» Rio Congelado

(Nota: 8,0)
Título Original: Frozen River
Gênero: Drama
Diretor(es): Courtney Hunt
Roteiristas: Courtney Hunt.
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O’Keefe, Mark Boone Junior, Charlie McDermott, James Reilly, Dylan Carusona, Jay Klaitz, Michael Sky, John Canoe, Nancy Wu, Pun Bandhu, Rajesh Bose, Joey Chanlin.
Duração: 97 minutos.

Ao escrever meus textos sobre as impressões que tenho sobre o filme que conferi, seja por indicação, seja por curiosidade, procuro captar determinadas mensagens que nem sempre está visível claramente. E me pergunto se meus textos estão mais para o lado moral que os filmes passam ou fixa-se no lado cinematográfico e às vezes chego a conclusão que, em muitos, analiso mais aquele do que esse quesito. E, seguindo esse conceito, enxergo que Rio Congelado tem seu mérito quando analisado o caráter mais social da história.

Ray Eddy (Melissa Leo – As Duas Faces da Lei) tem dois filhos. Um com quinze e outro com oito anos de idade. Recentemente deixada pelo marido, ela tem que se virar para poder colocar dinheiro dentro de casa, que é um trailer velho, e também tem que juntar dinheiro para que sua nova casa seja entregue e assim ela possa viver mais ‘dignamente’, tudo isso porque seu marido foi embora com o dinheiro da casa. Após conhecer Lila Littlewolf (Misty Upham), ela faz uma jogada para trazer ilegalmente pessoas ao território americano através da fronteira com o Canadá. Por ganhar uma boa quantia em dinheiro, ela passa a fazer isso outras vezes para dar um rumo a sua vida, colocando sua vida em perigo já que atravessa a fronteira de carro sobre um rio congelado, além da sujeição a inspeção da guarda costeira.

Este filme tem um modo que vem sendo usado em alguns filmes ditos ‘independentes’, a exploração do sofrimento é um grande ponto a ser bem trabalhado e percebe-se logo início que esse é o maior mote. O sofrimento é companheiro fiel da protagonista assim como dos que estão ao seu redor, um sorriso é difícil de ver, isso só se espera das crianças que não encontraram ainda o lado amargo da vida. Assim como é quase impossível não se angustiar junto com a personagem pelos dramas que passa na sua vida. Ponto curiosos são tratados pelo longa como a mãe que não consegue ter o respeito do filho mais velho e a crítica à crença dos americanos que pensam ser o centro do mundo.

A fotografia é de muito bom gosto já que trata de pontos diferentes e de ângulos bem necessários. Mas o ponto forte do filme fica para dois quesitos interessantes e que foram reconhecidos. A atuação de Melissa Leo que se veste perfeitamente no papel de uma mãe e mulher sofredora que de tudo faz para ter um pouco mais de dignidade. E o roteiro que, sem rodeios, nos faz perceber os sofrimentos dos personagens e a densidade que rodeia a vida deles, sempre com necessidades e aflições. Rio Congelado não é um filme que agrade a todos, porém quem procura um bom e independente filme vai encontrar um bom passatempo neste.

11 Respostas

  1. Gosto muito desse, um dos melhores roteiros do ano, um excepcional filme independente. Courtney Hunt desevolve tudo perfeitamente, e acho que a Misthy merecia maior atenção.

  2. Acho que fui um dos poucos que não gostou tanto desse filme, principalmente por alguns problemas de direção – tudo parece muito primário, fica até artificial às vezes. No geral vale mais por causa das atuações.

  3. Ainda não tive oportunidade de ver!

  4. Cleber,

    Eu achei que foi tudo bem medido no melhor possível.

    Vinicius,

    Outros também não curtiram tanto, mas eu achei super interessante e dentro dessa idéia de filme independete, creio que conseguiu um bom desempenho.

    Tiago,

    Veja assim que puder, é muito bom!

    Abraços!

  5. Este está na lista dos filmes do Oscar passado que acabei deixando de assistir por falta de tempo. Preciso recorrer e vê-lo logo. Parte disso vem do fato de que não chegou em nenhuma locadora de meu bairro.

  6. Robson, é um bom filme. Mas acho a direção completamente amadora e discutível. Hunt ousou demais e deveria ter feito algo mais enxuto pra contornar e evitar erros. Melissa vai muito bem, mas não entrou no meu top 5.

    Abs!

  7. “Rio Congelado” é um excelente filme! O que mais gostei foi o roteiro e a grande atuação da Melissa Leo. E a Courtney Hunt, apesar de amadora, não decepciona. Ela até dirige alguns episódios de “In Treatment” e eu gosto do resultado…

  8. Gostei da intenção do filme em contar uma situação precária, as tive alguns probleminhas com ele, mas vale pelas atuações. 😉

  9. Vou procurar ver esse filme. Gosto desse tipo de produção, quanto mais drama melhor.

  10. Foi um dos três filmes que eu mais gostei em 2008. “Rio Congelado” é simples, mas emociante. Atuação de Melissa Leo tb é comovente.

  11. […] POR NATUREZA  Mayara Bastos APAIXONADA POR CINEMA  Pedro Tavares CINEMA O RAMA  Robson Saldanha PORTAL CINE  Romeika Cortez A ROOM OF ONE’S OWN  Rogerio Nascimento CINEMA EM CASA  Vinícius Pereira […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: