» Atividade Paranormal

(Nota: 2,5)
Título Original: Paranormal Activity
Gênero: Terror
Diretor(es): Oren Peli
Roteiristas: Oren Peli
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Amber Armstrong, Randy McDowell, Ashley Palmer, Tim Piper, Crystal Cartwright.
Duração: 99 minutos.

Vocês já devem ter notado que sempre procuro questionar-me ou questionar-lhes a cerca de algo relacionado ao filme. Quanto a este, vem a pergunta que não quer calar. Como as pessoas são impulsionadas a pagar um ingresso de cinema para conferir um filme que lhes trará medo, aflição e/ou as assustará? Quanto a mim a questão é óbvia, eu gosto. Acho atraente essa sensação, ainda que pareça masoquista, é que é curioso ver não só minha reação mas também a reação de quem se encontra comigo. Quem vai comigo sabe que me divirto com isso. Mas e vocês, o que consideram sobre isso? O que os chama para o cinema?

Micah e Katie é um jovem casal de namorados que moram juntos. Estranhos acontecimentos vinham ocorrendo na casa onde moravam. Para isso, Micah resolveu comprar uma máquina filmadora potente para que ele pudesse averiguar o que de fato estava acontecendo através das gravações, já que o ocorrido acontecia majoritariamente a noite. Dessa maneira, a sua câmera ficava ligada a madrugada inteira e tudo que acontecia era capturada pela câmera e discutida no outro dia, pelos dois e também por algum estudioso ou curioso sobre o caso.

Diante da minha explanação sobre o que considero fundamental em um filme do gênero é que exponho o meu total desgosto pelo filme. Paguei um preço não muito baixo por uma sessão única no sábado a noite. Carreguei um leva de amigos para conferir na esperança de que todos curtissem. Ao término do longa, percebo que o desgosto não veio só de minha parte, mas de todos que estavam comigo (e ainda sou apontado como o ‘culpado’ por não termos assistido outro filme ¬¬’ ). Porque desgostar? Simples, o filme não passa do previsível. Nada de inovador é adicionado e o casal não é tão seguro de si para fingir que aquilo foi real.

A trama não foi bem trabalhada, ainda que seja no método ‘câmera na mão’, é possível desenvolver um bom roteiro para que haja mais veracidade. O que acontece não deixa de dar receio em que assiste, entretanto é fraco quando se nota que aquilo não vai aparecer, que aquilo não vai causar um prejuízo maior, que aquilo se mostra invisível aos nossos olhos. Além do que o filme torna-se cansativo quando nada acontece. São necessárias várias noites para que alguma coisa mais, digamos, ‘bizarra’ possa acontecer e ainda assim não digna de susto. No geral, o filme não impressiona por nada. As cenas são previsíveis, ainda mais para quem conferiu o trailer. Portanto, se você ainda quer ter algum ‘sustinho’, não veja o trailer. Aí, quem sabe, você pode curtir a película mais do que eu.

38 Respostas

  1. Cara, concordei em quase tudo com vc. A única coisa q discordei foi “Portanto, se você ainda quer ter algum ‘sustinho’, não veja o trailer”. Pois eu não vi o trailer e não levei susto nenhum. O filme é previsível de cabo a rabo.

  2. Que banho d’água fria.

    Vou arrefecer minhas expectativas para evitar desilusão.

  3. Sabe o que me leva a assistir um filme como “Atividade paranormal”? Simples! A possibilidade de estar ao lado de pessoas que eu gosto e ter a chance de dar boas risadas assistindo um filme como esse, uma boa e velha comédias romantica!! Lol Esse filme vai ficar pra historia como a pior adaptação do estilo bruxa de blair, mas como disse cumpriu o que foi esperado, divertido, com doritos, e muitas risadas!

    Concordo com vc rob’s, quer curtir mais esse filme? não assista o trailer! ;D

    Fica a dica!

  4. 2,5 Foi cruel!

  5. Poxa, seu texto (e nota) realmente desanimam. Mas ainda acho que vou gostar deste filme, até pelas outras opiniões que tenho lido. Mas nunca se sabe… né?

  6. Andrew,

    Caso não assista o trailer, pode ser que se assuste. Mas a maior prova é que nem vendo o trailer é possível se assustar, você comprova isso!

    Gustavo,

    Se quiser conferir, vá sem tantas expectativas… talvez curta bem mais.

    Rafael,

    É sempre sair com os amigos, curtir um filme. Mas um como esses, só se for pra rir mesmo! hehehe

    Wally,

    Não quero impor que todo mundo desgoste desse filme. Só acho que ele não fez nada para merecer tanto crédito entende? Por isso que não gostei de nada do que vi. Mas quero ver sua opinião!

    Abraços!

  7. Já é a segunda pessoa que fala mal desse filme, pra mim! Mesmo assim, estou curiosa para ver a obra!

  8. Quero ver, ainda assim Robson… Não cheogou por aqui e assim que chegar irei ver. Confesso sua crítica me deixou inseguro e precavido ;; Abraço!

  9. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by PortalCine: RT: @RobsonSaldanha: Post saindo do forno agora no @PortalCine sobre o bizarro filme Atividade Paranormal: http://tinyurl.com/yhwlakn

  10. Kamila e Rafael,

    Eu também tenho essas teimosias quando não gostam… mas sinceramente? não sei se quero que vocês gostem! hehe

    Abraços!

  11. Geralmente adoro esse tipo de produção (sou fã de “A Bruxa de Blair”, por exemplo), mas “Atividade Paranormal” é mesmo uma decepção. Cheguei a gostar mais do que você, mas concordo que foi meio frustrante esperar várias “noites” para alguma coisa acontecer – e o final é meio apressado justamente por causa disso.

  12. kual a faxa etaria desse filme ?

  13. É assim mesmo Buddy … Se vc disse qye REC é melhor do que isso … essa merda é hecatombe nuclear …

  14. Ah!! Lembrei de uma coisa, levei mais susto no filme 3D “Os fantasmas de scrooge” do q nesse filme. E o pior é que não estou brincando. Hehehehehe! Vlw!

  15. Robson.. que bom revê-lo e estar de volta por aqui..rs..
    pois é, não te avisei, pois foi tudo de repente que eu voltei,rs… mas eis me aqui!
    tbm nãos ei se é garantia que irei permanecer, pois ainda não coloquei net lá em casa em Cachoeira Paulista, então, por enquanto estou on line no blog..rs…
    Esse filme me chamou a atenção ofi a publicidade que teve… ou seja nenhuma, hehehhe… na verdade a falta dela, de repente começaram a comentar sobre um filme de terror que nãos e poderia assistir sozinho, enfim.. tá no cartaz..rs… mas, honestamente, tbm já não é o primeiro que fala mal do filme, então nem pretendo perder tempo e dinheiro com ele…espero chegar nas locadoras, acho que sobrevivo até lá com a minha ansiedade se é mesmo ruim..rs
    Abraços, irmão!!!!

  16. Cara, eu escrevi a crítica deste filme hoje. Depois dê uma passadinha lá no meu blog…
    O que posso adiantar é gostei sim. Um suspense/terror bastante inteligente e com um roteiro bem amarrado. Com um orçamento ínfimo, o diretor fez um belo filme.
    Abraço.
    =]

  17. Vinicius,

    Pois é. Apesar de ter gostado um pouco mais que eu, partilhamos do mesmo ponto de vista.

    Pedro,

    Creio que seja 14 anos.

    JP,

    Não vá só por mim, pode ser que você curta.

    Andrew,

    É até curioso você falar um negócio desses… haha

    Rodrigo,

    Não tenha pressa em conferir… pelo que percebeu, é bem fraquinho. Seja bem vindo de volta a blogosfera.

    Anderson,

    Definitivamente não partilho da mesma opinião que você… paciência né? hehe

    Abraços!

  18. Se você, que gosta de levar sustos e não dormir por noites não gostou. Eu que nem gosto dessas coisas vou passar longe.
    Ainda mais agora.

  19. Atividade Paranormal não se passa de um exercício do medo e como isso é fruto da imaginação pré estabelecido por nossa mente se torna algo relativo, ou seja, ame ou odeie. Eu gostei, fiquei bastante tenso e entrei no clima do filme. Portanto, acho que para qualquer um, é assistir e ver de qual emoção irá usufruir.

    Abraços!

  20. Luis,

    Rapaz, se você não gosta é melhor não conferir mesmo. Apesar de não ter curtido o filme, sei que quem teme o negócio treme nas bases.

    Alyson,

    Isso é verdade. Minha explanação não determina que não devam assistir, porque ando observando que ele é amado ou odiado. O filme não teve qualquer influência sobre mim… fato!

    Abraços!

  21. Preciso conferir este, pelo trailer também me interessei!

    ps, se quiser pode ser parceiro do Apimentario, pode colocar o banner aqui, abs

  22. Trash demais, nunca vi nada pior

  23. Apesar do meu medo quase patológico desse tipo de filme, estou pensando seriamente em assistí-lo. As opiniões estão tão conflitantes que fiquei muito curiosa. Vamos ver se tenho coragem.

  24. Cristiano,

    Não vá esperando muita coisa, talvez assim curta. Quanto ao banner, posso colocá-lo sim, mas você tem que colocar o do Portal no seu! =)

    Pablito,

    Uma bomba, hehehe.

    Samantha,

    Vai ser curioso saber que você vai conferir esse filme, queria ir só pra ver sua cara!

    Abraços!

  25. Hahahahahhaha… 2,5? Tô curioso pra ver isso. Vou neste fim de semana!

    Mas não gosto muito desses filmes com câmeras safadas na mão, como BRUXA DE BLAIR e CLOVERFIELD.

    Parecem parques de diversões ou trabalhos de conclusão de faculdade de cinema. Menos cinema.

    Abs!

  26. Engraçado como o filme divide bastante as opiniões… Tem gente adorando e outros, detestando. Eu tenho simpatia pelas empreitadas mais simples, esvaziadas de efeitos especiais. Mas odeio filmes de fantasmas.

    Abs!

  27. Otávio,

    A curiosidade está batendo em todo mundo porque ele tá bem dividido, ame-o ou odei-o. Eu curto esse tipo ‘informal’ de fazer cinema, mas esse não deu. Não mesmo.

    Vulgo Dudu,

    Cara, ele tá dividindo de maneira impressionante as opiniões… Eu também tenho simpatia por essa maneira ‘irreverente’ de se fazer cinema, mas não deu. É vazia e sem muito nexo. Perde o sentido e propósito maior não é atingido!

    Abraços!

  28. Assisti ao filme hoje e achei uma completa enganação. Não causa medo, não cria agonia… NADA!!!

  29. Ah, Robinho, eu gostei. O fato “daquilo” não aparecer é, pra mim, um ótimo recurso para aumentar ainda mais o clima de suspense. Se aparecesse, provavelmente seria esteticamente bizarro e com certeza viraria motivo de piadas, porque tentativas de fazer criaturas assustadoras são quase sempre mal sucedidas. Realmente não levei nenhum susto, mas essa não é a intenção de Atividade Paranormal. O que eles querem, na verdade, é que você tema por um susto que, na verdade, nunca vem, o que te deixa tenso, e foi assim que eu fiquei durante toda a projeção. Além disso, achei o final bem apropriado. Enfim. Eu gostei.

  30. Adorei o filme, e levei MUITOS sustinhos . (:

  31. Este filme não desperta minha curiosidade… rsrsrs. 😉

  32. Kamila,

    Ufa! Mais uma pro meu time!

    Samantha,

    É justamente por tudo isso que o filme se mostra fraco, sabe porque? A ‘propaganda’ dele se baseia no medo, no susto. Mas nada disso acontece, isso é péssimo!

    Meg,

    Ninguém é obrigado a odiar né? hehehehe

    Mayara,

    Se soubesse a tempo, não teria também! heheh

    Abraços!

  33. Caramba! É o primeiro texto que eu leio que se diz decepcionado com o filme… Estava na expectativa pra levar bons sustos… vou assistir e depois se eu gostei ou não… de prima já afirmo que dificilmente vai bater o Bruxa de Blair 1, filme que gosto muito!

  34. Tem gente dizendo que realmente assusta viu!

  35. Aquele clip com as pessoas se assustando numa sessão do filme é pura piada né?

  36. […] Saldanha PORTAL CINE “O filme não passa do previsível. A trama não foi bem trabalhada, ainda que seja no […]

  37. vcs nao sabem o que dizem o filme e uma coisa assustadora mas o filme que eu quero ver é o 2012 esse sim e o filme!!!

  38. 2012 2012 quem ja viu ai
    pode me contar como foi?
    por favor!!

Deixe uma resposta

