» Star Trek

(Nota: 9,5)
Título Original: Star Trek
Gênero: Ficção Científica
Diretor(es): J.J. Abrams
Roteiristas: Alex Kurtzman e Roberto Orci, baseado em série de TV criada por Gene Roddenberry.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: John Cho, Ben Cross, Bruce Greenwood, Simon Pegg, Chris Pine, Zachary Quinto, Winona Ryder, Zoe Saldana.
Duração: 126 minutos.

Não sei se é por falta de interesse ou por falta de opção, o fato é que nunca conferi qualquer filme de Jornada nas Estrelas. Sou capaz de dizer que o método dessa ficção científica não me agrada muito, essa coisa de espaço e tal. No entanto, comecei a repensar isso quando pude conferir este filme do diretor J.J. Abrams, produtor de uma grande série, também de ficção científica, e que também entregou a versão mais nova de Missão Impossível (que por sinal, também nunca vi qualquer um dos).

James Tiberious Kirk (Chris Pine) é um jovem que perdeu seu pai cedo e sente-se inconformado, um dia recebeu convite para integrar a equipe de novos cadetes da Frota Estelar. Lá, ele conhece Spock (Zachary Quinto), um nativo vulcano que abandonou seu planeta por ser metade humano e não conseguir conviver com tamanho preconceito. Por encararem de maneira completamente opostas as situações, eles vivenciaram suas rivalidades. Spock com o caráter racional e Kirk completamente passional vivem uma grande aventura ao lado de outros integrantes da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial da época.

Acho que não precisa falar muita coisa quando se assiste a um filme e ao seu término você fica com uma vontade de quero mais. Uma vontade de que o filme continue ou simplesmente uma vontade de colocar pra rodar novamente, pelo simples fato de que o longa agrada. A história é extremamente bem trabalhada com um ritmo verdadeiramente atraente e que nos faz ficar grudado na tela a todo o momento. Por um momento, perguntei-me se seria sempre constante a história, sem um ápice, no entanto logo encontramos isto com belas cenas de efeitos especiais.

As atuações são boas o suficiente para fazer o filme convencer, a pena que faz é ver que ele não teve tão boa recepção com as premiações o que é até questionável devido ao alto grau técnico do filme que nos permite fazer uma ótima viagem a bordo da U.S.S. Enterprise. Com um orçamento enorme, o filme conseguiu atingir seu objetivo e realmente agrada. É óbvio que tem alguns que não conseguem se envolver com o método trabalhado por Abrams, mas aí já entendo que não é gostar de gênero mesmo. Paciência.

12 Respostas

  1. Foi a mais grata surpresa de 2009 pra mim. O filme mais subestimado do ano.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Blogueiros Cinéfilos, Portal Cine. Portal Cine said: » Star Trek http://bit.ly/aNRNQ6 […]

  3. Esse filme no cinema é UM ESPETACULO … um dos melhores blockbusters que já vi em toda minha vida …
    FOOOOOOOOOOda!

    Abraços manolo!

  4. Star Trek foi uma ótima surpresa. Não gosto desses sci fis que se passam no espaço e tal (star wars, oi?), mas esse conseguiu me agradar tanto que chegou a figurar na minha lista de favoritos de 2009. Concordo plenamente que as atuações são boas o suficiente, sem nenhum nome que surpreenda, mas que num conjunto todos fazem um trabalho muito bom. Zachary Quinto, péssimo na série Heroes, pra mim, foi o destaque com seu Spock, talvez o personagem ais famoso da saga, que ele abraçou muito bem.

  5. Eu comprei o DVD e fico cada vez mais adiantando a visita ao filme, pois todos esses elogios realmente são de dar agua na boca.

    Abraços!

  6. Gosto muito de ficção científica e “Star Trek” está no grupo de filmes que fizeram 2009 um ano extremamente marcante para o gênero.

  7. Difícil discordar. J.J. é brilhante.

  8. Não sou uma Trekkie, por isso assisti a este filme somente com um olhar, digamos, cinematográfico. E eu adorei “Star Trek”, considerei, inclusive, um dos melhores filmes do ano passado. O J.J. Abrams fez um excelente trabalho de adaptação cinematográfica e o elenco é um show à parte, sinceramente.

  9. Geralmente um filme desse tipo é feito basicamente para lucrar, mas JJ conseguiu extrair o melhor da saga e nos entreter como poucos filmes de ficção recentes.

  10. Nunca fui fã! Nunca tinha visto nenhum deles, antes desse. E quem diria, eu gostei muito! Um eficiente reinício para a série, tudo para agradar tanto fãs quanto os não-iniciados. Adorei!

  11. Particularmente este é um dos gêneros de filmes do qual menos gosto,Ficção científica não é muito minha praia,mas confesso que fiquei com vontade de assistir, depois de ouvir tão boas críticas a este filme.O fato é que falta paciência mesmo.

  12. Realmente, um bom filme para quem curte e aprecia o gênero ou o estilo, como você demonstrou no seu texto. Não é meu forte, mas eu vi e tenho ele aqui. Só daria nota 7,5. rs

    abraço

Deixe uma resposta

