:: A Cabana

a-cabana-frente

A Cabana - William P. Young

Filmes que estão em foco e que são bem vendidos, comercialmente falando, sempre me chamam atenção. Da mesma forma acontece com os livros que acabam sendo chamados de best-sellers. Por isso que A Cabana de William P. Young me chamou tanta atenção, depois disso foi a sua história, sua sinopse que me fez ficar mais curioso ainda. Ele se mostrou bem único e apesar do caráter religioso, nada tem pretensioso e nem é voltado somente pros religiosos. A história está para todos desfrutarem e do propósito que ela passa, sem que seja necessário você ter um credo dogmático para acreditar.

Mackenzie Allen Philip é um pai muito votado de quatro filhos. Numa oportunidade diferente, ele leva seus filhos a um acampamento já que sua esposa precisou viajar para resolver outras coisas. No camping, as crianças usufrutuam de um vasto campo como também de uma densa floresta e de um enorme e bonito lago, no entanto bem gelado. Contudo, devido a alguns acontecimentos, Mack perde um pouco a atenção em sua filha mais nova e ela acaba sendo raptada. Algum tempos depois, foi encontrado em uma cabana rastros de sangue e o vestidinho da garota, no entanto seu corpo nunca mais foi encontrado. Quatro anos de depressão e Mack recebe um bilhete supostamente enviado por Deus, pedindo-o que volte a cabana para encontrá-Lo. Daí em diante surge questionamentos “Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?”. As respostas são estonteantes.

Essa história me intrigou. Achei, primeiramente, muito original. Segundo, ela nos faz querer entender o porquê da ‘ousadia’ de Deus de chamar um dos teus filhos para explicar-lhe o seu sofrimento e fazê-lo sair dessa depressão. Um texto extremamente bem escrito nos passa detalhes de que são necessários para que possamos entrar de cabeça na história e mergulhar na vida do personagem, compreender seus medos, compreender seus questionamentos e melhor: compreender os seus entendimentos quando questiona o Pai. Porém não é só Deus que vem a ele n’A Cabana. Jesus Cristo e o Espírito Santo também vêm a ele e cada um com uma função diferente.

A história faz com que Mack enfrente seus medos, seus pesadelos, sua consciência. Do início ao fim, são bem trabalhadas e comedidas as ações a que ele é exposto por causa do encontro a Santíssima Trindade. Li, achando mais que era um propósito mais religioso do que qualquer outra coisa, mas cheguei à conclusão, sem qualquer esforço, que o livro se trata da dor de um pai pela perda do filho e que o Pai maior vem para acudi-lo e mostrar o caminho certo a se seguir. Os diálogos são muito intensos e inteligentes, dotados de grande filosofia e que nos faz pensar a respeito de certas atitudes. Não vejo este livro como Auto-Ajuda, pelo contrário, ele é mais que isso, ele é renovador e fascinante. Acho que ficaria bem feliz em vê-lo na tela de um cinema.

Cotação: tresemeia [9,5]

37 Respostas

  1. Esse é o tipo de livro que eu não conseguiria ler, Robson.

  2. Kamila,

    Aí que fica a questão: o porque de não conseguir ler? medo? receio? ou simples falta de interesse? é algo a se pensar! =)

    Abraço!

  3. A temática me pareceu bem interessante, principalmente por não se tratar de um Auto-Ajuda, e sim por mostrar uma forma de superar a dor, apegando-se a uma fé.

    Vou tentar assistir ao filme!

    Beijooos!

  4. Olá Robson

    Deve ser um ótimo livro mesmo e muito emocionante por sinal. Quem na vida nunca indagou a Deus: Por que? Mas é nessas horas de sofrimentos que temos que nos apegar mais a ele e agradecer tudo de bom que nos acontece. É NISSO QUE ACREDITO.

    Abraços e até mais.

  5. Amanda,

    É um excelente livro. Você deve ter se confundido. Mas já há rumores de que virará filme.

    Altieres,

    Pois é. E o livro mostra que é possível entendê-lo mesmo que ela não venha até nós.

    Abraço!

  6. Eu também não me interesso por esse tipo de literatura, mas seus comentários me fizeram pensar se não vale a pena conferir… quem sabe em breve.

  7. Vinicius,

    Eu achava que não me interessava, mas descobri um lado interessane dessa forma de literatura. Se puder, leia.

    Abraço!

  8. apenas eu não gostei desse livro, digo logo; E não sei o porquê. Talvez eu devesse rele-lo para vê se minha opnião muda.
    Todo mundo que lê adora, eu simplesmente achei que ele foi feito exatamente apra ser vendido. Em épocas m que guerras, mortes e assltos são vivenciados de maneira tão normal, um livro desse, com o marketing que teve..sei não.
    Mas talvez seja só implicancia mesmo, vou lÊ-lo de novo para vê se gosto mais.
    mas mesmo com tudo isso, ainda recomendo também

  9. Putz, além de conseguir expressar bem as palavras e exteriorizar seus sentimento sobre os filmes sem ser grosseiro ou extremista, você é lindo! Casa comigo?

  10. Não tinha curiosidade em torno do livro, mas sua opinião mudou meu conceito. 😉

  11. A sinopse de “A Cabana” deixou-me bastante interessado. Estou com o livro em casa (ganhei) mas até hoje não tive a decência de abrir a primeira página.
    Farei isto o mais depressa que puder.

  12. Ao longo dos meus 50 anos, não tinha relido um livro…e A Cabana, eu já relí nada menos do que 6 vezes e, em cada uma delas, do cp. 6º ao 13º, eu acrescento uma fé maior e um entendimento melhor da vida, do ser humano e de Deus.
    Se realmente se tornar um filme…tenho certeza que vai ser um forte concorrente prá “Ghost”.
    Imperdível!!!

  13. O livro é perfeito!!!mt lindo!!!!
    Minha tia ganhou o livro e me empresto….
    Adorei…
    é perfeito
    Só queria saber se ja lançou ou vai lançar o filme??
    OBS:O livro é tão perfeito que eu só tenho 11 anos e gostei…

  14. Lí o livro e estou aguardando ansiosa pelo lançamento do filme.
    Perdi as contas de quantas vezes me senti vivenciando a história.A narrativa é envolvente de forma a interessar cada vez mais pelos acontecimentos.
    Gostei bastante da forma com que Deus foi retratado e principalmente a ilustraçao (quase que palpável) da “Grande Tristeza”de Mack.
    Quem nao leu, definitivamente é uma excelente leitura, principalmente para os incrédulos de Deus e da existencia Dele…

  15. Esse é o livro mais lindo que ja li na minha vida, tbm vivia a grande tristeza como Marck esse livro me ensinou o perdão, a ver o mundo e Deus com outros olhos.

  16. Concordo… Deus fala tremendamente com cada um de uma maneira especial , simples e individual. Como a própria salvação é.
    E stou torcendo para que tudo que foi escrito de maneira tão inteligente e criativa, possa tb. ser retratado através do filme.
    Sim pq. vou aguardar e crer que essa porta já está sendo a berta e que esse filme abençoará muitas vidas.
    Deus abençoe

  17. Eu Li o livro a uns 3 meses, eu recomendeii a todos meus amigos!
    é impressionante, vivo momentos quem que o LIVRO me dá respostas sabe?
    é como se esse livro respondesse como agir e interpretar as situaçoes!
    o LIVRO mudou minha Vida, meu pensamento, medo e até sentimento de revoltas!
    APRENDI A PERDOAR E AMAR A TODOS ESPECIALMENTE!
    leia vc Tbm!
    Eu quero sempre estar com Deus Pai, Deus filho e Espirito santo na Cabana!
    a Cabana é nosso Hipotálamo, onde guardamos nossos sentimentos,lembranças e Tudoo mais!
    GARANTO QUE O LIVRO É UM CANAL DE BENÇÃOS DE DEUS!
    Bj’s

  18. Além das três pessoas Pai,Filho e Esp.Santo, no livro aparece mais uma personagem, Sophia, a personificação da sabedoria de Deus, cujo manto, mulher muito bonita …lembra uma mulher que aprendi conhecer por Maria, apesar de dar indicios de uma crença evangélica, pois cita pastor e escola dominical.

  19. Amei esse livro … recomendo

  20. Depois de ler o livro, mudei meus conceitos em relação a Deus, Jesus, Espírito Santo e a humanidade…recomendo, me tornei uma pessoa melhor….não tenho medo…

  21. Estou lendo o livro e não consigo parar. Ouvi críticas positivas e negativas. Mas estou lendo para formar minha opinião. Não gosto de ficar remoendo coisas tristes, e o livro me faz sentir triste só de pensar na dor que esse pai sentiu. Mas, todos nós passamos por algo parecido uma vez ou outra, e quem nunca fez uma perguntinha só a Deus?
    Ainda quero entender qual foi a do autor em colocar a representação de Deus da forma que colocou.
    Quando terminar de ler, terei mais clareza.

  22. É um livro muito, muito maravilhoso, e recomendo sim com toda certeza!!!

  23. Gente,

    Esse livro é muito emocionante, ñ pude deixar de chorar. Imaginem com o filme!!! Sairei do cinema com a cara inchada… huahuahua!

    Mudei muito minha maneira de ver Deus e sua presença em minha vida. Agora sei que ele realmente está comigo, ao meu lado… hoje e sempre!

    Recomendo a todos!!! ^^

  24. Adorei o livro me emocionei muito com o livro é uma historia muito emocionante me tocou profundamente gostariA o livro virace um filme para aqueles que não gostam de ler possa ter as respostas que precisan para tirar suas duvidas chorei muito era como se eu tivesse vindo a historia.
    que deusa abençoe a todos

  25. Fiquei com receio de ler…Por pensar ser um livro de apelo extremo ,mas logo percebi ser um livro com um conteúdo extremamente lindo!!!
    E é como alguém comentou: “vi o quanto Deus está ao nosso lado,como Deus nos proteje e nos ilumina”!!!!
    Maravilhoso!!!
    Se vc gosta de ler,pois não perca tempo!!!!
    Comece agora mesmo a ler esse livro maravilhoso…rs!!!
    Além de nos achegarmos mais a Deus ,esse livro ,esta leitura nos abre os olhos para um Deus de AMOR!
    Um Deus de TERNURA!!!
    Um Deus de AFETO!!!
    Um Deus de PERDÃO!!!!
    Estou maravilhada com tamanha capacidade que um ser humano tem de vivenciar e escrever tão lindamente palavras que nos acalmam a alma em um mundo com tanta tristeza …E tragédias!!!!
    Espero que ,vc, que não tem pasciência com esse ” tipo de leitura” reveja seus conseitos!!!
    Bjs a todos!!!

  26. Simplismente maravilhoso.Esse livro envia a mensagem do própio Deus.Principalmente quando fala da trindade.O autor quando o escreveu estava ligado diretamente com Papai,pois é assim que eu também sempre O chamei .É maravilhoso ver que outras pessoas estão se deixando tocar pelo verdadeiro e único Deus,e que estão desenvolvendo uma intimidade verdadeira com o Senhor.Aprendi muito e sei que apesar de ser uma estória fictícia,ela tem a sua exência verdadeira.Não vejo a hora de estar com o filme nas mãos já que leitura pra alguns é algo penoso e difícil,oque não é o meu caso,mas trabalho com muitas pessoas assim em meu ministério.Vale a pena se relacionar com tudo que é de Deus.Se você quer conhecer o verdadeiro Senhor,o grande ,leia esse livro tenho certeza que sua visão vai mudar.

  27. eu amei livro, indico a todos, é uma historia emocionante!!! ainda não vi o filme mas estou com muita vontade de ver!!

  28. ..

  29. Para os fracos e temerosos é um prato feito.

  30. foi o melhor livro que eu já li

  31. o melho filme do ano 2010

  32. o melho filme do original

  33. a cabana

  34. é o melhor livro q li em 2011
    incrivel

  35. Eu já li este livro,e ele me impressionou.Mas até então eu não havia me interessado.
    Este livro me fez mudar o conceito de como levar a vida.
    Eu aprendi a perdoar,a amar,a respeitar,a conhecer Deus e muitas outras coisas.
    Eu só li o livro depois que eu e meu amigo de colégio trocamos/emprestamos um livro um para o outro.
    E garanto que ele mme mudou,me fez melhor.
    Eu aprendi a amar Deus,Jesus e o Espirito Santo,e não teme-los.
    E o melhor de tudo,é que não é um livro que usa este tema tipicamente como auto-ajuda/religiosamente bitolado.Ele mostra Deus como alguem que te ajuda,e que não é mau,como eu o carregava.
    Eu adorei,e talvez seja o unico livro que eu li que tenha e mudado definitivamente a maneira de pensar sobre Deus e como conduzir minha vida.
    Obs.:
    Mas isto não significa que eu tenha me tornado bitolada e santa.

  36. Gostaria saber se este livro se tornou em filme?
    e se ainda não tornou gostaria de saber se existem
    alguma pretenção de torná-lo.
    Grata, Marcelle

  37. estou lendo o livro a cabana e assino embaixo ao dizxer que o l livro e bonito parabens..

Deixe um comentário

