» Fúria de Titãs

(Nota: 7,0)
Título Original: Clash of the Titans
Gênero: Aventura
Diretor(es): Louis Leterrier
Roteiristas: Travis Beacham, Phil Hay, Matt Manfredi, Beverley Cross.
Ano de Lançamento: 2010.
Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Jason Flemyng, Gemma Arterton, Alexa Davalos, Tine Stapelfeldt, Mads Mikkelsen, Luke Evans.
Duração: 118 minutos.

Quando era mais novo, nas antigas quinta série até a oitava, eu estudei no colégio Objetivo de Natal. Com material próprio, o colégio sempre procurou trabalhar de forma incisiva a mitologia grega. Diante disso, eu tive um contato muito interessante e lúdico com este fator histórico e lendário e assim, acabei sendo conquistado pelas várias histórias de homens desafiando deuses e vice-versa. Agora surge a oportunidade de ver materializado aquilo que sempre imaginei. Ainda que seja um remake, Fúria de Titãs é o novo pra mim já que não conferi sua versão original.

Perseu (Sam Worthington – Avatar) é jovem adulto que não sabia ao certo sua origem, mas vivia de maneira pacífica com sua família adotiva em um barco de pesca. Porém, teve toda sua família morta pela fúria do deus Hades (Ralph Fiennes – Harry Potter e o Enigma do Príncipe e A Duquesa) e ele jura que um dia ainda destruirá esse ser que destruiu sua vida. Além disso, acaba descobrindo que é filho de Zeus (Liam Neeson – As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), o maior dos deuses, porém recusa o título de semi-deus que lhe é de direito. Para salvar a cidade de Argos da fúria de Hades, Perseu terá que enfrentar um longo caminho até a Medusa para matá-la e assim poder derrotar o Kraken e a vida da jovem princesa Andrômeda (Alexa Davalos – O Nevoeiro).

Sempre fui apaixonado por filmes que envolvem o conceito épico e que ainda por cima tragam figuras mitológicas, mágicas, etc. Porém nem todos são passíveis de totais elogios e por isso mesmo caem na mesmice, não conseguem atingir o objetivo maior, que é ter uma história rica. É inevitável que a história de Perseu é super interessante, contudo neste filme ela não teve o tempero necessário e ação por ação não fez do filme uma grande película. Dessa maneira, entendo que o filme deixa a desejar. Não há uma coisa mais forte, que realmente nos faça entender a grandeza do longa.

Nada de grande fotografia, nada de uma direção digna de elogios nem tampouco atuações louváveis. Porém os efeitos visuais são bem interessantes e chamativos. Em contrapartida, o maior erro que foi ter convertido a fita para o sistema 3D. Conferi neste formato e me arrependi por ver que de nada adicionou ao filme, fato que me faz refletir se todos os filmes convertidos vão seguir a mesma linhagem. Se sim, prefiro pagar menos e conferir em 2D mesmo, é mais barato e poupa aborrecimentos. Se me perguntarem se vale a pena assistir, eu digo que vale, mas só se for em 2D. Portanto, fica a dica.

12 Respostas

  1. O filme traz algo negativo aos filmes 3D que é o inicio da conversão a alguns filmes para conseguir cacau. O filme em si é divertido e achei um pouco melhor do que o original já que o filme é pipoca e não se preocupa em ser profundo.

    Abraços manolo!

  2. Eu assisti a este filme em 2D e não me arrependo disso! A obra é superficial, sem roteiro envolvente e usa uma excelente técnica para encobrir estas falhas. Um blockbuster, enfim, decepcionante!

  3. Achei um filme terrível, com um roteiro mais esburacado que muro de favela do Rio e com atuações bem meia-boca, ainda que se possa achar um ou outro ator que valha a pena. Como você mesmo disse, a estória de Perseu é bastante rica, mas não soube ser aproveitada aqui. Me recomendaram o primeiro filme, esse remake é o novo pra mim também, mas depois dessa sessão não quero mais nem ouvir falar em Perseu por um bom tempo.

    Abração!

  4. Na minha opinião, nenhum filme em 3D faz valer o preço absurdo que se paga por uma sessão dessas. Nem Avatar me convenceu nesse aspecto. O que existe é muito marketing em cima do 3D.

  5. JP,

    Realmente me impressiono que logo você tenha gostado mais do que o original.

    Kamila,

    Talvez pra mim não seja tão decepcionante pelo fato de que já não esperava tanto assim…

    Alexsandro,

    Arregaçou na crítica hein? Já vi que não partilhamos da mesma opinião.

    Fábio,

    Avatar e as animações, até agora, foram os que fizeram valer o ingresso em 3D!

    Abraços!

  6. […] This post was mentioned on Twitter by Jessica Lameiro, Portal Cine. Portal Cine said: Veja o que o editor do Portal Cine achou de Fúria de Titãs: https://portalcine.wordpress.com/2010/06/13/furia-de-titas/ […]

  7. Esse fica para o DVD mesmo, ainda mais de uma série de comentários nada animadores.

  8. Um dos piores usos de 3D que eu já vi. Sério, algo assustador. Também achei que você foi bonzinho com o roteiro de Perseu e tal.

  9. Ainda não tive a oportunidade de assistir a esta versão atual,mas tenho bons motivos para assisti – lo, visto que assisti a versão original, que por sinal é mesmo muito boa, é um filme muito difícil de ser encontrado,o mesmo é muito raro,tive que vasculhar na época em minha cidade,para achá – lo,para fazer um trabalho para a Faculdade,um trabalho de Filosofia,o que foi muito bom.Lembro que rarissímas pessoas encontraram este filme. Desejo muito vê – lo em breve,mesmo que seja só pra criticar e compará – lo.

  10. Vinicius,

    Apesar de ter gostado do filme no geral, acho que não perde tanto assim de ver em DVD não.

    Luis,

    O 3D é péssimo. Já to vendo Harry Potter, acho que vou ficar no 2D mesmo… hehehe

    Gio,

    É bom você assistir esse filme com cautela então, dizem que não chega aos pés da fita original.

    Abraços!

  11. Muita boa a crítica mas o Robson é um cavalheiro e pegou leve com a produção…
    O longa é muito ruim.
    Horrível em todos os sentidos.
    Também escrevi sobre esse filme, mas só postarei amanhã. quam quiser dar uma olhada, fique a vontade.
    Abraços e até a próxima!

  12. Não saí nem um pouco insatisfeito. Não esperava que o filme fosse ser uma obra-prima, e por este motivo fiquei surpreso com as excelentes cenas de ação e os efeitos especiais bem executados. Cumpre sua função, que nada mais é do que divertir.

    http://que-nota.blogspot.com/

Deixe uma resposta

