» Karatê Kid

(Nota: 9,0)
Título Original: The Karate Kid
Gênero: Aventura
Diretor(es): Harald Zwart
Roteiristas: Christopher Murphey, baseado em argumento de Robert Mark Kamen.
Ano de Lançamento: 2010.
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Wenwen Han, Rongguang Yu, Zhensu Wu, Zhiheng Wang, Zhenwei Wang.
Duração: 140 minutos.

Muitos amigos meus que gostam e idolatram Jackie Chan estão cansados de saber que ele não me desce. As suas cenas podem ser das mais ágeis e impressionantes, mas acho que sua mescla com a comédia faz perder qualquer admiração pela sua enorme habilidade na arte marcial. Esse já era um dos motivos pra não conferir este filme. Outro motivo seria o fato de que remake por remake já se deve ter um pé atrás, ainda mais quando se trata da versão de um longa que fez e faz muito sucesso. Entretanto, achei por bem dá um voto de confiança a este e acabei me surpreendendo.

A mãe (Taraji P. HensonO Curioso Caso de Benjamin Button) de Dre Parker (Jaden Smith) foi transferida do trabalho nos EUA, assim eles tiveram que ir morar em Pequim. Ao chegar, ele conhece uma garota que chama sua atenção, Meiying (Han Wenwen). Porém isso não agrada Cheng (Zhenwei Wang) que é próximo a família da garota e acha que deve protegê-la. Com isso, há uma grande briga entre os dois e a perseguição continuará um com o outro. Ao ser desafiado para lutar no Torneio Aberto de Kung Fu, Dre passará a ter o auxílio do zelador do seu prédio, Sr. Han (Jackie Chan) que também é mestre dessa arte marcial.

Não tenho nada contra o fato de muitos artistas quererem introduzir seus filhos e filhas no mundo que eles vivem. Temos bons exemplos disso como também péssimos exemplos. No caso de Jaden, eu não sabia o que esperar já que só vi o seu primeiro filme no qual ele tinha 8 anos e atuou (leia-se falou) bem pouco. Porém nesta fita, ele é o personagem principal e é perfeitamente notável que o ‘muleque’ tem futuro nesse ramo. Ele soube desenvolver bem o seu papel e consegue ter uma veia cômica bem mais competente do que a do seu pai, logicamente, a meu ver.

O roteiro não tem muito o que inovar e mostra, através de uma nova roupagem, o mesmo duelo que Daniel Sun teve na obra original. Assim, temos um desenvolvimento proporcional por parte do roteirista, sem que se mostre extremamente apressado em caracterizar a evolução do garoto na arte marcial. Acho que isso demonstrou um empenho com a formação dele antes mesmo de seus dons ‘aparecerem’. A trilha também é das boas, mas o que me impressiona é a atuação de Chan (mesmo ele não sendo um ator notável) que se sai bem melhor no lugar de um mestre experiente de kung fu do que um palhaço que sabe lutar bem.

8 Respostas

  1. Adoro o filme original e acho que este remake mantém a essência do filme dirigido por John G. Avildsen. Acho que dois acertos deste remake acabaram sendo o Jaden Smith, que herdou o carisma do pai, e a performance do Jackie Chan, naquele que é o melhor papel de sua carreira.

  2. Não assisti ainda e minha curiosidade só faz aumentar quando me deparo com os comentários positivos.
    abraços

  3. Esperava uma bomba, mas acabei gostando do filme, principalmente por Jackie Chan.

    Apesar das cenas de luta serem mais violentas e das belas paisagens nas montanhas chinesas, ainda prefiro o original.

    Abraço

  4. 9.0? É isso mesmo? Não vi o filme, não estou com pressa.

  5. Também gostei do filme. Acho que não consegue superar o primeiro já que esse fez parte da minha infância e me entrete até hoje, mas o carisma de Jaden contagia.

  6. Olá amigo!

    Gostei muito da sua crítica, parabéns!!! O seu blog é show… achei ele através dos seus comentários em outros blog’s! Tenha certeza que estarei sempre aqui!

    Um grande abraço…

  7. Really, good article… 🙂 thanks. My friend !

  8. Meu caro. Aproveito para deixar parabéns pelo blog! Em relação ao filme, devo dizer que discordo da sua opinião.
    Eu creio que o novo Karate Kid fica bem àquem do original. Acho que em termos de argumento é muito mediano, acho que o miúdo desenrasca o papel e o que safa o filme é mesmo o Chan. Ainda que tivesse habituado a outro registo dele, um tom mais sério assentou-lhe muito bem. Acho que com outra realização o filme podia ter ficado óptimo.

    Se quiser passar no meu blog,
    verocinema.blogspot.com

    Abraços!

Deixe uma resposta

