» Coraline e o Mundo Secreto

(Nota: 8,5)
Título Original: Coraline
Gênero: Animação
Diretor(es): Henry Selick
Roteiristas: Henry Selick, baseado em livro de Neil Gaiman .
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French, Keith David, John Hodgman, Robert Bailey Jr., Ian McShane, Aankha Neal.
Duração: 101 minutos.

Fiquei curioso para conferir Coraline por um simples motivo: uma amiga foi vê-lo no cinema, conseguiu a façanha de assistir sozinha na sala inteira e ainda acrescentou que a animação era meio ‘macabra’ e deu um pouco de medo. Eu achei extremamente instigante o comentário, no entanto somente pude conferir agora que saiu em DVD. A bem da verdade esse longa que, teoricamente deveria ser infantil, é bem diferente dos outros já produzidos e é bem atraente e diferente mesmo tendo na protagonista a figura infantil.

Coraline é uma menina muito inteligente, mas também solitária. Seus pais, sempre ocupados com o intenso trabalho, acabam se mudando para uma nova casa e lá Coraline se vê mais entediada ainda. Porém, ela encontra uma porta ‘secreta’ na casa e descobre que ela dá acesso a um novo ‘mundo’. Onde ela tem outra mãe e outro pai e eles são, aparentemente, bem mais legais do que seus pais verdadeiros, além do que o mundo paralelo é bem mais interessante. Mas aí acaba descobrindo que o mundo e seus pais alternativos não são quem aparentam, quando tentam aprisioná-la.

O roteiro é de uma originalidade impressionante e nos mostra uma história extremamente consistente e com nuances dignas de um filme de suspense dos bons. O bom é que ele começa de uma maneira inocente e infantil, mas logo depois demonstra uma maior densidade quando a garota descobre que aquele mundo não era bem o que ela imaginava. A técnica de stop-motion é excelente, até a sua estréia é a animação mais longa feita através desta técnica. Na verdade, não creio que tenha muito que se falar dessa animação, ela agrada da melhor maneira, só não garanto que todos vão curtir, ainda assim, eu recomendo.

16 Respostas

  1. Para mim, este filme é a melhor animação do ano até agora. Interessante que segue aquela linha de ser um filme mais para adultos que para os pimpolhos.

  2. Gostei demais do filme, cara… Achei realmente assustador, rs…

  3. Kamila,

    Achei esse ponto, de ser voltado para adultos, super atraente.

    O Cara,

    Assusta sim. Jamais passaria pra minha sobrinha! hehehe

    Abraços!

  4. É o filme que mais me assustou este ano- até agora, pois acredito no potencial de Anticristo e Arrasta-me para o Inferno.

    Coraline é uma ótima animação, porém é bastante n[itida a influência Burton no diretor Henry Sellick – tentando se desprender do stigmata de “O Estranho Mundo de Jack” que é creditado apenas a Tim Burton e não a ele.

    Gostei muito também das vozes do original, com destaque para Dakota Fanning. Até o momento, a melhor animação do ano, sim!

  5. Sou louco por animações e sempre que possível vejo um filme do gênero, ainda que não existam tantas produções de qualidade nos cinemas atualmente. Deixei escapar esse “Coraline”, mas também espero ver em DVD.

  6. Diego,

    Acho que é a melhor animação mesmo, sem dúvidas.

    Vinicius,

    Assista, não irá se arrepender!

    Abraços!

  7. Tá todo mundo elogiando Coraline mesmo. Eu mesmo já tentei baixar 3 vezes e não deu certo…O problema é achar algum lugar que ainda esteja passando em SP…

    Legal o blog.

    Abs.

  8. Vou acatar a recomendação, assim que possível.
    Essa animação quase não tinha buzz e se tornou queridinha dos cinéfilos…

  9. Junto com “Bolt”, é uma das animações do ano que estou doidinha para ver. Parece que vai no mesmo molde de “O Estranho Mundo de Jack”. 😉

  10. Fernando,

    É mais fácil baixar, creio eu! Porque não acho que esteja passando ainda em algum cinema. Ele estava em cartaz em fevereiro, mas se tratando de SP, tudo pode acontecer…

    Gustavo,

    Vale a pena a indicação… veja sim!

    Mayara,

    Vai sim, no msesmo molde mesmo não tendo visto o filme todo…

    Abraços!

  11. Ainda não vi, mas parece ser uma animação muito bonita.

    Abs!

  12. Robson, eu achei esta animação magnífica! Diria que é quase que inteiramente direcionada para os adultos, dada a complexidade do roteiro. O visual é lindo e a direção de Henry Selick uma das melhores do ano.

    Abs!

  13. Pedro,

    Visualmente é bonita e macabra ao mesmo tempo… hehehe

    Kau,

    É magnífica e contagiante.

    Abraços!

  14. Eu ganhei o livro num press kit e estou lendo no banheiro, sentado no trono. A cada ida ao vaso, leio um capítulo. Já estou no XI. Mais dois e acabo. Com certeza, depois de ler, vou querer ver o filme. Ainda que não seja meu tipo de literatura.

    Abs!

  15. […] Azevedo CINÉFILA POR NATUREZA Luciano Lima A SALA Otavio Almeida HOLLYWOODIANO Robson Saldanha PORTAL CINE Renan Barbosa O EMBASBACADO Romeika Cortez A ROOM OF ONE’S OWN Wally Soares CINE […]

  16. Eu assisti e adorei ficou muito bom, e li o livro que é um pouco melhor que o filme, mas são poucas versões que o filme fica melhor que o livro não é verdade. Eu recomendo.

Deixe um comentário

