» Sinais

(Nota: 8,0)
Título Original: Signs
Gênero: Suspense
Diretor(es): M. Night Shyamalan
Roteiristas: M. Night Shyamalan.
Ano de Lançamento: 2002.
Elenco: Mel Gibson, Joaquin Phoenix, Rory Culkin, Abigail Breslin, Cherry Jones, M. Night Shyamalan, Patricia Kalember, Ted Sutton, Merritt Wever, Lanny Flaherty, Marion McCorry.
Duração: 106 minutos.

Há tempos que o diretor M. Night Shyamalan (Fim dos Tempos) vem sendo apontado como insuficiente nos seus filmes. Sempre prezando pelo suspense, Shyamalan já fez grandes filmes como O Sexto Sentido e filmes bons, mas que não agrada a todos como A Vila. Deste modo, não se pode negar o grande talento que esse diretor e roteirista indiano tem. Ele foi capaz de revolucionar o gênero mostrando que ainda é possível fazer um bom filme de suspense sem precisar cair na mesmice. Porém, nos últimos tempos, ele vem sendo bem criticado e, talvez por esperarem muito, os seus ‘fãs’ vem se decepcionando a cada trabalho.

Na Pensilvânia, Estados Unidos, vive o ex-reverendo e viúvo Graham Hess (Mel Gibson – O Patriota), um viúvo com seus dois filhos, Morgan (Rory Culkin – Riquinho) e Bo (Abigail Breslin – Pequena Miss Sunshine) juntamente com o seu irmão Merrill (Joaquin Phoenix – Johnny e June) em uma fazenda em que há uma grande plantação de milho. Figuras misteriosas começam a aparecer no roçado que, como se tivesse sido ‘pisoteado’, formam vários sinais vistos com perfeição de uma visão aérea, fato que vem ocorrendo em vários pontos do mundo, sem se saber quem possa ter feito isto já que não há vestígios e ameaça começar a pairar no ar.

Não sei o que dizer quanto a seleção do elenco para este filme, principalmente no que concerne ao papel do ex-reverendo. Não sou de julgar o trabalho de Gibson porque creio que ele já nos deu bons personagens em que não seriam o mesmo sem ele como em Coração Valente estando ainda à frente da direção premiada pelo Oscar, porém acho que não foi muito louvável a sua escalação para esse papel. Ele parece totalmente inseguro e nem um pouco convincente e creio que isso não seja, necessariamente, pré-requisito do personagem. No entanto, para mim, os maiores destaques estão nas crianças e em Phoenix que demonstram maturidade para os papéis, cada um com seu grau.

Acho que o roteiro não tem tantos defeitos e talvez seja um pouco a produção que não foi tão bem feita. Ainda assim, o filme tem um resultado final bem positivo e atingiu a todos os meus objetivos. Cinematograficamente falando, creio que o maior destaque seja a excelente e impactante trilha sonora de James Newton Howard que é um companheiro fiel do diretor e que entrega músicas densas. Destarte, é um filme que ainda assim tem seus méritos e não me fez decepcionar com o diretor apesar do último trabalho. Acho que ele ainda tem muito a nos entregar e também, caminhando por outros gêneros, como está fazendo à frente de The Last Airbender, podemos enxergar um outro lado do misterioso diretor indiano.

18 Respostas

  1. Esse é um dos meus preferidos do diretor e acho incrível como foi subestimado – não apenas o próprio Shyamalan, mas também o Joaquin Phoenix que entrega um grande desempenho.

  2. Eu gosto bastante, realmente na minha opinião o único furo do Shy foi o Fim dos Tempos…

  3. Apesar de achar que Shyamalan já fez melhores, “Sinais” é uma obra original e realizada com muita eficiência. Um de meus filmes “alienígenas” preferidos.

    Nota 8.0 [****]

  4. Shy nunca me decepcionou, e apesar de apreciar SINAIS com um pouco mais intensidade que tu, concordo com praticamente toda sua opinião sobre o filme.

    Cumps.

  5. Vinicius,

    É um excelente filme e dá pra entrar num dos preferidos, mas ainda julgo outros melhores, apesar de ainda ter qu terminar de ver todos.

    O Cara,

    Até agora, pra mim, foi seu maior furo mesmo.

    Wally,

    Ainda assim está muito bem feito, tirando pequenos detalhes.

    Gustavo,

    Ele só me decpcionou em Fim dos Tempos, somente.

    Abraço!

  6. Shyamalan realmente é um diretor com altos de baixos, o meu preferido dele é “A Vila”, mas Sinais, é ótimo também que junta um bela trilha e Joaquin Phoenix (que depois ainda faria A Vila)

  7. Luis,

    Ele tem isso mas é bom, ninguém é perfeito. Prefiro Sinais mas A Vila não fica atrás. Tenho percebdio que Shy adora repetir alguns atores d eoutros filmes, só espero que isso não aconteça com Mark, não gosto nenhum um pouco de seu trabalho!

    Abraço!

  8. Pois é gostei bastante de ‘O Sexto Sentido’, mas muita gente falou mais de Sinais. Não vi, portanto não vou fazer juízo de valor. Acredito no potencial de M. Night Shyamalan e na sua volta por cima.

  9. Fernando,

    Faço parte do mesmo time que o seu, não constumo julgar antes de conhecer. Veja, com certeza, não irá se arrepender!

    Abraço!

  10. Cara, eu adoro “Sinais” ! Algumas pessoas contestam achando que tudo se encaixa bem até demais, mas acho que é exatamente a isso que o filme se propõe, mostrar que tudo na vida está escrito e que nada acontece por acaso.
    Talvez por acreditar bastante em Deus e que tudo está mesmo interligado, o filme funcione mais pra mim. hehe

    Abs cara !!

  11. Eu só gosto… Considero o roteiro bastante falho e tal, mas é bacana a produção.

  12. Gosto muito do Shyamlan e Sinais é o meu preferido dele.

    Tb acho que o Gibson não estava tão bem no papel, mas nada que atrapalhe.

    Sinais é um suspense fantástico. O Shyamalan não precisa mostrar o “inimigo” para nos deixar com medo. Várias cenas que são verdadeiras obras primas do suspense, ao meu ver.

    É uma história muito bem contada.

    Só o final que deixa um pouco a desejar. Poderia ter acabado de outra forma, mais macabra, ou de uma maneira ambigua, não sei.

    Eu daria um 9!

    Abraço.

  13. ah sim…

    achei o a dama na agua uma meeeerda

    e o the happening apenas DECENTE.

    espero uma coisa boa dele.

  14. Victor,

    Não é que eu não gostei nem que achei razoável, Achei um bom filme, só não me impressionou tanto. Só isso.

    Diego,

    Não vi tanta falha no roteiro, não.

    Doc,

    Acho um bom filme, um bom passatempo mas não entraria numa lista de preferidos meus do gênero.

    Abraços!

  15. TEM UM SELO PRA TI EM MEU BLOG

  16. Robson, eu acho que Sinais consegue deixar o público com medo. Eu, pelo menos, fiquei extremamente tenso! Mas não sei… acho o roteiro fraquinho e os efeitos visuais péssimos.

    Abs!

  17. Contra a maioria dos comentários dos nossos amigos, não posso afirmar que seja um filme fantástico. Interessante, mas um pouquinho abaixo das surpresas de outros filmes do realizador como ‘The Village’ ou ‘Unbreakable’.

    Para já, Shyamalan não me decepcionou. Mesmo ‘The Happening’ não é tão mau como querem muitos fazer crer.

    Abraço.

  18. Um dos filmes favoritos de meu irmãozinho, um dos melhores de Shyamalan para mim também. 😉

Deixe um comentário

