» Cerimônia do Oscar 2010 – Comentários

É repreensível criar expectativas em torno de uma cerimônia quando a mesma, no ano anterior, seu um verdadeiro show e empolgou todo mundo que conferia? Quando pegou um ator em plena ascensão e com uma belíssima voz deu um show apresentando os filmes com belas canções e fazendo uma linda homenagem aos musicais? Bem, creio que não. Nada seria mais natural do que nós esperarmos outro grande espetáculo a luz dos que aconteceu na cerimônia da academia do ano de 2009. No entanto, o que podemos enxergar foi uma cerimônia fraca, extremamente corrida e sem qualquer emoção.

Tudo bem que se eu dissesse que não gostei da apresentação de Steve Martin e Alec Baldwin estaria mentindo. Ambos estavam muito bem e até certo ponto divertiram muito. Os comentários iniciais foram bem colocados e inevitavelmente o vídeo que satiriza Atividade Paranormal foi um dos momentos altos da cerimônia e também foi um dos momentos que eu ri alto. Contudo é completamente lógico que o evento não foi tudo que imaginávamos, até deu uma pitada de que poderia ser bom com o número musical inicial, mas depois caiu numa mesmice sacal.

Os números de dança para apresentar as melhores trilhas sonoras podem até ter sido legal no início, mas depois se tornaram ilógicos porque nem sequer tinham alguma ligação com os filmes que eram apresentados. O corte feito nas apresentações de melhores canções foi outra decisão sem pé nem cabeça. A apresentação dos atores e atrizes ainda teve seu glamour. Agora eles foram apresentados por quem tinham alguma ligação profissional e ou de amizade com o indicado e que falou um pouco sobre cada, porém não teve o mesmo glamour de ver outros ganhadores apresentando a categoria.

Sobre os ganhadores me reservo ao direito de fazer um pequeno comentário. Guerra ao Terror é um ótimo filme. Merece muito do que ganhou, merece. No entanto não creio que numa amplitude maior tenha seu mérito depositado em Melhor Filme. Nem tudo faz com que seja digno de impressão e certamente será mais um filme que quando assistirem vão procurar entender o que aconteceu para ele ter sido premiado. É bom? É. Devia ter sido indicado? Sim. Mas ganhar é um pouco demais e infelizmente a Academia enxergou dessa maneira e quem sou eu para poder barrar tais decisões.

12 Respostas

  1. Robson,
    concordo quando fala sobre Guerra ao Terror, pois eu acho que foi um excelente filme e que tem muito valor pelo que conseguiu, mas em minha opinião Tarantino conseguiu com Bastardos um trabalho bem mais orginal e trazendo uma nova visão para um tema tão batido.
    Sobre a cerimônia, eu achei longa, como sempre, e mesmo com os cortes da canção, que admito que gostei, mas prefiro elas aquelas danças fraquinhas.
    Ah! E os homenageados da noite ficaram totalmente deslocados na festa, péssima idéia de homenagear alguem com Lauren fora da festa.

    Abraços,

  2. Sobre o evento: o principal problema do Oscar nesse ano foi a fraquíssima produção. Despreparo total dos realizadores, câmeras confusas, luminosidade baixa. Enfim, eu gostei bastante do resultado. Mesmo.

    E eu gostei da dupla Baldwin e Martin, pena que tiveram pouco tempo para apresentação – algo que já estava previsto desde o ano anterior, com Hughman.

  3. Acho que a vitória de “Guerra ao Terror” ainda dará polêmica, já pelo que ouço no boca-a-boca, muitos torciam para “Avatar”. Não assisti ainda o filme da Kathryn, mas adorei vê-la ganhando o prêmio de direção. E ache a premiação cansativa em comparação com o do ano passado, esperava mais do Baldwin e do Martin, mas não foi culpa deles, por que parece que as piadas tinham que passar por regras da própria Academia. PENA!

    Beijos! 😉

  4. Concordo, e não se sinta intimidado pela Academia! Você deve entender muito mais de cinema do que muitos votantes (rsrs). Eu acho que muita coisa não funcionou, desde dos host que pouco apareciam até os cortes nas músicas. Enfim, é esperar para o próximo ano.

  5. Cerimônia bastante chatinha e morna, sem sal.

    Visto que os filmes deste ano nem todos foram empolgantes, fato.
    Sandra Bullock melhor atriz? Era a mais fraquinha das indicadas, sinceramente. Até Carey Mulligan por Educação estava melhor que ela! Lamentável, como sempre as premiações são estranhas – lembra de Reese Whiterspoon ter tirado o Oscar de Felicity Huffman por Transamerica? Julia Roberts ter tirado o Oscar das mãos de Ellen Burtyn por Requiem para um sonho? como sempre, filmes comerciais imperam mais – vide as atuações. Fato!

    Guerra ao terror é bom, sim…mas, Bartados Iglorios que deveria imperar nas premiações…só levou o oscar de coadjuvante? Sem comentários.

    Jeff Bridges merecia há anos, esse sim valeu a pena! foi bonito de ver. Gostei das premiações técnicas de Avatar, mas merecia melhor som e mixagem também! Boa a premiação de filme estrangeiro, apesar do páreo duro este ano nessa categoria. Essa sim teve filmes densos e interessantes!

    Taylor Lautner e Kristen Stewart estavam agradáveis na apresentação dos filmes de terror – o que Lua nova também fazia nas cenas juntos com os filmes de terror? Achei estranho também, visto que o filme não é macabro, mas acho que o critério de seleção dos filmes era mais por ter elementos do horror(vampiros, lobisomens, etc). Vai entender mesmo, rs.

    Bela homenagem a John Hughes, momento ápice da Cerimônia e tenho dito!

    Eu acho que a trilha sonora deveria ter sido por James Horner, Avatar ou mesmo o de Hans Zimmer que fez um belo trabalho no Sherlock Holmes – mas, você vai me condenar, mas eu preferia mesmo é que a trilha de Alexandre Desplat por Lua Nova tivesse sido vencedora, já escutou? recomendo! Sério, o score é lindo e intenso.

    Bom, que venha o próximo Oscar!

  6. …uma pena o Apimentário não está linkado aqui.

    abraço

  7. Pelo jeito, eu fui uma das poucas pessoas que não gostou da dupla Steve Martin e Alec Baldwin! Achei o show péssimo, especialmente se comparado ao ano passado, que foi sensacional. E os vencedores foram previsíveis, exceto nos casos de “Preciosa” em roteiro adaptado e “Avatar” em fotografia.

  8. Robson,

    acho que voce esqueceu mesmo, mas já foi uma ou duas vezes no Apimentário.

    Mas, que bom te ver novamente! já li muito seu blog aqui, inclusive os posts antigos, gosto de ir fuçando o blog, sabe? acho que é uma boa troca – se possível, poderia conhecer mais um pouco meu espaço? notei filmes em comum, espero te ver mais.

    se tiver msn, manda que te adiciono! abraço

  9. Decepcionante… tanto nos prêmios quanto na festa.

  10. Te adicionei no msn!
    apareça e mantenha contato, caro! abs

  11. Não gostei muito da festa. Os prêmios até me agradaram, exceto roteiro adaptado e fotografia.

  12. Festa bem morna, truncada, ainda mais pra gente que não viu quase nenhum filme, como eu. Concordo com as críticas do terceiro parágrafo.

Deixe uma resposta

