» A Fita Branca

(Nota: 9,0)
Título Original: Das Weisse Band – Eine Deutsche Kindergeschichte
Gênero: Drama
Diretor(es): Michael Haneke
Roteiristas: Michael Haneke.
Ano de Lançamento: 2009.
Elenco: Christian Friedel, Ernst Jacobi, Leonie Benesch, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Fion Mutert, Michael Kranz, Burghart Klaußner, Steffi Kühnert, Maria-Victoria Dragus.
Duração: 144 minutos.

Ainda que tentemos vencer essa barreira, o cinema hollywoodiano ainda é o dominador do cinema mundial, e de lá que saem os grandes filmes. No entanto, os últimos anos vêm provando que a qualidade não mais se encontra nas terras americanas, e que é possível ainda dizer que lá vem se encontrando mais quantidade do que propriamente qualidade. Sob essa ótica, e contra isso, outros cinemas nem tanto tradicionais vem nos mostrando que cinema é algo que qualquer um pode fazer e com qualidade, o que é de extrema importância.

O ano é 1913 numa pequena vila no norte da Alemanha. Lá vivem as crianças e adolescentes de um professor do primário (Christian Friedel). Lá também começam a acontecer outros acidentes, no mínimo estranhos, sendo a primeira vítima da cidade o médico (Rainer Bock), vítima de um fio atravessado no portão de sua casa que faz o cavalo em que estava tropeçar e cair, isso acarreta uma séria e irrestrita busca pelo responsável. No entanto, outros acidentes passam acontecer, fato que começa a deixar a pequena cidade atemorizada. Os abusos infantis e a omissão das crianças parecem ser o coração desse mistério.

Tudo bem que não é bem assim, afinal Michael Haneke não é qualquer um e acho que ele conseguiu sua matéria-prima com esse longa tipicamente alemão. Um dos fatores que mais chamam a atenção logo de início nesta película é justamente sua fotografia que é de uma personalidade própria, original. Acredito que por ser preto e branco, nos passa mais a veracidade dos fatos, a realidade da época, por entender a ‘precariedade’ tecnológica vivida à época, já que ele tem uma aparência de filme antigo que de fato foi feito no tempo em que se passa.

O tema tratado não tem nada demais aparentemente, no entanto o roteiro guia com tanta maestria essa película que nos permite enxergar com tamanha clareza os acontecimentos. Um fato interessante é que o filme me lembrou imediatamente As Bruxas de Salem já que o foco central é o possível envolvimento dos jovens com os fatos acontecidos na pequena vila. É uma construção de extrema perfeição com uma direção muito digna e que faz jus completo a toda a repercussão pela qual passa e passará.

9 Respostas

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogueiros Cinéfilos, Portal Cine. Portal Cine said: » A Fita Branca http://bit.ly/9ioyoa […]

  2. Haneke é tecnicamente talentoso, só que com uma perícia cinematográfica a cargo de sua visão espúria do mundo,usando como pretexto mostrar o quanto o mundo é cruel e bárbaro para ele próprio,no fim das contas,se mostrar ainda mais escroto. Tem quem goste, como você e à de se respeitar.

  3. Eu adoro o Haneke. Acho seus filmes realmente geniais e os comparo muito com algumas situações de tarantino em mostrar a violência de forma ‘gratuita’ mas com um intuito por trás. Não era meu preferido na premiação do ano passado (ainda prefiro O Profeta), mas é um grande filme sem dúvidas.

  4. Mais um filme que você resenha aqui que eu estou doida para conferir!

  5. Nem sempre sou fã do Michael Haneke, mas aqui acho que ele acertou completamente – e com seu mesmo estilo de sempre. A força da história é incrível!

  6. Extraordinário… Só o Haneke pra trabalhar com crianças da maneira como trabalhou. A cada filme ele me surpreende ainda mais.

  7. Eu pensei que esse filme ia ser insuportavelmente cult, daquele tipo que todo cinéfilo “alternativo” ama mesmo sem entender uma vírgula. Mas, “A Fita Branca” não é assim. Eu me surpreendi com o resultado e, certamente, o filme está entre os meus favoritos desse ano.

  8. criaram uma grande expectativa acerca de ‘A fita branca”, cheguei até escutar que ia ganhar o Oscar.
    Não consegui ver, infelizmente.
    Mas “O segredo dos seus olhos” mereceu o prêmio.

  9. Sou completamente fã deste filme, para mim a maior injustiça do Oscar 2010, apesar de o Segredo dos Seus Olhos ser um grande filme, a Fita Branca é algo sensacional.

    Abraços,
    André

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: