» Homem de Ferro 2

(Nota: 6,5)
Título Original: Iron Man 2
Gênero: Aventura
Diretor(es): Jon Fraveau
Roteiristas: Justin Theroux, baseado nos quadrinhos de Stan Lee, Don Heck, Larry Lieber e Jack Kirby.
Ano de Lançamento: 2010.
Elenco: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Kate Mara, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Sam Rockwell.
Duração: 117 minutos.

Interessante é, no mínimo, conferir a continuação de um filme que você gostou bastante. Portanto, é muito provável que alguma expectativa se crie em torno dele. Eu tento sempre amenizar essas situações para que a apreciação seja mais modesta e me permita realmente definir se vale a pena ou não. Portanto, acho que fui conferir este filme como se fosse a qualquer outro. As histórias da Marvel em sua maioria nos permitem viajar naquele mundo completamente paralelo ao nosso e dar asas a imaginação, assim como é possível quando vemos os quadrinhos.

Tony Stark (Robert Downey Jr.Sherlock Holmes) em sua última aparição pública confessou ao mundo todo que era o Homem de Ferro. Em função disso, passou a ser alvo do governo americano para que entregasse sua tecnologia. Porém, como isso foi obstinadamente negado, o governo passa a tratar com seu concorrente Justin Hammer (Sam Rockwell). Paralelamente, vítima do poder da família Stark e querendo vingar-se pelo seu pai, Ivan Vanko (Mickey RourkeO Lutador) começa a construir aquilo que poderia arruinar o Homem de Ferro. Porém Tony não pode mais está sozinho nessa empreitada, por isso conta com a parceria de sua assistente Natasha Romanoff (Scarlett JohanssonVicky Cristina Barcelona e A Outra) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor da S.H.I.E.L.D.

Como puderam notar, o Homem de Ferro passa agora por sérios problemas. O que antes poderia ser algo que iria massagear o ego do inflado Tony Stark, agora é motivo de preocupação, assim como a sua saúde que anda desgastada pela toxina que não mais reage ao paládio. Assim, é de se esperar que tenhamos um personagem mais decadente e por sua vez mais ‘triste’ por entender que está morrendo sem qualquer chance de recuperação, ao menos chances lógicas. Daí, creio que é precisamente na intensificação dessa ‘crise’ de Stark que se encontra o maior defeito deste longa.

Ele não se exime de ótimas e divertidas cenas de ação, porém beira a mesmice quando as piadas do Homem de Ferro já não mais têm o mesmo efeito sob a platéia e na verdade quem acaba tomando esse bom fardo para si é o segurança Happy (que curiosamente é interpretado pelo diretor do filme Jon Fraveau). Assim, o filme assume uma situação mais dramática, porém falha. Não consigo enxergá-lo tão divertido como muitos apontam, justo por discernir que deve haver uma harmonia conjuntural para que isso se caracterize e infelizmente não ocorreu. Quanto às atuações, o caricato Ivan foi bem feito por Rourke que conferiu um conveniente ar sombrio ao personagem, ainda que a risada na primeira cena tenha sido das mais burlescas.

Porém é possível entender que o que inovou no primeiro já não mais impressiona no segundo, concernente a atuação de Robert Downey Jr. é capaz de você comparar o pioneiro da seqüência, com Sherlock Holmes e chegar a conclusão de que são o mesmo personagem, ou então as mesmas características. É importante sim, frisar o surgimento d’Os Vingadores, no entanto isso não é prioridade no filme individual e não foi muito bem seguido neste longa. As falhas são bem manifestas, pena que nem todos querem enxergar.

14 Respostas

  1. Apesar de algumas críticas não tão animadoras como a sua, continuo ansioso pelo filme, mas em total controle de minha expectativa. Sei lidar com isso, acredito. Vou rever o primeiro e, se der, confiro esta sequência nesta semana.

  2. Seu texto ajudou a baixar a bola do filme para eu poder ver, muitos tinham apontado esse lado cômico, mas agora já vou com um pé atrás. Abraços.

  3. Wally,

    Contrele-se. Controlei-me e ainda assim me decepcionou. hahaha

    Yuri,

    Criar muitas expectativas NUNCA é bom. Portanto, seja comedido! hehe

    Abraços!

  4. Achei o filme divertido, mas isso não quer dizer que foi melhor que o anterior, que gosto muito. Esse bichinho chamado expectativa é demais… O elenco está bem, mas destaco a presença do sam Rockwell, ótimo em cena. E, me espantei em saber que ele estava cotado para o papel de Tony Stark, que acabou ficando com o Robert Downey Jr.

    Beijos! 😉

  5. Fui com expectativas enormes pro cinema e saí com um grande sorriso. Adorei o filme, achei um entretenimento de primeira, no nível do primeiro filme.
    Veja só, eu já acho que as expectativas com o filme valeram a pena, saí recompensado, hehe.

    Enfim, gostei a ponto de já estar pensando quando vou poder rever…

    Abraço!

  6. Nem o primeiro, nem este pra mim são bons filmes. Nem mesmo a atuação de Downey impressiona, considero filmes mediocres…você, Robson, foi até comedido e seu texto é superior ao filme.

    abraço

  7. Mayara,

    É verdade. Sam é uma das melhores surpresas no filme.

    Marcelo Silva,

    Entendo perfeitamente e é lógico que não podemos nem devemos generalizar quanto a criação de expectativas. Como em seu caso e de alguns outros, elas foram prontamente atendidas.

    Cristiano,

    A atuação de Downey nunca me impressionou, acho-o um bom ator mas só. Eu gosto sim de uma sessão ou outra de filmes pipocas e venhamos e convenhamos que um filme medíocre mas que diverte também é interessante, ainda que esse não divirta tanto assim. hehe

    Abraços!

  8. Eu gosto do primeiro, apesar de não considerar uma excelente adaptação como muita gente acha. Para esse estou com as expectativas moderadas.

  9. Minhas expectativas são poucas, devo assistir outros filmes antes desse, apesar de gostar muito do Robert Downey Jr. não tem me atraído muito.

  10. Vinicius,

    Não considero uma adaptação excelente até porque nem conheço os quadrinhos. hehehe mas é bom não criar expectativas, se bem que tem gente criando aê e tá dando certo.

    Neo,

    Fui ver na base da curiosidade e só não posso dizer que me decepcionei em função de que não esperava muito mesmo.

    Abraços!

  11. O Jon Favreau repetiu, nesta continuação, todos os elementos que fizeram do primeiro filme um verdadeiro sucesso. Com melhor orçamento, as cenas de ação estão bem melhor trabalhadas. Fora que Robert Downey Jr. e Sam Rockwell estão impagáveis!

  12. Gostei mais do primeiro, muito embora não considere este segundo um filme fraco. Apenas é inferior ao primeiro episódio. De qualquer forma, acho o personagem de Tony Stark sempre interessante (o fato de conhecer a HQ deve influenciar) e atuação de Downey Jr. é ótima!

  13. Concordo contigo! Acho que o filme é muito engraçado exageradamente e o personagem em si não me cativa nem um pouco (talvez seja essa a minha maior implicância). E não gosto tanto do Downey Jr., mas um fator para eu não gostar muito do filme, rsrs.

  14. É uma pena que não seja só sua opinião negativa, vários amigos e sites tem feito o mesmo, mas por ser fã de Downey, Rourke e adorar Johansson, quero acompanhar o filme.

    A meu favor, não ser fã de carteirinha de personagens da Marvel…

    Abraços!

Deixe uma resposta

