» O Show de Truman

(Nota: 9,5)
Título Original: The Truman Show
Gênero: Drama
Diretor(es): Peter Weir
Roteiristas: Edward S. Feldman, Andrew Niccol, Scott Rudin e Adam Schroeder
Ano de Lançamento: 1998.
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Noah Emmerich, Natascha McElhone, Holland Taylor, Brian Delate, Blair Slater, Peter Krause, Heidi Schanz.
Duração: 103 minutos.

Muitos não simpatizam com certos atores. Eu, por exemplo, não sou dos mais fãs de Adam Sandler e Will Smith acho que suas comédias não são das melhores e eles em si não tem bem o que chamamos de dom para atuar. No entanto, tudo é relativo e é perfeitamente possível que eles nos mostrem que são capazes de boas atuações, vide Reine Sobre Mim e Á Procura da Felicidade, respectivamente. Com Jim Carrey não é muito diferente, a única dessemelhança é que eu gosto dele ainda que não curta todos os papéis que ele faz. Quando se mete a fazer filmes que fujam majoritariamente da comédia, acaba por nos entregar bons trabalhos.

O show de Truman é um reality show transmitido para todo o mundo sobre a vida de Truman Burbank (Jim Carrey – Os Fantasmas de Scrooge) é um pacato vendedor de seguros, que mora numa pacata cidade com pacatos moradores. Sua vida segue normal e não muito diferente das demais pessoas. Mas ele é diferente já que não sabe que é filmado 24 horas e que, na verdade, nasceu dentro de um estúdio. Como para tudo tem sua primeira vez, ele começa a observar que fatos anormais começam a ocorrer na sua vida e isso chama sua atenção. Uma luminária de estúdio que cai do céu, um rádio de carro que narra o que ele mesmo está fazendo, um elevador que não é elevador e sim um estúdio. Devidos esses acidentes e incidentes acontecidos, Truman começa a enxergar que tudo é mentira.

Nada do que você vê no show é falso, só é meramente controlado”. Isso é o que diz um dos atores, que faz Truman acreditar que ele é seu real amigo, na abertura do ‘programa’. A fotografia do filme é muito bem controlada e posicionada como se nós fossemos somente mais telespectador do show. O roteiro é muito bem amarrado e nos proporciona bons momentos, mas ele só fica realmente mais interessante quando seu personagem principal começa a desconfiar mais e mais de tudo que está ao seu redor. É inegável, inclusive, a originalidade deste longa que trabalha de maneira interessante sobre o mundo dos reality-shows.

Há um certo momento que me questionei do porquê de não fazerem um mundo paralelo para Truman, um mundo em que não existisse barco, avião, nem qualquer outra cidade, alienando-o por completo. E entendi que isso não foi feito para que ele pudesse transgredir e entender que um dia ele iria querer sair dali e descobrir sua verdadeira realidade. Os surtos de espontaneidade de Truman para enganar a tudo e a todos são os momentos mais hilários, inclusive. E o fim do filme é inteligente e digno de um show de verdade, faz com que os telespectadores vibrem como nós mesmos vibramos ao ver algo instigante na tevê. Um filme recomendadíssimo e que é sempre gratificante rever.

15 Respostas

  1. Faz muito tempo que vi O Show de Truman, não me lembro muito dele! Mas na minha vaga lembrança imaginava que a revelação do programa era no final do filme! (Devo estar enganado!)

    Quero revê-lo logo.

    E diferente do autor Robson, eu gosto de Adam Sandler. E meu ator preferido é Will Smith!

    Abraço

  2. Esse filme não me agrada tanto quanto eu gostaria!

  3. Acho que esse é um filme muito subestimado, não teve seu merecido reconhecimento ainda.
    Filmaço!
    Jim Carrey faz um dos seus melhores trabalhos.
    Idéia fantástica, muito bem conduzida, e pra se pensar e pensar e pensar. É teoria da conspiração personificada ali. Mundo de aparências em que já não importam os sentimentos do ser humano, tudo é pelo bem do show. Exatamente como nosso mundo aqui.

    E depois de assistir o filme, quem não ficou procurando uma câmera no canto da sala, atrás de um quadro da sua casa ou no espelho, hein ? xD

    “Se não falar mais com você: Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite!”

    Filmaço!

    Abs!

  4. Ricardo,

    Seria bom rever, é um grande filme. Realmente você se enganou. Nós sabemos que é um programa desde o início mesmo.

    Cleber,

    Ele é tão bom. Aconselho-te rever.

    Victorm

    Achei subestimado também Victor, o filme é incrível e tem diversas filosofias… Carey está ótimo mesmo.

    Abraços!

  5. Adorei seu primeiro parágrafo. Acho que sintetiza muito bem o que eu acho de certos atores (mesmo que nos exemplos eu não goste nem de Sandler nem de Smith de jeito nenhum- rsr).
    O filme em si tem uma história super original que nos faz ficar pensando por um bom tempo. Acho que esse é o maior mérito. E eu adoro os coadjuvantes que aparecem.

  6. “O Show de Truman” é um dos filmes da minha vida. Lembro que quando o vi eu era muito pequeno (tipo, foi uns 11 anos atrás, então realmente faz tempo, hehehe) e fiquei completamente apaixonado por aquela história. Sempre que possível revejo, muito gratificante mesmo.

  7. Eu vi Show de Truman há muito tempo, uma vez na minha vida. É um dos filmes que sempre procuro rever, mas sempre minhas oportunidades são frustrantes.

  8. Acho genial! “O Show de Truman” vai ser sempre muito atual…

  9. Luis,

    É aquela coisa. Não gosto mas reconheço se está bem, ainda assim. Eu achei de uma originalidade fantástica esse filme, sempre me agrada.

    Vinicius,

    É marcante mesmo, sem dúvidas.

    Rafael,

    É preciso rever e ainda assim se impressionará.

    Matheus,

    Que bom que todos concordam comigo. O filme é fantástico mesmo.

    Abraços!

  10. É um grande filme! Gostei muito quando assistir e sim! Jim Carrey é ótimo nos papéis dramáticos. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é outra prova disso.

  11. Grande filme mesmo. E com uma bela atuação de Jim Carrey.

    Beijos! 😉

  12. Eu tenho um sério problema com atores cômicos do tipo Adam Sandler, Ben Stiller e etc. O que não se aplica ao Jim Carrey. Acho que ele nasceu pra isso, e não só pra isso. Quando ele se arrisca em outros gêneros que não a comédia, ainda consegue me agradar bastante. O Show de Truman é o seu melhor trabalho.

    Abração!

  13. O filme é realmente muito bom, eu estava a muito tempo querendo assisti-lo e essa semana eu baixei e assistir, melhor download q fiz no ano…
    jim eh msm muito bom…
    msm qnd o filme n eh comédia como o mundo de andy ele manda muito!

  14. tipo pra mim (o mundo de andy) n eh comédia msm tando escrito q eh na capa! :p

Deixe uma resposta

