≈ O Céu de Suely ≈

de Karim Ainouz (2006)

Inúmeros são os filmes brasileiros que tratam da realidade do nosso país e muito o cinema brasileiro é criticado por isso, porém esquecem os que tanto criticam esse fato que os filmes americanos (tão idolatrados por tantos) também abordam a realidade deles, dos que vivem na pobreza e de seus dramas. Porque não podemos tratar de tal tema aqui no nosso país? É só isso que existe? Não. Contudo as diversidades de ‘dramas’ são inúmeras num país de dimensões continentais e de muitas formas podem ser exploradas. Uma delas foi utilizada de forma bastante apropriada pelo diretor Karim Aïnouz, que trata da história de Hermilla (Hermilla Guedes), uma jovem mãe que volta para a sua cidade-natal, a pequena Iguatu em Pernambuco, juntamente com seu filho à espera de namorado que ainda ficou em São Paulo.

As dificuldades imperam em sua vida mesmo voltando para a casa da sua avó, que a criou desde pequena. Aliado a tudo isso, ainda é abandonada pelo pai de seu filho e tem que arranjar uma forma de ganhar a vida nessa pequena cidade onde todos se conhecem. A história é bastante simples e não procura mascarar a realidade de alguém pobre, assim o roteiro caminha por meios interessantes e sabe traçar com bastante propriedade as amarguras da vida para alguém como Hermilla. Porém o grande mérito do longa fica por conta da própria Hermilla Guedes, protagonista do longa, que nos entrega uma mulher cheia de atitude que está disposta a fazer tudo para poder criar seu filho e também pra poder sair daquele lugar o mais rápido possível. Portanto, este não é um filme em que você encontre grandes nuances no roteiro, contudo existe a força dramática em uma história simples e que é mais corriqueira do que imaginamos.

Elenco: Hermila Guedes, Maria Menezes, Zezita Matos, João Miguel, Georgina Castro.

Roteiro: Maurício Zacharias, Felipe Bragança e Karim Aïnouz

(Nota: 8,5)

4 Respostas

  1. Um dos melhores filmes nacionais já feitos.
    Talvez o melhor. Se o cinema nacional entregasse uma cena final tão fudida quanto esse flme … nois tava num lucru!

    Abraços champs … e viva Hermila … SUA LINDA!

  2. O João que adora esse filme!🙂

    Eu gosto muito! Acho que é uma história que fala de uma mulher proativa, para o bem ou para o mal, e que sabe o que quer e vai brigar por isso. É uma obra alegre para disfarçar uma melancolia enorme. Adoro a performance da Hermilla Guedes, que é uma ótima atriz.

  3. Também acho um dos melhores filmes brasileiros da década (a até no geral mesmo). Os projetos de Karim sempre são bons (Viajo Porque Preciso…. também é um ótimo filme inusitado). E Hermila é uma proeza pernambucana do cinema. Atuação não menos que genial.

  4. Só conhecia o filme de nome, sabe? Ainda não o vi, pra falar a verdade nem sabia que era brasileiro, rs Vou procurar vê-lo😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: