» Lua Nova

(Nota: 6,0)
Título Original: New Moon
Gênero: Romance
Diretor(es): Chris Weitz
Roteiristas: Stephenie Meyer, Melissa Rosenberg.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Peter Facinelli, Elizabeth Reaser, Kellan Lutz, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Bronson Pelletier, Alex Meraz, Kiowa Gordon, Billy Burke.
Duração: 130 minutos.

O que faz com que uma saga, sobre um casal, fazer tanto sucesso mundialmente? Será que é porque ele é vampiro e ela é ‘normal’? Será que é porque eles querem, mas não podem? Será que é porque quem faz o personagem no cinema é um galã para as garotas? Eu realmente me questiono bastante a cerca disso. Arguo pelo simples fato de que pude conferir os três primeiros livros de saga e, francamente, não entendi a causa de tanta euforia. A história é até interessante, sim. Porém o livro é extremamente fadigoso e ‘menininha’ demais, se é que me entendem. Compreendo perfeitamente que o problema pode está em mim, portanto não me acusem tanto assim. O fato é que não me derreto em momento nenhum um por uma garota que está em depressão porque o vampiro predileto dela foi embora.

Lua Nova trata novamente da história de Bella Swan (Kristen StewartNa Natureza Selvagem) e Edward Cullen (Robert PattinsonHarry Potter e o Cálice de Fogo), ela normal, ele vampiro. Resumidamente, um casal que se apaixonou e que acreditava viverem para sempre juntos, ainda que ela fosse morrer e ele não. Esse segundo momento da história deles é mais delicado porque em razão de um incidente, Edward vê-se obrigado a abandonar Bella juntamente com sua família de vampiros. A depressão pega-a de jeito e ela sofre incansavelmente pela sua perda. Aos poucos vai se recuperando com a ajuda de Jacob (Taylor LautnerCrepúsculo), filho do amigo de seu pai e que demonstra ter um enorme carinho por ela. Porém ela está correndo mais perigo do que pode imaginar.

Tenho que dizer por que é a mais pura verdade. Ainda me impressiona a falta de talento de Robert Pattinson e, aquela que vai no mesmo caminho, Kristen Stewart. Eles estão se mostrando cada vez piores em papéis, que creio eu, nem demandam tanto esforço para sair um bom trabalho. Chega a ser maçante a maneira como se comportam diante da câmera. Um dos melhores fatores de Lua Nova foi, com certeza, ter a oportunidade de em 70% do longa, Pattinson não aparecer. Em partes tenho que concordar plenamente que a produção desse segundo filme se mostrou bem mais competente do que no primeiro, ainda que nem tudo seja perfeito.

A fotografia não é louvável. Pelo menos a meu ver. Creio que, tentando mostrar ousadia, pecou-se pelo excesso e a movimentação da câmera nem sempre é das melhores, tornando-se, por vezes, irritante. A Trilha, por sua vez, apesar de apresentar excelentes músicas não tem um momento adequado para ser colocada e a impressão que dá é que eles pareceram perdidos para decidir qual o momento ideal para encaixá-la. Dos três que pude ler, achei Lua Nova o livro mais chato e sem graça em boa parte, e o filme segue no mesmo ritmo melhorando ao final. Na verdade, não acho que há muito que louvar neste filme. O roteiro, ainda que bastante apressado, conseguiu sair relativamente bem colocado comparando-se com o livro, ainda que existam diálogos no pior estilo: “Então, você é um lobisomem?”. Não sei se posso dizer que o filme é um bom passatempo, isso é bem questionável.

12 Respostas

  1. Gostei bastante de “Crepúsculo”, para mim é um filme jovem que tem seus méritos, mas não estou tão confiante para “Lua Nova”, ainda mais após tantos comentários negativos. Abraço!

  2. Acho que nunca verei este filme!

  3. A imprensão que Lua Nova deixa é a de um filme que nunca engata. Que roda, roda e não sai do lugar. O longa não passa de uma mera ligação entre o primeiro e o terceiro capítulo da saga. E só. Talvez o principal erro tenha sido a mudança da diretora Catherine Hardwicke, que não pôde assumir este filme devido à incompatibilidade de agendas – é o que dizem.

    NOTA (0 a 5): 2
    **

  4. Vinicius,

    Eu curt bastante também, mas é que o roteiro desse filme não ajuda nem um pouco.

    Cleber,

    Só vi porque já comecei… hahahaha

    Anderson,

    É um filme estranhão… hahaha

    Abraço!

  5. Robson, a Kristen Stewart só não funciona nesses filmes da série “Crepúsculo”. Na realidade, ela é uma atriz de muito talento! O Robert Pattinson, no entanto, é totalmente inexpressivo.

    Como filme, “Lua Nova” é um passo à frente se comparado à “Crepúsculo” porque tivemos melhor orçamento e um diretor mais competente. Agora, é esperar por “Eclipse” e por mais um passo à frente!

  6. Nossa, eu discordo completamente em relação à Kamila, pois pra mim “Lua Nova” não passou de uma enganação. Detestei quase tudo nesse longa, especialmente a presença do Troll Doll (hahahaha), mais inexpressivo do que nunca. Pra mim, essa saga já foi por água abaixo, e me assustou sua nota, que considero até bem ata pra um filme tão ruim.

  7. Eu gosto tanto de Kristen que o filme passou até rápido, pena que na saga ela não está em sua melhor forma, é verdade. Enfiim, um não li nenhum livro nem sei o que vai acontecer a partir de agora, mas achei que o filme agradou os fãs e que conseguiu explicar para aqueles que apenas acompanham a saga e não a idolatram nem sai em buscar dos livros loucamente para lê.

  8. Acho que ele ficou no mesmo nível do primeiro. Corrige alguns erros e comete outros diferentes. Para mim, ele funciona por causa da condução e por abraçar sem medo o tom de melodrama fortalecido pelas emoções ali em jogo. Meloso? Sim. Mas digerível. Gosto muito de Stewart e adoro a trilha sonora. O roteiro, a meu ver, é o grande fraco do filme.

    Nota 7.0 [***]

  9. E aí Robson tudo certo? Estou voltando definitivamente a atividade blogueira hehehhe.

    Rapaz… minha namorada e cunhada são fãs da saga… eu particulamente detesto kkkkkkkk tentei ler o livro Crepúsuculo, não é tão ruim assim, mas parei por enjoar da insuportável e problemática Bella kkkkkk.

    Até mais!

  10. Em quesitos tecnicos, é melhor que o anterior, mas tem os mesmas “falhas” do primeiro. Prefiro os livros. E esse Robert Pattinson não me desce…

    😉

  11. […] Saldanha PORTAL CINE “Dos três que pude ler, achei Lua Nova o livro mais chato e sem graça em boa parte, e o […]

  12. Essa Saga é um pé no saco isso sim.. ngm merece um filme que roda, roda e não sai do lugar nunca (como disse o colega de cima).. sem contar os ”efeitos especiais” que são horrendos, a ”atuação” dos dois atores principais que, pela mor, parece que eles estão morrendo.. PESSIMOS atores.. não fazem um esforço se quer pra melhorar..
    Prefiro ver o primeiro Tubarão do que ver essa porcaria..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: