» À Prova de Morte

(Nota: 9,0)
Título Original: Death Proof
Gênero: Terror
Diretor(es): Quentin Tarantino
Roteiristas: Quentin Tarantino
Ano de Lançamento: 2007.
Elenco: Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Sydney Poitier¹, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino.
Duração: 114 minutos.

O primeiro filme que conferi do mestre Quentin Tarantino foi o excelente Bastardos Inglórios. Lembro-me que fiquei me questionando do ‘porquê’ de nunca ter visto uma obra de sua filmografia e como sempre chego a conclusão que é simplesmente porque me faltou oportunidade. Tantos os filmes famosos e ainda assim não conferi, mas esse é um erro a se concertar em breve. Bom, tive a oportunidade de conferir esta fita com o ser estranho do Alex Gonçalves do ótimo Cine Resenhas, visto logo depois do também ótimo As Melhores Coisas do Mundo.

O filme é dividido em duas partes. Em comum a essas duas partes temos o protagonista da história, Stuntman Mike (Kurt Russell). Na primeira fase, o filme trata de Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), uma sexy DJ e suas três amigas que conhecem Stuntman num bar e tem uma conversa com ele. A segunda parte é formada por outras quatro amigas que não conhecem propriamente Mike, contudo passam por uma situação que envolve ele diretamente e que consegue divertir bastante.

Eu posso dizer que tenho bastante gosto em enxergar em alguns filmes fatores próprios dos diretores. Aquelas características que faz a gente notar de imediato que esse  ou aquele longa é de Allen, de Polanski ou, como já dito, do próprio Quentin. E isso é completamente perceptível quando conferimos essa película que foi lançado tardiamente no cinema brasileiro, já que sua produção é de 2007. Aparentemente a história não parece ser tão interessante e a gente não consegue enxergar muito interesse justo na primeira parte.

Porém, ainda assim, e legal, tem diálogos bons, tomadas bastante longas, característica do diretor, e conta com cenas bem ‘hot’. No entanto, o que chama atenção no filme é a sua segunda metade e é basicamente que o salva como um todo. Uma parte bastante eletrizante e que faz com que os espectadores torçam muito paras as garotas que não mostram medo nem tampouco fragilidade na hora de vingar. De fato é um ótimo filme e mostra-se claramente que Tarantino acertou mais uma vez, sua ousadia faz bem ao cinema.

17 Respostas

  1. O filme foi protagonista do desacato das distribuidoras, uma pena, justo com um filme do Tarantino. Mas estou curiosa para conferir, mesmo assim. rsrs. 😉

  2. O filme aguça minha curiosidade só por ter Quentin Tarantino como diretor !

  3. Não chega a ser um dos melhores do Tarantino (na verdade acho que fica entre os mais “fracos”, por assim dizer), mas sem dúvida é outro belo trabalho do diretor.

  4. Ah, adoro este filme. Quero ter a oportunidade de reve-lo decentemente em uma sala de cinema. Dou 4 estrelas.

  5. Robson, comassim você ainda não assistiu Pulp Fiction, Cães de Aluguel, Kill Bill e Jackie Brown?! Rapaz, vamos agilizar isso aí. hehe
    Também gostei muito de À Prova de Morte, a sequência final é de um domínio de câmera absurda. Coisa de gênio mesmo. Algo que nunca duvidei que Tarantino fosse.

    Mas veja Kill Bill logo! É o melhor ever.

    []s!

  6. Adoro Tarantino e quero conferir este “À Prova de Morte”. Espero que consiga um espacinho nos cinemas de nossa cidade.

  7. Não me interessei muito em assistir a esse filme, acreditando ser no estilo de “Planeta Terror” que é engraçado até, mas é daqueles filmes que você vê passando na TV e assiste, não vai atrás. Não sou grande fã de Tarantino – gosto basicamente de Pulp Fiction e Bastardos, mas fiquei curioso.

  8. Quero assistir,pois o genêro do filme me atrai muito.

  9. Soa vergonhoso esse filme só ter chegado agora nos cinemas nacionais … provando assim o eterno descaso das distribuidoras brasileiras com o seu público.

    E o filme é um dos melhores de 2007, e tenho dito.

  10. Os comentáriios do filme não formam bons, e se seguir a linha de ridiculo PLANETA TERROR, vai ser uma decepção!

  11. Tendo como ponto falho para mim a duração, porém compensada com um desfecho inesquecível. Trilha sonora que viciei também!

    Abraço!

  12. Concordo com o Jeff, assista os ‘clássicos’ de Tarantino que você não vai se decepcionar. rsrs. Ainda não assistir este, mas não vejo a hora de me deliciar novamente com o roteiro genial desse mestre!

  13. Rapaz, gostei do que tu disse no final. A ousadia do cara faz bem ao cinema. Show!!!

  14. A primeira metade é justamente aquela em que o diretor faz a mais bem acabada auto-referência que o cinema já viu até hoje, nos detalhes da parede, nas músicas, no modo de caminhar ou mesmo na forma como se pega um copo, nada é ao acaso e tudo refere ao próprio Tarantino em sua filmografia. È genial.
    À Prova de Morte é quase uma obra-prima para os sentidos, expresso nos detalhes.

  15. Já comentei por aí que esse é o meu filme preferido do Tarantino. Veja bem, preferido – e não o melhor, tecnicamente. É o meu preferido por prestar homenagem aos exploitations de perseguição. Dois clássicos, em particular: Faster, pussycat! Kill! Kill! e Vanishing Point, dois filmaços! Tarantino é um diretor essencial, que vai ser lembrado, com certeza, por gerações futuras de cinéfilos. Então, vale a pena ver o mais rápido possível a filmografia completa dele! rs…

    Abs!

  16. Robson, você precisa assistir a “Kill Bill” volumes 1 e 2 urgentemente!

  17. Hey, thanks por me citar. Tinha lido a sua crítica ao ser publicada, só esqueci de comentar.

    Assistir a este filme na tela grande foi uma ótima experiência. Digo isto porque não gostei dele quando encarei “Grindhouse”, um projeto que não canso de afirmar que foi um tremendo e merecido fiasco. A primeira parte de “À Prova de Morte” requer mesmo um pouquinho de paciência, pois se vê que ele se concentra demais em planos longos apenas com diálogos. Não que seja um defeito. Muito pelo contrário, Tarantino sempre foi um roteirista notável. Quase nota dez!

    Abraço!

    Obs.: vai comentar sobre “As Melhores Coisas do Mundo”?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: