» Sherlock Holmes

(Nota: 7,5)
Título Original: Sherlock Holmes
Gênero: Aventura
Diretor(es): Guy Ritchie
Roteiristas: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham, Simon Kinberg, Lionel Wigram, Arthur Conan Doyle.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Eddie Marsan, Robert Maillet, Geraldine James, Kelly Reilly, William Houston.
Duração: 128 minutos.

Sou simpatizante de filmes que tratam de detetives atrás de mistérios inexplicáveis e que precisam ser resolvidos. Sou grande fã de Hercule Poirot, famoso detetive dos livros de Agatha Christie. No entanto nunca tive um contato imediato com os personagens centrais dos livros de Arthur Conan Doyle, ainda que, como disse, goste bastante do tema. Ainda assim, conheço os traços gerais dos personagens Sherlock Holmes e Dr. Watson e talvez por isso, não tenha gostado tanto assim deste longa. Mesmo achando que na verdade o que faltou foi mais ousadia no roteiro em si.

Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um famoso detetive que vive de resolver casos em que a simplicidade não impera e que a cientificidade pode ser a resposta. Dotado de grande inteligência, Holmes, juntamente com Dr. John Watson (Jude LawUm Beijo Roubado), é convocado para desvendar um grande mistério que ronda a sociedade. Lorde Blackwood (Mark StrongStardust – O Mistério da Estrela) é condenado à morte, porém de maneira misteriosa ele é visto deixando o túmulo onde supostamente havia sido sepultado. Deste modo, a dupla procura investigar cada passo do Lorde já que não são adeptos a qualquer crença na magia.

Talvez por não ser profundo conhecedor, no conceito literário da coisa, do personagem em questão, eu posso ser bastante questionado sobre meu ponto de vista. Contudo, acho que em especial Downey Jr. errou na mão ao interpretar o detetive mais famoso da literatura. Esse jeito mais cômico do que sério, essa maneira de encarar tudo de maneira bem humorada não parece ser atinente ao personagem (não que ele seja mal-humorado!) e entendo que isso tenha prejudicado um pouco o gosto pelo longa. O fato é que me senti um tanto incomodado com tal interpretação e arrisco dizer que foi, na verdade, copiado vários trejeitos do Capitão Jack Sparrow de Johnny Depp (Inimigos Públicos).

Além disso, a história apesar de ter uma ação realmente inquestionável não é das melhores e acho que poderia ter mais ousadia. Por se tratar de um personagem tão argucioso, creio que nada seria mais natural do que nos impressionar com casos que realmente tivessem um argumento mais profundo, fato que não se mostrou tão presente no filme. No mais, ele tem seus méritos, como uma trilha sonora bastante viva e intensa e um clima ‘dark’ bem disposto ao que passa o vilão da história. Na verdade, achei que é mais do mesmo. Inovação desnecessária.

6 Respostas

  1. Sumido, Mister Saldanha! hehehe

    Achei uma trama complexa que dificulta a interação do público com o filme. Prefiro “O Enigma da Pirâmide”.

  2. Simplesmente um filme para ver sem compromisso. Blockbuster total. Aliás, o melhor lançado até agora em 2010. Atuações corretas e carismáticas também ajudam a dar charme à “Sherlock Holmes”, mas nenhuma é realmente especial. Enfim, um filme esquecível, mas divertido.

  3. Eu, particularmente, gostei da inovação! Adorei “Sherlock Holmes”. Um excelente entretenimento. Técnica boa, atores inspirados e em boas performances. Não posso pedir nada mais de um filme!

  4. Brenno,

    Voltando aos poucos. Não gostei muito, achei uma trama estranha, na verdade.

    Weiner,

    Sem compromisso, mas é um tanto dificil. Alguns consigo ver assim mas esse achei complicado não ser critico. Poderia ter sido melhor porque ferramentas tinha, entende?

    Kamila,

    Não consegui curtir tanto quanto você.

    Abraços!

  5. Amei a trilha sonora, mas ainda não conferi o filme. Veria por Robert Downey Jr. e Jude Law. Agora, só em DVD.

    Beijos! 😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: