» O Sorriso de Monalisa

(Nota: 6,5)
Título Original: Mona Lisa Smile
Gênero: Drama
Diretor(es): Mike Newell
Roteiristas: Lawrence Konner, Mark Rosenthal.
Ano de Lançamento: 2003.
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Ginnifer Goodwin, Dominic West, Juliet Stevenson, Marcia Gay Harden, John Slattery.
Duração: 125 minutos.

Alguns filmes acabam passando batido na nossa lista né? Esse mesmo é um dos que tinha vontade de conferir, mas a oportunidade nunca vinha. Sempre achava outros que tinham mais importância e urgência do que esse. Dessa maneira, por não se tratar de prioridade, demorei bastante para conferi-lo. O tema até que me agrada. Gosto de temas em que está em jogo o ensino, a faculdade ou o colégio. Quando tratados de maneira bem madura e completa, é possível vislumbramos uma boa história que se baseia em interessantes pilares. No entanto é fato que esse conceito não se aplica a todos os filmes do gênero.

Katharine Watson (Julia RobertsUma Linda Mulher) é uma sonhadora professora que consegue uma vaga numa importante escola chamada Wellesley, procurando lecionar História da Arte para jovens garotas. No entanto, oriunda da Califórnia, ela termina por perceber que a sociedade a qual circunscreve a escola é repleta de conservadorismo e que suas alunas têm, em mente, um só objetivo: se casar e serem eternamente obedientes e subservientes aos seus respectivos maridos. Katharine, entretanto, não permite que isso seja dominante em suas aulas e procura através de suas aulas tentar amenizar mais esses pensamentos e torná-las mais independentes. Mas a resistência é maior do que ela pode imaginar.

A temática sobre os valores sociais, sempre que bem trabalhadas, tem um interessante aspecto sobre quem os assiste. Esses valores do filme, ainda que machistas, têm um relevante conceito sobre as personagens. As alunas, outrora com pensamentos retrógrados, passam a enxergar com mais clareza um futuro que não necessite basicamente de um relacionamento uniformemente marital. No entanto, o roteiro não tem consistência necessária para emplaque numa história envolvente e comovente. Talvez eu não seja competente para designar qual o verdadeiro erro, porém não é possível enxergar grandeza.

Creio que as atuações em momento nenhum interferem no bom andamento da história e ainda foram capazes de lançar algumas atrizes. Quando falo isso, é no sentido de mostrar que elas têm mais capacidade do que jamais se acreditou. Enfim, ainda que tenha considerado a direção um tanto competente e a fotografia bem focada com excelentes locações, creio que O Sorriso de Monalisa não traz nada de novo para quem esperava algo e assim acaba na mesmice, um filme que apesar assistível, não tem grandes chances de ser lembrado num futuro mais distante.

Anúncios

13 Respostas

  1. Eu achei esse filme uma perda de um ótimo elenco (tanto as jovens – Maggie minha preferida, quanto ‘adultos’ – Gay Harden!). Histórias paralelas que poderiam ser tratadas com mais vinco e são desperdiçadas. Acho ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ (que tem temática semelhante) MUITO superior a esse, mesmo que prefira o elenco feminino. Enfim, não deixa de ser uma obra bem acabada mas que deveria render muito mais.

  2. Não gosto muito. Na realidade, é um filme tão bobinho que não chega a ser ruim, mas também em nenhum momento chega a ser bom. É um bem meio termo. Gosto das atuações do longa, todas corretas, sem ninguém se sobressair, ao menos todas estão em sintonia.

    Publiquei uma lista dos melhores e piores filmes do ano passado. Quando puder, dá uma passadinha lá 😀

  3. Amigão, como eu te disse no Twitter, achei o filme muito bom! O elenco é excelente (Julia e Marcia facilmente na minha lista de melhores atrizes daquele ano) e a técnica lindíssima!

    Abração!

  4. Luis,

    E bem verdade o que diz sobre o elenco. É de peso porém não foi bem trabalhado e o resultado são boas atuações porém sem sobressaltos. Acho que faltou um propósito maior e nem ouso compará-lo a Sociedade, tamanha sua grandeza.

    Diego,

    Ele é um filme que podemos charm de ‘esquecível’. Nada de novo, nada de interesse. A sintonia é o ponto alto, de fato…

    Kau,

    O elenco é a única coisa que salva, além das locações… o resto atrapalha…

    Abraços!

  5. Já te disse q eu adorei esse filme. Principalmente pelas ótimas atuações e o final q me comoveu bastante. Há momentos muito bons neste filme e Julia está ótima. Abraço!

  6. É daquele tipo de filme que não traz nada de novo mesmo, mas ainda assim conquista pelo carisma de seu elenco. A Julia Roberts sempre foi irresistível para mim, complicado eu não gostar de um filme com sua presença, hehe.

  7. Fael,

    Não consigo ver nada a mais…

    Vinnicius,

    Eu também curto bastante Julia Roberts, mas ultimamente ela vem caindo em escrédito comigo!

    Abraços!

  8. O filme é uma espécie de “Sociedade dos Poetas Mortos” feminino e bem light.
    Uma diversão agradável pelo sorriso de Julia Roberts principalmente.

    Até mais.

  9. […] This post was mentioned on Twitter by Portal Cine, Portal Cine. Portal Cine said: » O Sorriso de Monalisa http://bit.ly/6YKAL3 […]

  10. Filme inofensivo! Gosto! Especialmente porque tem vários retratos de mulheres distintas, cada uma com qualidades e defeitos.

  11. É um filme bonitinho e só! Ah, vi tua lista de melhores de 2009! Tá muito boa! Gostei de AVATAR na frente!

    Abs! E Feliz Ano Novo!

  12. Hugo,

    Não gosto de compará-lo a Sociedade… não mesmo…

    Kamila,

    É bonito essas imagens das mulheres… mas ainda assim não decola…

    Otávio,

    Avatar me conquistou… fato!

    Abraços!

  13. É bem isso mesmo. Agrada e talvez até comove, mas é tão regular e insosso que não vai muito distante. O elenco é um dos atributos mais válidos.

    Nota 6.5 [***], idem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: