» O Turista

(Nota: 4,5)
Título Original:The Tourist
Gênero: Ação
Diretor(es): Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiristas: Florian Henckel von Donnersmarck, Christopher McQuarrie, Julian Fellowes, Jérôme Salle.
Ano de Lançamento: 2010.
Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Berkoff, Rufus Sewell,.
Duração: 103 minutos.

Existem certos filmes que o clichê é bastante inevitável, porém um roteiro bem arquitetado pode tentar contornar esse lugar-comum de forma simples e sem alarde ou então torná-los bastante agradáveis sem querer ser algo pretensioso. É justamente aí que vários filmes conseguem se salvar do fiasco. O filme em questão, também está repleto dos clichês mais óbvios do cinema, entretanto o que o diferencia dos demais é que o roteiro não se preocupa de desviá-los ou ao menos suavizá-los, tornando a história algo extremamente fraco e sem muito sentido.

Elise Clifton-Ward (Angelina JolieA Troca) está sendo vigiada em todos os seus passos. Após receber um recado bastante importante, ela foi instruída de pegar um trem que passará às 8h22min e que segue para Veneza, e nele deve procurar alguém que tenha o porte de Alexander Pearce. Assim ela o faz e conhece o solitário professor Frank Tupelo (Johnny DeppAlice no País das Maravilhas). Daí em diante ela o envolve numa série de eventos que deveriam ter um ‘step’. John Acheson (Paul Bettany) e toda a Scotland Yard estão, na verdade, atrás de Alexander em razão do mesmo ter roubado um gangster e ainda dever impostos a Coroa Inglesa.

Como já foi comentado, é inevitável não analisar esse filme sem tocar no nome clichê. Porque como vocês podem notar o filme não passa do mais óbvio no quesito espionagem, e acho que nós, em parte, acabamos vendo mais do mesmo e assim nada inova. Para completar, o roteiro tenta nos pregar ‘peças’ que realmente não conseguem ser nem um pouco válidas por serem tão evidentes como toda a trama que as envolve. Na verdade, nem posso dizer que a história em si é promissora porque ela não traz nada de novo ao espectador que só consegue notar o filme morno ao extremo que este é, assim como atuações sem qualquer expressão de Jolie e Depp. Realmente, vê-lo é uma perda de tempo.

14 Respostas

  1. Poxa, brochei. Acho que vou ver esse filme só pra ver a Angelina Jolie então.

    • Victor,

      Existe também aquela velha máxima: Talvez indo sem qualquer expectativa, não ache o filme tão ruim. Mas eu fui sem expectativa alguma e… hehehe

  2. eu sinto pena do johnny depp… tá certo que a gente precisa comer, as crianças precisam do leite e coisa e tal… mas eu acho que piratas do caribe — um projeto muuuuuuuuito mais bacana e divertido — garante bem a grana, né não? ou é muita vontade de trabalhar com a jolie (que realmente é um colírio), ou eu realmente não sei mais de nada… mais um ator ducaralho enfiando o pé na jaca. /=

  3. haha’ Também não tenho expectativa em relação ao filme. Parece ser tão… né?! haha’
    Verei, justamente por estarem falando coisas semelhantes com a que você disse. E Jolie é sempre agradavel aos olhos.

    Abraço!

  4. Eu só tenho uma explicação para a existência deste filme: massagear o ego da Angelina Jolie! rsrsrsrs Johnny Depp foi completamente desperdiçado…

  5. Depp está conseguindo jogar a carreira dele no lixo desse jeito: alice no país das maravilhas….o turista….SIGNIFICA? Espero que esta continuação de “Piratas” não abale ainda mais, pois pelo que andei lendo, Sparrow teve modificações né?

    Bem, uma coisa também é certa: Depp aprendeu apenas fazer personagens caricatos e, excêntricos.Acho que “O turista” prova que ser um mero mortal, não é o bastante pra ele…

    • É fato que Depp faz personagens bastante não convencionais e talvez um personagem simples mostre o quão frágil pode ser sua atuação. Mas acho que em partes é também culpa do filme, o roteiro é extremamente fraco e previsível…

  6. Sem vontade de ver esse filme. Parece que é bem chatinho mesmo! Mas verei, por que né? Somos críticos! xD Abraço!

  7. Segundo filme seguido com o Depp que me decepciono. Espero que ele se reencontre! Mas como seu próximo filme deve será o Capitão Sparrow de novo, já vi que vou ter de esperar um bom tempo até a mesmice passar. Já O Turista, pra quem espera algo do filme, fique em casa e alugue algo que valha a pena: A onda e O Grupo Baader Meinhoff são boas opções. Ou então baixe Cisne Negro. Obra-prima desse oscar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: