-Men Origens: Wolverine) entra na sala e ela divulga que vai se casar com ele, tudo pela possibilidade de permanecer no país e prosseguir no emprego. Daí em diante eles vão para casa da família de Andrew e tentam suportar o final de semana como um casal de verdade, mas nem sempre sai tudo como esquematizado.

A verdade é que, me despindo da roupa exigente, eu vi um bom passatempo neste filme e jamais bombardeio o seu propósito. Ele não visa ganhar o Oscar nem tampouco fazer as pessoas refletirem demais sobre o assunto, nem quer marcar por grandes atuações. Sua maior ‘proposta’, na verdade, é entreter aquele que teve a chance de ir vê-lo e isso é feito sem muitas dificuldades. A Proposta é um filme descompromissado com tudo, inclusive com os lugares-comuns que são bem perceptíveis, entretanto que não tira a idéia legal do filme, o escopo de divertir.

Não necessariamente tem que conter cenas de constrangimento para que possam ser engraçadas e isso já demonstra um ponto positivo para o longa. É claro que como todo filme de comédia tem que haver pelo menos uma, mas não é uma constante. As atuações são convenientes e creio que estejam dentro do padrão aceitável do gênero, com destaque para Bullock que andava sumida, contudo voltou, visivelmente, com a mesma vontade dos filmes anteriores. Resumindo, é um filme bom e que diverte.

8 Respostas

  1. eu acho Sandra Bullock uma das atrizes mais bonitas que eu já vi. LOL (Exagero) mais ela é muuito linda meu. e fui nesse filme só para vê-la e derrepente me vi rindo muito no cinema…
    que comédia engraçada (pleonasmo proposital), em épocas que comédias são para pensar sobre a vida, essa ai me alegrou. /)

  2. POXA, VC ME ENCORAJOU A VÊ-LO, MAS ACHO Q VOU DEIXAR PARA DVD.

    ABRAÇOS

  3. Luis,

    também não esperava muito e me surpreendi! hehehe

    Brenno,

    Pode ser, mas é muito bom! hehehe

    Abraço!

  4. Sou como você em relação à comédia, tem que ter algo que chame muito a atenção para despertar o interesse, mas diante das reações surpreendentemente positivas quanto a esse novo veiculo da Bullock, talvez assista quando passar na HBO algum dia.

  5. Talvez veja quando chegar em DVD algum dia, mas já não vejo tanta graça assim nas coisas que a Sandra Bullock faz.

  6. Gustavo,

    Eu pensava que você disesse que diante de tantas boas notícias você iria vê-lo no cinema… hehehe

    Vinicius,

    Normal. Não sei porquê mas eu adoro as ‘besteiras’ dela… hehehe

    Abraço!

  7. Ah, não, no cinema não… 😉

  8. Gostaria de ver este filme, por além de gostar de uma boa comédia, mas também pelo casal protagonista. 😉

Deixe uma resposta

