» Shrek Para Sempre

(Nota: 7,5)
Título Original: Shrek Forever After
Gênero: Animação
Diretor(es): Mike Mitchell
Roteiristas: Josh Klausner, Darren Lemke.
Ano de Lançamento: 2010.
Elenco: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews, Jon Hamm, John Cleese, Craig Robinson, Walt Dohrn, Jane Lynch, Lake Bell, Kathy Griffin, Mary Kay Place.
Duração: 93 minutos.

Acho que todo ‘the end’ acaba sendo um tanto triste, e bastante chato principalmente quando se tem alguma identificação com um personagem ou com todo o elenco, seja da série, seja do único filme, seja de uma saga de filmes. O fato é que o ogro em questão sempre me agradou, assisto seus filmes fielmente desde o primeiro, todos no cinema, e portanto tenho uma relação de carinho com essa saga, porém quando muito se insiste numa mesma fórmula inicial,o resultado final termina desgastado.

Shrek está casado, têm seus três filhos, uma relação estável com sua querida Fiona e uma amizade indiscutivelmente próxima com o Burro e seus filhotes, além de sua esposa que cospe fogo pelas ‘ventas’. Porém o ogro está entediado com tudo isso, sua antiga vida onde as pessoas tinham medo e ele era solitário, mas feliz se foi e agora ele só é um pai de família que um dia já meteu medo e isso se encontra sempre evidente entre as pessoas que o rondam. Querendo um pouco de sua vida de antigamente, ele faz um pacto com Rumpelstiltiskin, que o faz ser levado a um ‘mundo’ em que Fiona não o ama, o Burro e Gato não o conhecem, o reino está destruído sob o comando de Rumpelstiltiskin e ele só terá sua vida de volta se reconquistar Fiona com o beijo do amor verdadeiro.

Quando digo que está desgastado, é porque eles só fizeram reutilizar a mesma fórmula – principalmente com referências claras, e sem inovação, ao primeiro filme – neste quarto e último episódio. A procura do amor verdadeiro, a questão de reconquistar seu amor, fazer valer o que viveram juntos é, na verdade, algo que não trás nada de muito novo para o verdadeiro ‘the end’. Ao passo que Toy Story 3 trata de seu capítulo final com uma originalidade incrível, Sherk trata seu último capítulo com um argumento não tão bom, e perceba que a originalidade esteve logicamente presente principalmente no que tange aos seus dois primeiros longas.

Porém, ainda que tenha esses problemas todos referente ao roteiro, especificamente, este quarto filme ainda consegue tirar boas risadas de quem está assistindo, mesmo isso não sendo totalmente suficiente para salvá-lo de uma chuva de críticas infindáveis. Portanto, acho que pelo ‘espírito’ de tentar fazer algo interessante, ainda que não completamente perfeito, e também pelos momentos de risadas simpáticas como o do simples garoto de voz grossa dizendo repetidamente “Faz o urro! Faz o urro!” fazem com que o filme não caia completamente no esquecimento, ainda que não saiamos do cinema com vontade revê-lo ou de querer que continue a saga. Não se pode dizer que fechou com chave de ouro, mas ao menos, cumpriu seu papel. Nada mal.

Anúncios

7 Respostas

  1. Eu só assisti ao primeiro e detestei … por isso, nem dei chance aos outros.

  2. Eu até que gostei. Pelas críticas, estava esperando abaixo do que se vê na tela. Dei boas risadas!

  3. Para mim a série já poderia ter sido encerrada com “Shrek Terceiro”, um filme até constrangedor se comparado aos anteriores. Nenhuma expectativa para essa quarta parte.

  4. Não gosto muito do Shrek, mas gostei do segundo filme, então, não tenho muita expectativa por esse também.

  5. Ainda não assisti a este filme, mas vou fazê-lo sem nenhuma expectativa. As opiniões que tenho lido, afinal, não são as mais entusiasmadas.

  6. Altamente fraco, chato e desnecessário. Preferia ter visto, de novo, Toy Story 3! rs

  7. Foi o mais sem graça dos 4.Só conseguiram risadas graças ao “Faz o urro!” e a parte da tapioca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: