» Tinha que Ser Você

(Nota: 8,5)
Título Original: Last Chance Harvey
Gênero: Comédia Romântica
Diretor(es): Joel Hopkins
Roteiristas: Joel Hopkins .
Ano de Lançamento: 2008.
Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, Liane Balaban, James Brolin, Richard Schiff, Tim Howar, Wendy Mae Brown, Bronagh Gallagher, Jeremy Sheffield.
Duração: 93 minutos.

De vez em quando eu sinto vontade de assistir uma comédia romântica, gênero tão agraciado pela maioria das mulheres, naturalmente, mas que às vezes consegue fazer muito marmanjo se divertir. Porém em praticamente todos os filmes do gênero, o que sempre prevalece são jovens casais com hormônios à flor da pele e com o amor visto como uma forma platônica, sempre negligenciado por um e venerado pelo outro. Desse modo, o que mais me chamou atenção em Tinha que Ser Você (nome brasileiro bem estranho e clichê, diga-se de passagem) foi o fato da história se passar com um casal maduro e que acabou de se conhecer, de culturas diferentes, mas que procuram a mesma coisa.

Harvey Shine (Dustin HoffmanO Corajoso Ratinho Despereaux) é um compositor de jingles para propagandas. Sua filha, Susan (Liane Balaban – Três Vezes o Amor), irá se casar na Inglaterra, onde mora, e ele viaja para presenciar o a cerimônia. Porém, seu chefe alertou-o que ele só teria mais uma chance e que, portanto, deveria está o mais rápido possível de volta. Quando decide voltar, sem ficar para a festa do casamento, descobre que foi despedido. Sentado num bar no aeroporto para afogar suas mágoas, Harvey conhece Kate (Emma Thompson – Harry Potter e a Ordem da Fênix) e eles começam um simpático envolvimento que é regrado antes pelo conhecimento do mundo de cada um e só depois é que o relacionamento vem a acontecer.

Eu achei tudo nesse filme bem medido. Ele não é a melhor comédia romântica nem tampouco extremamente marcante. Entretanto, tudo é marcado com um toque de sabedoria, um toque de maturidade que demonstram a qualidade do material. O roteiro é muito enxuto, não perde o fio da meada, o que deixa a história mais agradável ainda. Para completar temos um casal de um talento irrefutável, pelo menos pra mim. Inclusive foi um desígnio muito bem feito porque acho que Dustin representa o típico americano e Emma tem um quê da educação inglesa.

Pra falar a verdade, não tenho pontos negativos claros a apontar neste longa. Achei que seu objetivo final que é divertir e contar a história de um casal diferente foi feita com maestria. Um escorregão aqui outro acolá não fazem com que o todo seja prejudicado. O filme não foge muito do lugar-comum, todavia também não se afoga completamente nas histórias previamente prontas. Os diálogos são bem inteligentes e nos mostram onde está a diferença pra qualquer outra comédia lançada ultimamente. No fim das contas, eu indico sem medo de errar, principalmente para quem curte e até mesmo para os que não curtam tanto assim.

12 Respostas

  1. Robson, já queria ver esse filme e, depois da sua recomendação, com certeza, vou conferir. Aonde você o viu???

  2. Robson, eu AMEI esse filme. Achei divertido, romântico e dramático na medida certa. A química entre Emma e Dustin é assustadora! Sério, este filme é uma grata surpresa e minha nota é igual a sua!

    Abs!

  3. Tenho muita curiosidade em ver o filme, além da dupla principal, por ser um romance que não parece com os convencionais., por mostrar duas pessoas que já não estão mais na “flor da idade” descobrindo o amor. Acho que irei amar este filme. 😉

  4. Kamila,

    Ele é simplesmente gratificante e não me surpreendeu, é bom demais. Eu baixei da net Kamila. Se quiser manda teu endereço pelo e-mail o direct message que eu te envio uma cópia em DVD, sou bonzinho!

    Kau,

    Ele é medido de forma certa. É gratificante.

    MAyara,

    Não tenha dúvidas, é muito maduro e feito na medida certa.

    Abraço!

  5. Os outros comentários foram tão medianos… O seu me animou! 🙂 Adoro o Dustin, talvez seja meu ator preferido. Verei em breve então.

    [ ]s!

  6. Já eu não gostei tanto assim. Mas acho que o filme vale a pena pelos dois atores, especialmente pela Emma Thompson!

  7. Comédias romãnticas clichê são broxantes e melosas mesmo, mas só louco para esnobar uma estrelada por Dustin e Emma!

  8. Jeff,

    Dustin e Emma fizeram o casal perfeito. A química foi excelente…

    Matheus,

    Esse filme me conquistou e atingiu minhas expectativas, achei que fosse enxuto e sincero.

    Gustavo,

    São brochantes, mas o clichê é tão bem trabalhado pela dupla que é fantástico… hehehe

    Abraços!

  9. Saber trabalhar com clichês também é uma arte e ao que parece o filme é bem sucedido naquilo que se propõe, isto é, falar de mais uma vez do amor entre duas pessoas.

  10. ME AGRADOU BASTANTE, ELE TEM UM OBJETIVO E O ALCANÇA; DESTAQUE (CLARO) AO CASAL PROTAGONISTA, QUE MESMO SEM QUÍMICA DÃO UM SHOW.

    ABRAÇOS

  11. Fernando,

    Concordo com isso. Saber lidar com eles não é fácil…

    Brenno,

    Não achei que não tivessem química, muito pelo contrário a personalidade oposta do casal é que faz a química…

    Abraços!

  12. Estou esperando sua chegada em DVD para conferir, e imagino que deva ser mesmo um filme que valha a pena. Ao menos pelos atores.

Deixe um comentário

