» Top 10 – Filmes de 2009

Entrando na “onda” dos colegas, venho apresentar-lhes a minha lista de melhores filme de 2009. Alguns me surpreenderam, como Avatar, outros só confirmaram o que eu já esperava. O fato é que apesar dos pesares o ano foi bom e trouxe uma boa leva de filmes. Abaixo segue a lista.

1. Avatar

O filme contagia do início ao fim. A trilha sonora vem como grande e fundamental em cada momento da história e é também grande responsável pelo envolvimento emocional com o filme. O arrepio é companheiro constante

2. 500 Dias Com Ela

Acho que é possível enxergar logo de início que esse não é qualquer filme de romance. Ele transcende a isso quando o seu formato diferente, não tão convencional, se mostra presente, iniciando-se pela Trilha Sonora boa, marcante e suave e passando pela narração diferente e ao mesmo tempo próxima do espectador.

3. Deixa Ela Entrar

Enxerguei o ‘caminhar’ do roteiro de maneira gradativa, portanto nada chocante aparece de início, todavia com o passar do tempo nós temos que passar a se acostumar com esse fato, o que nos faz compreender a natureza do gênero com mais conformismo.

4. Bastardos Inglórios

O roteiro é magnífico e de uma originalidade fora do normal, trata de maneira singular e sob uma ótica feroz a Segunda Guerra, trata sob a ótica daqueles que gostariam de fazer coisas iguais ou piores com os nazistas, pelo menos foi esse o sentimento que tive.

5. Quem Quer Ser Um Milionário?

O roteiro de Quem Quer Ser Um Milionário? A princípio parece um tanto presunçoso por ter uma história que parece não ser tão empolgante. No entanto, com o passar do filme você vai pegando a essência do longa e passa a entender qual a magia do filme.

6. Up - Altas Aventuras

É uma boa história que nos passa um protagonista que tinha tudo pra ser repulsivo em função de seu rabujo, mas que mostra simplicidade, humildade e camaradagem. Mais uma vez esse estúdio consegue nos surpreender.

7. Se Beber, Não Case

O que mais me achou atenção quando chegou aos créditos finais no cinema foi o fato de que a história, apesar dos pesares, não tem como base fundamental o constrangimento e isso é muito difícil de fazer num filme de comédia.

8. O Curioso Caso de Benjamin Button

Além de sua história fugir um tanto do lugar-comum ela também nos entrega bons momentos e faz o tempo passar extremamente rápido fator que corrobora com a ‘querida’ lei da relatividade.

9. Dúvida

As atuações são excelentes. Acho que raros são os filmes que nos entregam tão excelentes atuações num longa só. Tudo bem que não era de se duvidar que ao menos duas boas atuações houvesse já que conta Hoffman e Streep no entanto há uma grata surpresa também com Viola Davis (Noites de Tormenta) como mãe do garoto Miller e Amy Adams como a freira que prefere acreditar na inocência do padre, apesar das evidências.

10. Gran Torino

O filme é bem interessante e toca em pontos delicados que sabemos que existe não só nos Estados unidos, mas em todo o mundo. A violência é o ponto máximo do filme.

Menções Honrosas: Te Amarei Para Sempre, Watchmen – O Filme,  Arrasta-me Para o Inferno, Coraline e o Mundo Secreto e O Lutador.

18 Respostas

  1. Eu gosto bastante de todos os filmes que você citou e que eu assitir (só ‘Deixe Ela Entrar’ eu ainda não conferir), adorei você lembrar de uma das melhores comédias ‘machistas’ em muito tempo (Se Beber, não Case) e do conjunto de atuações memoráveis em apenas um filme (Dúvida).

    Porém, sem dúvidas, seu pódio está preenchido pela grande ficção da década, que consegue ‘contagiar do início ao fim’ e ainda ficar na nossa mento por MUITO tempo. ;D

  2. Robson, adorei a sua lista, vários filmes também aparecem na minha, só não conferi “Deixa Ela Entrar”, mas estou ouvindo falar tão bem que vou conferir logo.

    Abraços

  3. Bela lista, apesar de, infelizmente não ter visto 3 filmes da lista. Tentarei reparar este erro nas férias… rsrsrs.

    Beijos! 😉

  4. Até que a tua lista ficou bem parecida com a minha, fiquei surpreso ao ver que tu incluiu Benjamin Button e Se Beber, Não Case também, gostei muito. Só a ordem que tá um pouco diferente, apesar de ter me agradado muito, não acho Avatar essa perfeição toda, não dá pra desconsiderar que o roteiro é muito fraco. Deixa Ela Entrar eu ainda não vi, apesar da repercussão positiva que o filme teve, fiquei surpreso por vê-lo no top 3, to mais curioso pra ver agora. Ele, Gran Torino, Slumdog e Up foram os filmes que divergiram nas nossas listas. Gran Torino é um bom filme, mas o roteiro me incomodou um pouco, vi coisa muito melhor que Slumdog esse ano e o acho um tanto superestimado, mas entendo o apelo, e Up, a história não me pegou mesmo, nem os personagens me cativaram, mas como já disse, a trilha é ótima e adoro aquele cachorro! xD

  5. A lista foi mais do que acertada. Tirando os dois últimos, gosto muito de todos os demais e penso que mereciam mesmo um lugar entre os melhores do ano (“Se Beber Não Case” nem tanto, mas é uma ótima comédia). E esse ano é “Avatar” vs. “Bastardos”.

  6. Um top com Cameron, Tarantino, Eastwood e DEIXA ELA ENTRAR só pode ser respeitável. Só não gostei tanto de DÚVIDA e BENJAMIN BUTTON.

    Cumps.

  7. Só lamento não ver “Star Trek” no time, mas fico feliz com o 2º lugar de “500”, assim como você, também me identifiquei bastante com o personagem.

  8. Muito boa a sua lista!
    Tirando A Dúvida, gosto de todos os outros filmes.

    Beijos

  9. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by PortalCine: RT: @RobsonSaldanha: PRONTO. Top 10 totalmente pronto. Vejam e comentem! =) http://tinyurl.com/yglghe5

  10. Dos 10, Quem Quer Ser um Milionário? e Dúvida passam bem longe da minha lista – publiquei, aliás, em meu blog uma lista também.

    Gostei de ver Deixa Ela Entrar, Bastardos e Gran Torino. E me surpreendi com a presença de Se Beber, Não Case! – mas de um boa maneira.

    Boa lista, bastante diferente das demais que eu conferi até agora – incluindo a minha!

  11. Que triste, não vi ainda “Avatar”… =\
    Nem “UP”, “Dúvida”, “Gran Torino” e “Bastardos Inglórios”, huuu, preciso de mais horas no meu dia…bleh.

    Dos que sobraram portanto, gostei de ver “Se beber, não case”, sem dúvida a melhor comédia do ano! E por ser comédia, às vezes é preterida das listas.

    “500 dias com ela” é dessas comédias românticas despretensiosas que irão durar anos e anos ainda… Muito marcante pra mim, também entraria no meu top 10.

    “Deixe ela entrar” é um filme bem estranho. Muitíssimo bom, daqueles que ficam na mente martelando e que mostram que o “bizarro” pode ser ótimo pra fazer o maior sentido e passar uma grande mensagem se a gente conseguir apreciá-lo sem preconceito.

    “Benjamin Button” é demais! Mas sinto que falta algo nesse filme… Falta um ponto alto, o auge e bla.

    Acho “Quem quer ser um milionário” o melhor de todos da sua lista. E ainda o considero o filme do ano, apesar de achar estranho, já que gosto de considerar a temporada pelo Oscar. hehehe

    E é isso, não parei pra fazer uma lista ainda, mas acho que não fugirá muito da sua.

    Abs Rosbooonn!

  12. Tirando 500 Dias Com Ela, que realmente não me desce, e Se Beber, Não Case, a lista tá bacana, principalmente por ter Bastardos e Avatar!

  13. Bela lista! Só não assisti a Se Beber Não Case, mas é impressionante como o filme caiu no gosto dos cinéfilos… é comum visitar blogs que criaram a lista de melhores de 2009 e incluir o filme… Quero ver! No restante, gostei bastante de sua lista…

  14. Só não vi “Se Beber, Não Case”, de resto ADORO todos da primeira à sexta posição. E, claro, “Benjamin Button”. Também gosto muito de “Dúvida” e de “Gran Torino”, mas estes ficarão de fora do meu top. Na verdade, nosso top será bem similar. Ao menos sete idênticos!

  15. Poxa, você incluiu “Se Beber, Não Case”, e não colocou o “Anticristo”. No mais, excelente lista!

    Abraço.

  16. Avatar nao deveria estar nem dos 20 melhores! Gran Torino também nao foi dos melhores assim como Up, Quem quer ser um milionario…
    Bastardos Inglorios não ser o primeiro da lista é lamentável.

  17. Tá faltando crepúsculo ‘-‘

Deixe uma resposta

