» Se Beber, Não Case!

(Nota: 8,5)
Título Original:The Hangover
Gênero: Comédia
Diretor(es): Todd Phillips.
Roteiristas:Jon Lucas, Scott Moore.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Sasha Barrese, Jeffrey Tambor, Ken Jeong, Rachael Harris, Mike Tyson, Mike Epps, Jernard Burks, Rob Riggle.
Duração: 100 minutos.

Eu procuro enxergar o cinema de diversas maneiras, no seu potencial para nos dar lição de vida, na questão de poder nos fazer refletir, de nos assustar e também de nos fazer dar boas gargalhadas com diversas situações inusitadas. Muitos me criticam por preferir drama, um suspense de vez em quando do que uma comédia. Apesar de ser bastante de bem com a vida, não consigo achar tanta graça na comédia. Existem umas inteligentes que valem a pena, mas a maioria escachada não faz meu estilo, vide Borat. O filme em questão não é bem o estilo deste, mas também não é inteligente e mesmo assim eu ri bastante do início ao fim, ainda mais com o desfecho do longa.

Sua história gira em torno de quatro amigos: Doug Billings (Justin Bartha– Nova York, Eu Te Amo) que está próximo do casamento, Stu Price (Ed Helms – O Grande Dave) um dentista dominado pela namorada, Phil Wenneck (Bradley Cooper – Ele Não Está Tão a Fim de Você) um professor que é casado e vive entediado com isso e Alan Garner (Zach GalifianakisNa Natureza Selvagem) cunhado de Doug. Em função do casamento, eles resolvem ir para Las Vegas se divertir e curtir cada segundo da despedida de solteiro de Doug. Porém, eles terminaram tomando algo, que posteriormente descobriram ser um “boa noite, cinderela”, e não se lembram de nada do que aconteceu na noite anterior e pior, que Doug está desaparecido.

A história é legal, é atrativa apesar de que aparentemente não passa de uma comédia barata, pelo menos era isso que pensava. Entretanto, o sucesso foi tanto que mudei meu conceito e achei que seria interessante conferir pra ver qual seria meu ponto de vista a respeito. O que mais me achou atenção quando chegou aos créditos finais no cinema foi o fato de que a história, apesar dos pesares, não tem como base fundamental o constrangimento e isso é muito difícil de fazer num filme de comédia. Apesar da maioria das coisas que os protagonistas descobrem se tratarem de condutas constrangedoras, a situação nos faz preocupar mais com o porquê de ter acontecido aquele fato do que propriamente o constrangimento da situação.

Acho que aliado a isso, as personalidades bem definidas dos personagens nos dão segurança para compreender que cada um vai se comportar de maneira tal ao descobrir o que fez quando estava ‘apagado’. As atuações são interessantes, porém não brilhantes, acho que nem daria para ser né? A trilha sonora não podia ser menos diferente do que já se esperava, aquela só tocada não existe muito para esse gênero e, portanto, a união com música no estilo de Usher são fundamentais para empolgar o espectador, e isso deu certo. Creio que uma pitada de cada coisa foi o suficiente para entendermos o sucesso deste filme. Mas só uma coisa: que ele pare por aqui, continuação para uma história dessas só viria a prejudicar.

13 Respostas

  1. Gostei bastante do filme, cujo titulo pode parecer tolo, mas é bem divertido, bem acima da média das comédias atuais. Estou devendo ainda a resenha…

    http://cinemagia.wordpress.com/category/resenhas/

    Um abraço,
    Tommy – Cinema é Magia

    .

  2. Eu também não sou fã de comédia, de nenhum tipo, e me vejo constrangido várias vezes na cadeira do cinema. Mas esse filme , realmente, foi um pouco diferente, fui esperando mais uma comédia sobre bêbados depois da ressaca. E foi isso que vi. Mas com um pouco mais de humor legal, amizades e nenhuma lição de moral tão típica desses filmes de comédias.

  3. Tommy,

    O título é bem tolo e se dependesse dele eu nem iria. Digamos que ele fez a comédia respirar.

    Luis,

    Não fico constrangido porque só vou quando é quase certeza de uma boa diversão, sei em quem confiar pra conferir esses filmes… hehehe as lições não devem existir em comédias, jamais!

    Abraço!

  4. Eu é que agradeço a visita e aproveitei e também linkei o Portal Cine. Aproveite e conheça também meus outros blogs:

    http://somenteboasnoticias.wordpress.com/
    http://telemagia.wordpress.com/
    http://acasatorta.wordpress.com/

    Grande abraço e sucesso sempre,
    Tommy

  5. Esse filme é uma excelente comédia!!! EXCELENTE! Acho que eles pegaram uma premissa muito interessante e exploraram caminhos que, mesmo beirando o mau gosto, acabam dando certo. O elenco, pra mim, é o grande destaque!!!

  6. Eu quero muito vê esse filme … mas, só quando chega na locadora!

  7. Todo mundo falou bem dessa comédia, mas até agora não tive muita vontade de ver – e talvez agora só veja com o lançamento em DVD mesmo.

  8. To me coçando para ver este filme. São só elogios. Acho que de Domingo não passa.

  9. Achei um ótimo filme. Fui descompromissado para assistir (mentira, nem tanto, já que os elogios ao filme tinham sido quase unânimes) e não me arrependi. É uma comédia interessante (mesmo que nem sempre inteligente) e o resultado foram risos, risos e mais risos.
    Abrajos rotos para ti! 🙂 No clima de “Madri 2016”. Hahahaha.

  10. Como admiradora de uma boa comédia, estou com bastante vontade de conferir este filme… mas agora só em DVD, já que os horários do filme nos cinemas por aqui estão horriveis. 😉

  11. Em suma, “Se Beber, Não Case!” é mais um besteirol com boa produção. E só.

    NOTA (0 a 5): 3
    ***

  12. […] Saldanha PORTAL CINE “O que mais me achou atenção quando chegou aos créditos finais no cinema foi o fato de que […]

  13. Uma das ótimas surpresas dos últimos anos, em se tratando de comédia. Minha humilde resenha:

    http://cinemagia.wordpress.com/2009/10/22/resenhas-se-beber-nao-case/

    Um abraço
    Tommy
    http://cinemagia.wordpress.com/

Deixe uma resposta

