» Julie & Julia

(Nota:8,5)
Título Original: Julia & Julia
Gênero: Drama
Diretor(es): Nora Ephron
Roteiristas: Nora Ephron, baseado no livro “Julie & Julia”, de Julie Powell, e “My Life in France”, de Julia Child e Alex Prud’homme.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams , Stanley Tucci, Chris Messina, Linda Emond, Helen Carey.
Duração: 123 minutos.

Acho meio que inevitável uma pessoa que realmente goste de cinema não gostar das atuações, em sua maioria, de Meryl Streep. Ela está sempre tendo uma boa escolha em seus projetos e nos confiando grandes papéis em que, se não tivessem seu dedo, talvez passassem despercebidos aos olhos do público e crítica. Dessa maneira, muitos dos filmes que fez são nobilitados por sua presença e nada mais natural, por que ela realmente faz por merecer. Diante de tantos artistas que não fazem muita diferença nos seus papéis, Meryl vem para se despir e se compor de maneira extraordinária em cada papel, a ponto de não acreditarmos que uma Julia, por exemplo, é a mesma pessoa que fez Donna no musical Mamma Mia!.

Trata-se da história de Julia Child (Meryl StreepDúvida) e de Julie Powell (Amy Adams – Dúvida) concomitantemente. Uma se passa em 1948 quando aquela estava acabando de se mudar pra Paris com o marido e passa a procurar um hobby que a faça ficar ocupada enquanto seu marido trabalha. E a outra se passa nos dias atuais com uma mulher que tenta encontrar um propósito de vida e faz, então, um blog que conta diariamente qual a sua experiência ao tentar fazer o livro com 524 receitas de Julia em 365 dias que foram escritas por Julia e que, por isso, ficou famosa.

Como se pode ver, a história é no mínimo interessante. Ela conta com bons argumentos para fazer da fita um filme curioso, no entanto creio que o maior erro do longa é justamente seu roteiro que apesar de aceitável não nos passa todas as respostas e ainda, por cima, torna-se cansativo depois de certo tempo. Fazendo com que nós reavaliemos a qualidade da película. Contudo ainda assim, é possível se deliciar com a Meryl americana com sotaque italiano e que é completamente estabanada, entretanto que tem determinação em aprender. Isso nos permite ver a grandeza dessa grande atriz.

Então, creio que o ponto alto do longa em si está mesmo nas atuações, além da trilha sonora que é bem interessante porém não tão inovadora. O roteiro poderia ser mais bem trabalhado e nos deixar deliciar-se não só com as belíssimas comidas que ali surgem como também com uma história mais precisa e bem amarrada. Portanto, não haveria a menor necessidade de contar tais histórias em mais de duas horas de filmes. Tornando-se mais enxuto seria bem mais atraente. Ainda assim, aconselho por ser um bom passatempo.

Anúncios

13 Respostas

  1. Rosbon, como andam as coisas?
    Vou deixar pra ler depois sua resenha, pois vou assistir o filme nesse exato momento!

    Até …

  2. Eu gosto bastante do filme, acho que o roteiro em si tem algumas falhas sim, mas gostei do modo que as ‘passagens’ no tempo se deram, conduzindo as duas histórias de uma forma legal e convincente. Meryl dispensa elogios (tou brincando, sempre é bom elogiá-la rsr) e Amy Adams também está ótima, assim como o Tucci (prefiro esse aqui a em ‘Lovely Bones’).

  3. Delicioso… O filme descompromissado que gostei bastante. Vale pela atuação maravilhosa de Streep e também Adamn que está formidável…

  4. Cumpre bastante bem o objectivo de entretenimento. É um filme bem-disposto. Contudo, a diferença narrativa entre a história de Julie e a história de Julia revela-se muito grande e isso prejudica o filme no seu todo. A interpretação de Meryl Streep é boa, mas não deixa de ser exagerada… Contudo, a apreciação global do filme é bastante boa. 8*

  5. Eu adorei esse filme, como você bem sabe. O roteiro não tem nada de especial, mas acho que a Amy Adams e a Meryl Streep são tão boas e formam uma parceria tão excelente, mesmo sem dividirem a tela, que faz com que a gente se importe com as personagens dela e torça pelas duas.

  6. Um bom filme que vale mais pela atuação da Meryl Streep.

  7. Jack,

    Fica a vontade.

    Luis,

    É aquele filme que apesar dos pesares ainda assim vale muito a pena.

    Fael,

    Só não curti mais porque achei-o longo demais. No mais, é bem interessante mesmo!

    Tiago,

    Acho que o maior defeito encontra-se exatamente onde disse ainda que não concorde que a atuação de MEryl está exagerada.

    Kamila,

    O contexto geral é bom e faz o filme valer a pena mesmo!

    Vinícius,

    Ela, Adams, Tucci. O elenco tá muito bem!

    Abraços!

  8. Eu gosto do filme … mas quando falam que ela é favorita a ganhar o oscar … bem … é … assim … concordo nem a pau … prefiro ela em Duvida. Mas aquele carinha que contracena com a Amy Adams é muito ruim viu … pqp …

    Te cuida!

  9. oma ue a Meryl e acho q tuuudo o que ela faz, por ela estar ali, se transforma em algo válido.
    ela tem esse poder.
    O filme merece estar na lista.

  10. Concordo que poderia ser mais enxuto. De certa forma, acho que o filme possui bastante falhas. Ainda assim, é impossível não cair de amores pelas personagens – e pelas atuações. Meryl Streep rouba o filme, magnífica!

    Nota 7.5 [***]

  11. João Paulo,

    Eu queria muito que ela ganhasse o Oscar. Prefiro ela a Bullock, ainda que goste muito do trabalho desta.

    Têffo,

    Meryl é indicutivelmente a melhor atriz de todos os tempos.

    Wally,

    Mais enxuto seria ideal, de fato. Quem não gostou das personagens que atire a primeira pedra. hahaha

    Abraços!

  12. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by PortalCine: Julie & Julia http://bit.ly/aNLTdh

  13. Estou terminando o livro e me identificando bastante com a Julie. E acho que o filme chega em DVD em março, então, vou esperá-lo. Parece ótimo, ainda mais pela dupla Meryl & Amy.

    Beijos! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: