» Cerimônia do Globo de Ouro 2010 – Comentários

Meryl e seu prêmio como Melhor Atriz (comédia) por Julie & Julia.

Eu já tinha certa noção de que o Globo de Ouro não é a premiação mais certa e mais justa do mundo. Nem tampouco que ela gozava de certo prestígio diante do público justamente por seguir por certos caminhos que são bem questionáveis e dignos de se perguntar o porquê daquele ou daquela ter ganhado e não um outro, tão bem premiado em outras cerimônias. Não vou negar que não gostei nem um pouco de algumas categorias e suas escolhas nesta premiação. Achei que foi muito ‘baba-ovo’ ou coisa do gênero. Não que os outros não mereçam e que eu fale mais pelo coração. Só acho que fugiu demais às expectativas a ponto de ser estranho, bem estranho.

Para todos que quiserem ver, eu elogiei pra caramba Se Beber, Não Case! aqui no blog. Entendi que é um filme super divertido e ele atinge todas as expectativas depositadas e tal. Mas só isso. Nada além do necessário, nada que o faça ser um filme estupendo a ponto de derrubar um grande filme como 500 Dias Com Ela ou então Nine, mesmo que eu não tenha visto sei que tem muito mais ‘cacife’ que este. Contudo quer dizer então que filmes de comédia não podem vencer? Claro que podem e isso é lógico, a diferença está no fato de que existiam filmes melhores que ele e isso foi desperdiçado.

Sou um grande fã de Robert Downey Jr. acho que ele está no melhor momento de sua carreira e está sendo reconhecido por isso. No entanto, ganhar o Globo de Ouro por sua interpretação em Sherlock Holmes é um pouco demais, não creio que ele esteja tão bom a ponto de desbancar Joseph Gordon-Levitt ou até mesmo Matt Damon. Os outros erros eu até aceito, ainda que não tenha achado a melhor coisa do mundo Up – Altas Aventuras ter ganhado como melhor trilha sonora, já que acho que a trilha de Avatar tem muito mais propriedade e garra que aquela, ainda que seja muito bonita também.

As minhas maiores felicidades ficaram para as demais categorias de interpretação. Adorei ter visto Sandra Bullock ganhando por O Lado Cego, um filme emocionante e um trabalho estupendo da parte dela. Meryl Streep é sempre Meryl Streep e ela mostrou o que é ter categoria ao falar após ter levado um prêmio, com um discurso muito bom. Mesmo não tendo visto Coração Louco acho que Jeff Bridges merece ter levado porque ele parece está muito bem no filme e isso comprova minha teoria. Christoph Waltz e Mo’Nique foram outros dois que me satisfizeram. Estão simplesmente viscerais em suas interpretações e fizeram valer quando foram chamados ao palco para receber seus prêmios.

Já era de se esperar que Up levasse melhor animação e realmente gostei muito de ter visto Avatar levar Melhor Filme (Drama) e Melhor Direção, realmente houve justiça ao menos em alguns poucos. Acertei 9 de 14 indicações para o cinema e até que gostei dos meus acertos. Porém, ainda assim, não foi muito boa esta cerimônia. Nunca achei dos prêmios mais louváveis e eles só vem a confirmar minha suspeita. Achei que alguns foram prêmios vagos e que, realmente não merece muito crédito. Enfim. Sei que muitos vão questionar minha chateação, mas paciência nada pode fazer.

13 Respostas

  1. Concordamos na maioria, acho que ‘500 Dias’ ou ‘Nine’ tinham mais capacidade e qualidade técnica que ‘Se Beber..’, e Downey (nunca fui com a cara dele!) ganhar de Gordon-Levitt? Injustiça! Fora Tarantio e seu estupendo roteiro de ‘Bastardos’ perder para um roteiro que é ajudado pelos atores que é o de ‘Up In The Air’.

  2. Houve dois grandes absurdos:
    Up levar melhor animação, já que Mr. Fox e A Princesa e o Sapo são bem superiores;
    Se Beber Não Case levar melhor comédia/musical, já que o filme não tem a menor graça. Duvido que Nine serja pior que ele. E ainda tinha 500 dias com Ela, que é uma graça.
    Mas tudo é questão de gosto. Só ficaríamos completamente satisfeito se nós votássemos.

    Também fiquei muito surpreso com a vitória do Downey Jr, mas gosto muito dele aí nem me importei. hehe

    []s!

  3. Não achei nenhum absurdo essas escolhas não convencionais do Globo de Ouro, digo, no caso de Melhor comédia/musical e ator comédia/musical, ambos mereciam, não é como se tivessem premiados trabalhos ruins. Tudo bem que você pode ter gostado mais de 500 Dias e da atuação do Joseph Gordon-Levitt, mas não quer dizer que Se beber, Não Case e a atuação do Downey Jr. são piores, são trabalhos diferentes e pra mim ambos merecedores. Não atigiram seus objetivos? E como você pode afirmar que Nine tinha mais “cacife”, sem nem mesmo ter visto o filme? só por causa das estrelas, das músicas e da direção de arte? pode ser um fiasco mesmo assim, e um filme muito mais simples como Se Beber, Não Case ser muito melhor. O que define se um filme é bom ou ruim é o fato dele ser bem sucedido no que se propõem, não concorda?

  4. Bastardos Inglórios e 500 Days of Summer foram injustiçados, de fato.

    Mas premiações são assim mesmo, fazer o que?

    Abração.

  5. Luis,

    Inda bem que concorda comigo! hahaha

    Jeff,

    Como não vi nem o da Disney nem o Mr. Fox, nada posso dizer. Só sei que gosto muito de Up. Eu também duvido que Nine seja pior que The Hangover…

    Matt,

    Entendo completamente seu comentário. E sei que posso quebrar a cara ao assistir Nine e constatar que é fraco. Ok. Mas se caso você ler direitinho, em não disse que Downey Jr. e Se Beber, Não Case eram péssimos. Eles são bons mas não enxergo como se eles fossem tão bons a ponto de merecer o prêmio entende? Vi outros bem mais talentosos e fui capaz de arriscar que Nine pode ser mais talentoso ainda que eu não tenha visto. Agora isso é um palpite, só confirmarei quando puder conferir, por óbvio.

    Bruno,

    Guerra ao Terror também. Mas pelo menos perdeu pra Avatar que é uma grande obra!

    abraço!

  6. Foi uma noite sem muitas surpresas do lado de cinema, mas de boas – e agradáveis – surpresas do lado de TV. A maior para mim, a vitória de Chloe Sevigny. Em relação ao Oscar, que é o que realmente importa, o Globo praticamente selou as vitórias de Mo’Nique, Christoph Waltz, Jeff Bridges e do roteiro adaptado de “Amor Sem Escalas”.

    Agora, ficamos com as brigas: “The Hurt Locker” vs “Avatar”, Kathryn Bigelow vs James Cameron e Sandra Bullock vs Meryl Streep. As próximas semanas prometem!

  7. Uma grande injustiça de verdade foi Coraline. Não dá mais pra ficar nessa de pixar sempre.

  8. Acho que é quase unânime a indignação por “Se Beber, Não Case” ter vencido ao invés de “500 dias com ela”. Gosto muito do Downey Jr mas não gostei de sua vitória. Achei mais justo os prêmios da TV. Abraço!

  9. Não sei porque o pessoal tá tão revoltado com a vitória de “Se Beber, Não Case” ao invés de “500 dias com ela”. 500 dias com ela é um filme bacana, muito bem construído e é até melhor finalizado do que Se Beber, Não Case. Mas pessoal, estamos falando de COMÉDIA. Se o assunto é comédia, Se Beber, Não Case é bem melhor. Vc não rir nem 1/3 em 500 dias com ela do que o outro filme.

  10. Oi Robson,

    Entendo sua birra com relação a categoria de Melhor Filme Comédia ou Musical. Também achei injustiça! Fica evidente que o Globo de Ouro se preocupa com os números de bilheteria, caso contrário não premiaria Se Beber Não Case que apesar de ótimo não é melhor que 500 Dias Com Ela ou Nine.

  11. Os prêmios da parte de comédia/musical (filme e ator) não foram dos melhores mesmo, mas de qualquer forma gostei de ver o Downey Jr. premiado. A parte de drama foi bem melhor, “Avatar” merecia mesmo o prêmio. O pior da cerimônia foi que ela foi muito cansativa.

  12. Foi um Globo de Ouro previsível em algumas categorias. E esperava mais do Ricky Gervais, o achei muito chato em algumas partes, o que é uma pena, gosto dele. A única surpresa foi a vitória do Robert Downey Jr., gosto muito dele, mas estar melhor que o Joseph Gordon-Levitt? E “Nine” já pode dizer adeus as categorias principais do Oscar.

    Beijos! 😉

  13. Premiação embaraçosa, não sei se gostei ou não.

Deixe um comentário

